domingo, 31 de março de 2019

Youtube, caronas, situações reais: Ateliê de Ensino estimula novas práticas docentes



Mudar o mundo enquanto ele não muda. Essa é a máxima que tem inspirado os encontros do Ateliê de Ensino do Centro de Tecnologia (CT), projeto da Universidade Federal do Ceará que visa subverter a lógica tradicional da sala de aula e discutir teorias e métodos que ajudem os professores a transformar o ensino-aprendizagem.

Desenvolvido no âmbito da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) da UFC (www.casa.ufc.br), o ateliê realiza encontros no bloco 709 do CT, às terças-feiras, das 10h às 12h, reunindo professores desta e de outras unidades acadêmicas.

O projeto é coordenado pela Profª Bernadete Porto, da Faculdade de Educação (FACED), e, em Fortaleza, conta com cerca de 10 docentes, entre físicos, matemáticos, engenheiros. No fim de 2018, duas professoras do Centro de Ciências Agrárias juntaram-se ao grupo. Nos encontros, eles dividem anseios, discutem metodologias, se autoavaliam e compartilham experiências.

O grupo já vem gerando resultados positivos, como afirma o Prof. Ismael Furtado, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais. "Gosto muito do PBL [problem based learning], que é uma das técnicas estudadas no ateliê. Eu trago para a sala de aula uma problemática real, contextualizada, e debato com os alunos para que eles identifiquem determinados conceitos", relata. "Fica muito mais fácil o aluno aprender. E eles vão adiante, passando a relacionar tais conceitos com os de outras disciplinas."

O Prof. Ivanildo Júnior, do Curso de Engenharia Química, faz videoaulas para estimular os alunos a ampliar conhecimentos sobre os assuntos abordados nas disciplinas Princípios dos Processos Químicos, Fenômenos de Transporte III e Operações Unitárias III. "Eu queria mudar minhas aulas. A partir de conversas e reuniões e com auxílio do Prof. Ismael Furtado, começamos a estruturar o projeto AtivaEQ. Foi aí que começamos a gravar as videoaulas", relata.

O site www.ativaeq.ufc.br ainda disponibiliza material extra para estudo das disciplinas. O perfil @ativaeq no Instagram também é utilizado para veicular os vídeos, tirar dúvidas dos alunos e ampliar a interação e a proximidade entre estudantes e professor.

Outra iniciativa de destaque é o projeto Carona com a Professora, que também visa simplificar o aprendizado. No semestre 2018.2, a Profª Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes, resolveu começar a dar carona aos alunos que aguardavam nos pontos de ônibus situados em seu trajeto até a Universidade.

"A gente começava a aula dentro do carro. De maneira bem informal, eles diziam como estavam se sentindo. 'Professora, estou com dificuldade com o projeto nessa fase; não estou achando o material bibliográfico.' E isso tudo servia para alimentar as discussões no Ateliê de Ensino", explica Verônica.

A coordenadora Bernadete Porto afirma que o ateliê "já tem vários filhos". "Professores de outras unidades da UFC mostram interesse por conhecer e participar do projeto. Recentemente, criamos o Ateliê do Campus de Russas e começamos a articulação do Ateliê do Centro de Ciências e da FEAAC", explica.

Em Russas, segundo ela, a proposta é envolver professores tanto da UFC quanto de escolas da educação básica, em uma área específica: a matemática. De acordo com relato dos docentes do campus, trata-se da disciplina que costuma gerar mais dificuldades em sala de aula.

Mais informações sobre o projeto podem ser vistas em reportagem do informativo CT News: https://bit.ly/2I4wmYh.

SERVIÇO
Ateliê de Ensino
Contato: Projeto CASa
Fone: (85) 3366 9218

Fonte: CT News, com reportagem de Lucas Casemiro; Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

AUTONOMIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA DEFINIR PRAZO DEMANDADOS DE SEUS MEMBROS

Plenário pode votar mudanças em projeto sobre mandato de dirigentes partidários

Pauta da semana também inclui proposta que obriga pré-escolas a notificar conselho tutelar sobre sinais de maus-tratos em alunos
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos
Deputados vão retomar análise de proposta que regulamenta assuntos relacionados a resoluções da Justiça Eleitoral
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, a partir de terça-feira (2), os destaques apresentados ao Projeto de Lei 1321/19, do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que garante a autonomia dos partidos políticos para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários permanentes ou provisórios.
Já foi aprovado o substitutivo do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), que também trata de recursos do Fundo Partidáriorecebidos pelos partidos para serem aplicados na promoção da participação feminina na política.
O texto disciplina ainda questões que vinham sendo tratadas em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como regras para os órgãos partidários provisórios. Por meio da Resolução 23.571/18, o TSE decidiu que esse tipo de órgão tem 180 dias para ser convertido em definitivo, contados a partir de 1º de janeiro de 2019.
Com o substitutivo, o prazo de vigência dos órgãos provisórios será de até oito anos. Entretanto, o texto prevê que, após o fim desses oito anos, não haverá a extinção automática e o cancelamento de seu CNPJ. Um dos destaques pendentes de votação propõe dois anos de prazo.
Quanto aos recursos do Fundo Partidário que os partidos deveriam ter destinado, em anos anteriores, à promoção e à difusão da participação feminina na política, o texto garante aos partidos que tenham acumulado essa verba até 2018 a possibilidade de usá-la para essa finalidade até o exercício de 2020, como forma de compensação.
Atividade de lobista
O segundo item da pauta é o Projeto de Lei 1202/07, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que regulamenta a atuação de lobistas perante órgãos e entidades federais.
De acordo com substitutivo da ex-deputada Cristiane Brasil, poderá exercer a atividade de lobista – chamado pelo projeto de agente de relações institucionais e governamentais – qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, inclusive instituições e órgãos públicos. Também poderão atuar as entidades representativas de interesses coletivos (defesa do consumidor, por exemplo) ou de setores econômicos e sociais.
Mediante cadastro, esses agentes poderão ter o direito de apresentar aos tomadores de decisão sugestões de emendas, substitutivos, requerimentos e demais documentos no âmbito do processo legislativo ou regulatório. Esse tipo de sugestão não criará vínculo e seu uso será discricionário por parte dos órgãos, entidades e membros do Legislativo ou do Executivo.
A apresentação de textos a deputados foi usada por promotores e juízes da Operação Lava Jato como indicação de vínculo entre políticos e empresas acusados de atos de corrupção, inclusive por meio da conexão de atendimento de pleitos a doações para campanhas eleitorais.
Alienação parental
Os deputados também poderão analisar o Projeto de Lei 10712/18, da deputada Soraya Santos (PR-RJ), que muda a lei de alienação parental (Lei 12.318/10) para evitar a alteração da guarda se favorecer genitor investigado em processo de prática de crime contra a criança ou o adolescente.
A proposta pretende evitar que um dos pais, se agressor dos filhos, ameace o ex-cônjuge com perda da guarda dos filhos por alienação parental se for denunciado.
A lei considera alienação parental qualquer interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida por um dos genitores para que o filho repudie o outro genitor ou tenha menos vínculos com ele.
Maus-tratos na pré-escola
Outro projeto da bancada feminina pautado é o PL 5647/13, que obriga os dirigentes de instituições de educação pré-escolar a notificar o Conselho Tutelar sobre as faltas frequentes e os sinais de maus-tratos envolvendo seus alunos. O texto muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
Quanto ao ensino fundamental, o projeto especifica que deverão ser comunicadas as ausências injustificadas consecutivas superiores a três dias, o que também valerá para a educação infantil.
Incentivos fiscais
Em relação à Lei Complementar 160/17, que convalidou isenções concedidas no âmbito da guerra fiscal entre os estados, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 55/19, da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ), inclui os incentivos fiscais concedidos unilateralmente pelos estados a igrejas, templos de qualquer culto, santas casas de misericórdia e associações beneficentes na prorrogação por mais 15 anos permitida pela lei.
A guerra fiscal é caracterizada pela concessão de incentivos fiscais e tributários para estimular empresas de outros estados a se instalar no território que concede o benefício, sem o apoio dos outros governos estaduais, exigência prevista na Lei Complementar 24/75.
Minha Casa, Minha Vida
A pauta contém também o Projeto de Lei 888/19, do deputado Marcelo Ramos (PR-AM), que prorroga incentivos tributários para construtoras no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida.
O projeto muda a Lei 12.024/09, que já garante para obras antigas um percentual único, de 1% da receita mensal obtida, a título de tributos federais pagos por construtoras e incorporadoras de imóveis no âmbito do programa.
Licitações
Os deputados poderão analisar ainda o projeto da nova Lei de Licitações (PL 1292/95). O texto cria modalidades de contratação, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados ao assunto e disciplina vários aspectos do tema para as três esferas de governo (União, estados e municípios).
Uma das modalidades criadas é o diálogo competitivo. Aplicável a obras, serviços e compras de grande vulto, ele se caracteriza por diálogos com licitantes previamente selecionados por meio de critérios objetivos. Após o diálogo, eles devem apresentar sua proposta final.
O diálogo competitivo será aplicado a objetos que envolvam inovação tecnológica ou técnica ou a situações nas quais o órgão ou entidade não possa ter sua necessidade satisfeita sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado ou quando as especificações técnicas não possam ser definidas com precisão suficiente. O valor envolvido deverá ser de mais de R$ 100 milhões.
(Agência Câmara Notícias)

