Alvo: Juízes federais, advogados, servidores e empresários
A operação, denominada de "Skiagraphia", conta com a participação de 90 policiais federais, que cumprem 19 mandados de buscas e apreensões em Fortaleza (CE), Recife (PE), Dourados (MT) e em Brasília (DF), contra juízes federais, advogados, servidores públicos e empresários suspeitos de montarem esquema de corrupção bilionário em favor de grandes devedores da União, que teriam se beneficiado de decisões judiciais em prejuízo ao Fisco Federal. Um dos mandados foi cumprido num escritório do Empresarial Rio Mar, na capital pernambucana.
A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma operação para desmontar um esquema de corrupção bilionário que envolve a participação de juízes federais, advogados, servidores públicos e empresários. Segundo as investigações, grandes devedores da União foram beneficiados por decisões judiciais e geraram prejuízo ao Fisco Federal.
Noventa policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, São Paulo, Recife (PE), Dourado (MS) e Brasília.
Os mandados foram determinados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, e autoriza a apreensão de documentos e mídias que podem conter indícios da participação de cada pessoa no esquema de corrupção. Um dos mandados foi cumprido num escritório do Empresarial Rio Mar, na capital pernambucana.
De acordo com a Polícia Federal, houve condução ilícita nos processos fiscais de "grandes devedores da União" entre os anos de 2012 e 2016. Empresários devedores atuaram com advogados e juízes e "resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União".
As investigações foram iniciadas em 2019 e, segundo a Polícia Federal, foram encontrados indícios de vínculos suspeitos entre magistrados e advogados; As investigações foram iniciadas em 2019; desde então, a Polícia Federal encontrou indícios das seguintes irregularidades: vínculos suspeitos entre magistrados e advogados; fluxo financeiro suspeito; falsificação de documentos com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários.
A operação realizada nesta sexta foi batizada de "Skiagraphia". Conforme a corporação policial, o nome da operação remete à técnica de pintura “shadow painting”, em que se busca dar a ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz."Com isso, os investigados simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade se encontravam às sombras da lei."
Mais detalhes serão informados pela Polícia Federal, em entrevista, ainda nesta sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário