segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                   BLINDAGEM COM CHANTAGEM

Começam a ficar claras as razões pelas quais o PMDB resolveu se rebelar contra a presidenta Dilma Rousseff mesmo e apesar de tão bem aquinhoado com cargos em ministérios e estatais importantes do governo federal, sem falar no fato de ter a vaga de vice-presidente, como Michel Temer, que foi mantido para o segundo mandato a se iniciar em 1º de janeiro próximo. Matéria do Jornal “O Estado de São Paulo desta semana revela que o partido mantinha uma verdadeira legião de operadores dentro da Petrobras, cada qual respondendo a um cacique político diferente.
Portanto, nenhum partido será tão atingido pelos jatos moralizadores da Operação Lava Jato, patrocinada pelo governo Dilma, do que o PMDB.
Os vazamentos seletivos, ao que tudo indica, tentavam desviar o foco dos verdadeiros senhores do propinoduto que se formou com os recursos da Petrobras, que apesar de servir democraticamente a quase todos os Partidos em atividade no País, inclusive e por incrível que pareça, a partidos de oposição, tinha como parasita dominante, o PMDB.
 O partido de Temer, agora parece buscar uma espécie de blindagem chantageando o governo com ameaças de derrotas em votações importantes para a governabilidade e ainda com a possível eleição para a presidência da Câmara de um dos maiores sabotadores da República, qual seja, o deputado Eduardo Cunha, também citado entre os delatados por Paulo Roberto Costa, o garganta profunda da Lava Jato. Está claro ou preciso explicar mais?

CURTO CIRCUITO

•  Insegurança - A violência está tão grande no Brasil que bandido, não satisfeito em levar os objetos  do roubo, mata suas vítimas a sangue frio. Leis brandas dão nisso. A polícia prende, a Justiça solta. A perguntar que não quer calar: Quanto vale uma vida humana?

Natal gordo - Se há uma categoria no Brasil, que entrou com o pé direito neste e nos próximos anos, esta é a dos advogados profissionais das grandes bancas advocatícias. E tudo, por conta dos corruptos e corruptores do escândalo da Petrobras, que terão o Natal mais “gordo” jamais imaginado. Os milhões de reais já “inundam” as contas dos felizes causídicos. Quanto mais delações, mais enriquece a cornucópia desses felizardos.

Questiúnculas - No Ceará, como em todo o país, é revoltante a destruição do que resta da mata atlântica e até da caatinga. Mas, na Assembleia, a deputada Eliane Novais (PSB), com boa atuação, ocupa espaço  com questiúnculas, como é o caso do alargamento de 02 metros, do espaço do entroncamento das avenidas Santana Júnior e Antonio Sales, onde serão cortadas duas palmeiras.

Má fama - Lideranças de peso do incrível PMDB, já mandaram aviso à presidenta Dilma Rousseff: não querem mais nem ouvir falar no malfadado Ministério das Minas e Energia, Pelo que alegam os peemedebistas, não é nada boa a fama daquele pasta, hoje nas mãos de um nome de peso do PMDB, Edson Lobão. Ou seja, parece que aquele “lobo” não tem mãos muito limpas.

Gazeta da Serra - O nosso colega jornalista Jomar Campos, vai reeditar, na sua terra, Ubajara, a “Gazeta da Serra”, fundado em 1920, pelo farmacêutico, poeta e jornalista Manoel Miranda, uma publicação primorosa que contava com intelectuais de peso, como R. Magalhães Júnior, que chegou à Academia Brasileira de Letras. No 1º número, destaque para o Centenário de Ubajara.

“Rabo preso?” - Em meio à onda de sujeira que emana dos escândalos da Petrobras, surgem, vez por outra, palpiteiros de quem só se tem a desconfiar. É caso do senador Jorge Viana (PT-AC), que cobra do Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, proibir vazamentos selecionados de detalhes da Operação Lava Jato, que têm atingido políticos do PT, PP e PMDB. Quem não deve, não teme...

Nada de petista - A política brasileira é única em matéria de “marmotas” de todos os tipos. Uma delas, são as brigas entre partidos aliados, mal passam as eleições. Exemplo: na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, uma “briga da foice” entre o PT e o PMDB, a deputada Gorete Pereira (PR-CE) avisa: o PR não quer nem ouvir falar do PT naquela presidência...

Grande Adísia! - A jornalista Adísia Sá, mestra de todos nós, é genial até na sua maneira de criticar autoridades sobre o que acha errado. Exemplo mais recente, é o convite ao prefeito Roberto Cláudio, para tomar um café com ela na ACI, e depois conhecer alguns problemas relacionados  a sujeira no Centro da Cidade. Para ela “O olho do dono é que engorda o boi!...”

Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou

www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...