COLUNA "PRETO NO BRANCO"




Julieta Brontée – O Estado

                            PREVIDÊNCIA – DIÁLOGO OU NADA

         Segundo declarou à imprensa o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, depois de uma séria conversa com o presidente da República Jair Bolsonaro, este revelou, finalmente, a sua intenção de arregaçar as mangas, e partir para retornar à atividade à qual mais de dedicou nos últimos 28 anos em seus sete mandatos de deputado federal, ou seja, à prática do diálogo. Isso, em relação á sua maior preocupação do momento, que é também de todos os brasileiros, ou seja, uma reforma que coloque a Previdência Social nos trilhos antes que seja tarde demais. A informação é das mais auspiciosas.

         A se confirmar o que é informado pelo governador, o povo brasileiro poderá ver o fim do “cabo-de-guerra” em que se transformou esse debate, através do qual, enquanto a equipe econômica tenta convencer o Congresso da sua urgência e inevitabilidade, partidos adversários, com a clara intenção de bombardearem e sabotarem o governo do presidente eleito, tudo têm feito para transformar a rejeição da reforma previdenciária em derrota daquele por quem foram derrotados. A população brasileira, principalmente os que dependem de uma boa Previdência não têm nada com tal briga 

         No momento em que dezenas de milhões de brasileiros aposentados e, principalmente de futuros beneficiados da Previdência aguardam, ansiosos por uma reforma que tire esse setor do crescente atoleiro de um “déficit” multibilionário, é muito bom saber que o comandante maior da Nação, responsável maior por mais de 200 milhões de brasileiros decidiu, como diz o governador Caiado, partir para o diálogo direto com a sociedade, através de parlamentares, governadores, prefeitos, vereadores e entidades de defesa dos vários segmentos da sociedade. Será colocar na prática o dito de que conversando é que a gente se entende.    Continuar com aquelas picuinhas é que só agrava os problemas.
 
                                    CURTO-CIRCUITO

MATURIDADE DE CID 

 Embora sem a divulgação merecida, o senador Cid Gomes (PDT), mesmo estreante, já se destaca por atitudes que mostram maturidade e clarividência que muitos senadores veteranos não tiveram. É o caso da sua proposta para que Câmara dos Deputados e Senado Federal entrem num acordo em que haja mais sintonia e reciprocidade entre essas duas Casas no que se refere à produção e aprovação de matérias. Diante da lógica da proposta, o presidente do Senado, Alcolumbre irá levar a ideia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

SUCESSÃO AGORA, NÃO 

 O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio tem advertido aos que tentam arrancar dele alguma declaração mais clara sobre a sucessão municipal de 2020: a prioridade absoluta do momento é a realização e concretização de projetos para melhorar a capital. Diante disso, o gestor da “Loira desposada do Sol” faz o contrário de alguns colegas prefeitos do interior, que já “torram” o que é deles e da população, com a intenção antecipada de eleger o seu sucessor. RC deve saber que eleger o seu sucessor não será tarefa fácil.

