segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Uruguai tem novo presidente: 30 anos do pleito que marcou o fim da ditadura militar (1973-1985) e da restauração da democracia

Eleito, Tabaré Vázquez diz que Uruguai "pode melhorar mais"

  • Pablo Bielli/AFP
    Pesquisa boca de urna indica que o candidato governista Tabaré Vázquez, 74, venceu o segundo turno das eleições uruguaias
  • Pesquisa boca de urna indica que o candidato governista Tabaré Vázquez, 74, venceu o segundo turno das eleições uruguaias
vencedor das eleições presidenciais do Uruguai segundo as pesquisas de boca de urna, o candidato de esquerda Tabaré Vázquez, se comprometeu neste domingo a trabalhar "com o máximo" de suas capacidades contando "com todos os uruguaios" para que lhe acompanhem para conseguir um país "que pode melhorar mais".

"Estão convocados todos para o diálogo que queremos que seja sem preconceito, mas com lealdade, produtivo, que leve a decisões concretas e sustentáveis, e que sem ignorar ninguém e abrangendo a todos reflita a maioria, porque isto é a alma da democracia", afirmou Vázquez, médico oncologista de 74 anos.

O candidato pela coalizão governamental Frente Ampla (FA) se tornará o presidente mais votado do Uruguai se os resultados das primeiras pesquisas que lhe dão a vitória forem confirmados. Ele teria um total de entre 53,5% e 53,9% dos votos.

"O Uruguai de hoje não é o de 2005 nem o de 2010, não é perfeito nem o será, mas é a cada dia melhor e pode melhorar mais", assinalou Vázquez em entrevista coletiva, após saber dos resultados que as empresas pesquisadoras fizeram na boca de urna.

Após uma mensagem de agradecimento a, entre outros, sua equipe e a todos os cidadãos por ter feito de hoje um dia de paz, o candidato quis mandar uma saudação a seu oponente, o candidato pelo Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou, e a seu companheiro de chapa, Jorge Larrañaga, além de a todos os cidadãos que lhes apoiaram.

"Não se trata de perseguir quimeras, mas de olhar de frente para a realidade e a partir dela fixar objetivos ambiciosos, mas alcançáveis", acrescentou Vázquez, para quem algumas dessas metas são "imediatas" e outras de mais longo prazo, mas todas devem ser encaradas "com perspectiva estratégica rumo certo, condução confiável e sentido de nação".

Coisas que não mais veremos com Pepe Mujica fora do poder

O atual líder do Uruguai, José 'Pepe' Mujica, 79, irá deixar a Presidência do país em 2015. 

Em seu discurso quis lembrar que se completam 30 anos do pleito que marcou o fim da ditadura militar (1973-1985) e da restauração da democracia no Uruguai.

"Hoje, exatamente 30 anos depois, os uruguaios novamente dizem sim. Sim a mais liberdades e mais direitos, melhor democracia e melhor cidadania. Mais desenvolvimento econômico, social e cultural, porque a cultura em seu sentido mais amplo e profundo não é um adorno", destacou.

Vázquez atribuiu este "pronunciamento soberano" à "credibilidade" da Frente Ampla, de suas propostas e ações e à "convicção e tenacidade" de todos seus militantes em todo o território nacional, porque "além das candidaturas partidárias hoje o Uruguai foi o vencedor", destacou.

Neste sentido, Vázquez pediu o diálogo e o acordo entre todos os setores e em todos os âmbitos da sociedade a partir dos próximos dias, nos quais, se forem confirmados os resultados, começam as tarefas de transição entre o Governo que sai e o novo.

A convivência e a segurança, a educação e a saúde, a habitação e as infraestruturas, a proteção social, a inovação e o meio ambiente são alguns dos campos nos quais, segundo antecipou, se concentrará em seu eventual Governo, além de mais trabalho, melhor emprego e sustentabilidade ambiental.
Do UOL com Agencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...