COVARDIA COM O Sine/ IDT 

Qualquer cearense medianamente instruído e consciente tem conhecimento de tudo o de bom que uma instituição como o Sine/IDT tem proporcionado à população do estado do Ceará, principalmente levando-se em conta a imensa carência de empregos para os nossos trabalhadores. Mas, como é do conhecimento de todos os que conhecem essa entidade, ela se acha sem recursos, sem repasses federais, sem o que fica de mãos amarradas. Por conta disso, os servidores farão paralisação contra essa covardia sem precedentes.

ALIANÇA PELOS ANIMAIS 

 No momento em que a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana vêem crescer a multidão de animais abandonados, a vereadora Larissa Gaspar da Câmara Municipal de Fortaleza, se destaca ao defender uma aliança das Prefeituras das Câmaras Municipais da capital e região Metropolitana com a Assembléia Legislativa e Governo do Estado para que o fortalecimento da a Coordenadoria Estadual de Defesa Animal, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente no sentido de salvar os muitos milhares desses animais.

DEFESA DO CONGRESSO 

 Na Câmara dos Deputados, o representante cearense Domingos Neto (PSD) assumiu a defesa do Congresso Nacional tendo em vista cerrados ataques de alguns parlamentares apoiadores do Governo Federal nos últimos dias. Para Domingos, o Poder Legislativo brasileiro, embora tenha os seus defeitos, por ser constituído por humanos, continua e continuará sendo o maior responsável por todos os projetos e pela defesa da sociedade brasileira. A seu ver, o Congresso mesmo com seus defeitos, é o um dos pilares da democracia.

ÁGUAS DA IBIAPABA

 As notícias preocupantes a respeito dos perigos pelos quais ainda passa boa parte da população de Ubajara por conta do perigo de arrombamento da Barrarem Granjeiro trazem à tona o importante tema do interesse de todo o Planalto da Ibiapaba. O fato é que aquela região de beleza e riqueza de solo incomparável não pode continuar contando apenas com a Represa Jaburu, de Ubajara, quando há necessidade urgente da construção da Barragem do Arabê, em São Benedito, e que vem sendo defendida há mais de 70 anos.

POR UM CEARÁ DO FUTURO



Na próxima quarta-feira, 03 de abril, no Campus da Universidade Estadual do Ceará, no Itaperi, com a participação de todas as cidades da Grande Fortaleza, terá lugar a segunda etapa de um evento da maior importância: O lançamento de muitos projetos estratégicos destinados a ofertar a todo o Ceará condições de grande desenvolvimento nas próximas três décadas, através do programa “Plataforma Ceará 2050. Estamos falando de uma iniciativa que envolve não só o Governo do Estado, com todos os seus departamentos e secretarias com seus respectivos técnicos, como também Ministério Público, OAB, FIEC, CDL, Fecomércio e universidades. Segundo a coordenação do projeto, estão confirmadas as presenças de Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Guaíba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pacajus, Paracuru, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e São Luís do Curu. As demais etapas da Plataforma, em outras regiões, deverão ocorrer em abril.

BOM DIA COM POESIA



Neste domingo em que o tempo não se define, não se sabendo se vai fazer sol ou se vai ter chuva , nada como mais uma maravilha do Poetinha.


Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes

sábado, 30 de março de 2019

IDEIA Á SER COPIADA



Da cidade de Juazeiro do Norte, chaga uma notícia que representa uma grande novidade para todos os prefeitos do Ceará às voltas com reformas e reconstrução de escolas da rede municipal. Segundo se noticia da Meca do Cariri, o Prefeito José Arnon, do PTB, teve um verdadeiro “estalo” ao fechar com o setor de Engenharia do Exército Brasileiro, via Tiro de Guerra 10.005, contrato de parceria para a realização de reformas em todas as escolas daquele Município. Trata-se de uma grande idéia, um verdadeiro achado, justamente quando o município de debate, como os demais de todo o país, com problemas para dar à população educação de qualidade e com condições de dignidade para os professores, dirigentes, funcionários e, principalmente, os nossos estudantes. Alô APRECE! Eis uma idéia a ser propagada entre todos os prefeitos do Ceará!

PROJETO DE MORO EM MARACANAÚ



Resultado de imagem para moroA cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi o local escolhida entre outros milhares de cidades brasileiras, pelo Ministro da Justiça e Cidadania, Sérgio Moro, para a implantação das estratégias contra a criminalidade, constantes do seu Projeto Anticrime. Diante disso, aquela Cidade passará a ser o centro das atenções de toda a população do país, que vive ansiosa por medidas que venham realmente neutralizar e eliminar os efeitos das ações criminosas, notadamente nos setores urbanos. Maracanaú, por se tratar de um município com tendência de crescer como área urbana e em termos populacionais, poderá ser o grande laboratório contra a violência urbana.

NOVA RASTEIRA NAS MULHERES



Na Câmara dos Deputados, meio “por baixo dos panos”, aconteceu, nesta quarta-feira, mais uma “rasteira” revelada contra a presença das mulheres na política. Naquela Casa, foi aprovada, com todo o empenho do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) uma matéria que é um primor de falta de lógica. Trata-se de proposição para que todo o dinheiro do Fundo Partidário, que não foi utilizado com as campanhas das mulheres candidatas seja utilizado para a melhoria dos partidos. Quer dizer, partidos que não se empenharam para lançar e eleger mulheres para os mandatos pelos quais têm lutado, simplesmente devem usar esses recursos que, por direito são delas para futuras candidaturas, para dar mais força aos homens desses partidos. Não admira o baixíssimo percentual de mulheres vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais senadoras e governadoras de estado.

PENSANDO NORDESTE

Assembleias legislativas do Nordeste se mobilizam em defesa da Região



Assembleias legislativas do Nordeste se mobilizam em defesa da Região  
Foto : Divulgação AL-Ce

Presidentes das assembleias legislativas de estados nordestinos se reuniram nesta sexta-feira (29/03), em São Luís, no 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste ‒ ParlaNordeste. Durante o evento, que contou com a presença do presidente José Sarto (PDT) e dos deputados Acrísio Sena (PT), Walter Cavalcante (MDB) e Danniel Oliveira (MDB), foi aprovada a Carta de São Luís, com propostas e encaminhamentos de assuntos de interesse da Região Nordeste e do Poder Legislativo.

A Carta de São Luis delibera sobre quatro pontos principais: Consórcio Nordeste, reforma da Previdência, Pacto Federativo e fortalecimento dos órgãos regionais de desenvolvimento. Sobre o Pacto Federativo, o colegiado defende a discussão de um novo modelo, em que estados e municípios possam tornar-se menos dependentes de recursos federais.

A carta defende ainda apoio e fortalecimento de fundos e programas voltados para a Região Nordeste, como Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), entre outros.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, destacou a necessidade de mobilização em defesa do BNB. Ele anunciou que, na próxima sexta-feira (05/03), o Poder Legislativo cearense vai sediar uma audiência que vai discutir a situação do BNB.

“Já confirmaram a presença os presidentes dos parlamentos do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB); Piauí, Themístocles Filho (MDB), e da Paraíba, Adriano Galdino (PSB). Servidores do Banco do Nordeste de vários estados do Nordeste também devem comparecer ”, informou José Sarto.

O deputado Danniel Oliveira apresentou a proposta de uma frente parlamentar de apoio ao BNB. “Nossa ideia com essa frente é assegurar a participação efetiva de cada parlamento nordestino, unir forças para que cada Assembleia Legislativa articule com sua bancada federal e fazer com que essa voz chegue a Brasília e evite uma possível extinção do Banco do Nordeste”, disse Danniel Oliveira.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, no caso do Consórcio dos Estados do Nordeste, criado no Fórum de Governadores da Região, a ideia é reforçar a aprovação nas casas legislativas, entendendo tratar-se de uma importante ferramenta para o crescimento e desenvolvimento da região e maior interação econômica, social e política entre os estados.

Sobre a reforma da Previdência, a Carta de São Luís ressalta a importância na mudança no sistema previdenciário, para garantir as futuras aposentadorias dos brasileiros e brasileiras, desde que não suprimam direitos dos nordestinos que mais necessitam da Previdência Social, como trabalhadores rurais e os que necessitam dos benefícios da prestação continuada. O documento enfatiza ainda ser contra a Previdência deixar de ser matéria constitucional.

A carta destaca também a luta pela ampliação do poder de legislar das assembleias legislativas estaduais de todo o País.

Além do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, subscrevem a Carta de São Luís os presidentes das assembleias legislativas do Ceará, José Sarto; do Piauí,Themístocles Filho; da Paraíba, Adriano Galdino, e da Bahia, Nelson Leal (PP).
Durante o evento, o presidente da AL,  deputado José Sarto, foi eleito secretário-geral do ParlaNordeste.

Da Redação/com Assessoria de Imprensa

APRENDIZ DE PRESIDENTE


The Economist: Jair Bolsonaro, o presidente aprendiz do Brasil


A MENOS QUE ELE PARE DE PROVOCAR E APRENDA A GOVERNAR, O SEU MANDATO NO PALÁCIO DO PLANALTO PODE SER CURTO

The Economist, O Estado de S.Paulo

Uma das principais razões pelas quais Jair Bolsonaro venceu aeleição presidencial no ano passado foi o fato de prometer movimentar de novo a economia depois de quatro anos de recessão. Ao nomear Paulo Guedes, um defensor do livre mercado, como seu superministro da Economia, ele conquistou o apoio do mundo empresarial e financeiro. 

Muitos imaginavam que a chegada de Bolsonaro à Presidência por si só traria nova vida para a economia. Mas, depois de três meses, ela continua moribunda como sempre. Os investidores começam a perceber que Guedes tem uma árdua tarefa de conseguir aprovar no Congresso a reforma da Previdência, crucial para a saúde fiscal do Brasil. E o próprio Bolsonaro não vem colaborando. 
Bolsonaro
Jair Bolsonaro, presidente da República Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO
déficit fiscal de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) tem um enorme peso sobre a economia, significando que os juros para os tomadores de empréstimo privados serão mais altos do que seriam do contrário. As pensões respondem por um terço do total das despesas públicas e são uma das razões pelas quais o Estado gasta pouco na infraestrutura fragilizada. O projeto de reforma do governo enviado ao Congresso no mês passado estabelece uma idade mínima para a aposentadoria, eleva as contribuições e preenche lacunas, com uma previsão de economias de R$ 1,2 trilhão durante dez anos. O déficit da Previdência foi de R$ 241 bilhões no ano passado. A reforma da Previdência, por si só, não fará com que o Brasil retome um crescimento econômico robusto. Serão necessárias reformas fiscais e outras medidas para aumentar a competitividade. Mas ela se tornou um objeto sagrado. 

Bolsonaro está numa situação privilegiada porque, depois de dois anos de debate público e político, a reforma da Previdência hoje é menos impopular do que antes. Mas não é necessariamente uma proposta que conquista votos. E Bolsonaro não faz campanha para isso. “Toda a discussão sobre a reforma da Previdência é algo que os brasileiros gostariam de não ter”, afirma Monica de Bolle, economista brasileira do Peterson Institute for Internacional Economics

A aprovação, assim, exige liderança do topo. Que está ausente. Em sua campanha, Bolsonaro denunciou a “velha política” corrupta do “toma lá, dá cá” no Congresso. Mas ele não possui uma estratégia alternativa para controlar o Legislativo. Entrou desnecessariamente em confronto com alguns aliados, incluindo Rodrigo Maia, o poderoso presidente daCâmara. O padrasto da mulher de Maia, Wellington Moreira Franco, um ex-ministro, foi preso em 21 de março junto com o ex-presidente Michel Temer, por suspeitas de suborno, o que ambos negam. O que levou a comentários feitos pelos filhos de Bolsonaro, que são assessores próximos do presidente, e que Maia considerou como um ataque pessoal. Sua resposta foi que ele não marcaria votações sobre a reforma da Previdência para um governo que chamou de “deserto de ideias”. As autoridades esta semana tentaram apaziguar Maia. Mas a reforma da Previdência deve sofrer atrasos e diluição.
 
O grande problema é que Bolsonaro ainda tem de mostrar que entende a sua nova função. Ele dissipou capital político, por exemplo,exortando as Forças Armadas a comemorarem o aniversário em 31 de março do golpe militar de 1964. Seu governo é de uma “confusão monumental”, afirmou Claudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). À parte a sua equipe econômica, seu governo é uma coleção de generais aposentados, políticos de médio escalão, protestantes evangélicos, um filósofo antes obscuro chamado Olavo de Carvalho. “Ninguém sabe para onde ele vai, qual o curso que está tomando”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Ele avança, depois recua, o tempo todo.” 

Se o governo tem um elemento-chave, trata-se do general Hamilton Mourão, o vice-presidente, que tem tentado impor alguma disciplina política. Mas, com frequência, entra em atrito com a família Bolsonaro. Olavo de Carvalho o chamou de “idiota” e afirmou que, se as coisas continuarem como estão por mais seis meses, “tudo estará acabado”. 

Embora de modo diferente, outros começam a pensar o mesmo. E ainda por cima, estão surgindo evidências de que a família Bolsonaro está ligada a membros de um grupo criminoso de ex-policiais do Rio de Janeiro acusado do assassinato da ativista Marielle Franco, o que eles negam. 

Dois dos quatro presidentes eleitos anteriormente no Brasil sofreram impeachment porque, como afirmou Fernando Henrique Cardoso, “não foram mais capazes de governar”. Por mais que odeiem Bolsonaro, os democratas não devem desejar que ele não chegue ao fim do seu mandato. Ainda é o início. Mas sua Presidência já enfrenta um teste crucial. “Temos duas alternativas”, disse seu porta-voz esta semana. “Aprovar a reforma da Previdência ou afundarmos num poço sem fundo.” Se o seu chefe pelo menos fosse assim claro.  

Tradução: Terezinha Martino 

UM SÉCULO DE VOVÔ X LEÃO



Resultado de imagem para Ceará e FortalezaNa tarde de quinta-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi realizada sessão solene em homenagem ao Centenário do mais antigo e importante clássico do futebol cearense, Ceará Sporting Clube versus Fortaleza Esporte Clube. A iniciativa foi do deputado Nezinho Farias (PDT), e na ocasião foram prestadas homenagens não só aos dois clubes, como também a presidentes e ex-presidentes, funcionários, torcedores, Federação Cearense de Futebol – FCF, Sindicato dos Árbitros do Ceará. Dois craques foram homenageados em nome dos demais, e ambos maiores artilheiros: Sérgio Alves, do Ceará, e Clodoaldo, do Fortaleza. Também foram homenageados os profissionais da Crônica Esportiva: Júlio Sales, Tom Barros, Gomes Farias e Villar Marques. O chamado “Clássico-Rei” tem sido o sustentáculo financeiro do futebol cearense.

NOVO REGIMENTO INTERNO PARA A AL-CE



O Regimento Interno da Assembleia Legislativa, há tempo carente de atualização e de mudanças em sua estrutura, deverá passar, nos próximos meses, por essas medidas. Para tanto, a Mesa Diretora da Casa criou a Comissão Especial  que deverá ser presidida pelo deputado Audic Mota, do PSB, e terá como relator o deputado Daniel Oliveira, do MDB.   Também foram escolhidos os demais membros da Comissão os deputados Vítor Valim (Pros), Elmano Freitas (PT), Sérgio Aguiar (PDT) e Leonardo Araújo (MDB). Conforme determinou o presidente Sarto, a Comissão Espacial deverá apresentar, dentro de 30 dias o ante-projeto de reforma, que deverá receber, durante 60 dias emendas, que poderão ser apresentadas por todos os deputados daquele parlamento.

Bom dia!

Liçãozinha de hoje:


quinta-feira, 28 de março de 2019

REUNIÃO IMPORTANTE



Mostrando que não pretende mesmo dar folga às autoridades governamentais e parlamentares em Brasília, o coordenador da Bancada Federal do Ceará, deputado Domingos Neto (PSD), conseguiu reunira todos os representantes do nosso estado para uma conversa séria com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Para aquele ministro, foram expostas as maiores e mais urgentes reivindicações do Ceará, incluindo o Anel Viário, a ferrovia Transnordestina e a duplicação das vias de acesso ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém CIPP. Trata-se segundo Domingos Neto, de projetos cruciais para a economia do Ceará, e por extensão, do país. O Ministro Tarcísio se comprometeu a colocar essas reivindicações em condições de serem atendidas com a máxima brevidade possível.

TRÉGUA



De repente, não mais que de repente, como dizia Vinícius de Moraes em seu “Soneto da separação”, o que pareciam duas guerras ferozes entre o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Maia versus ministro da Justiça Sérgio Moro e o mesmo Maia versus presidente Jair Bolsonaro, virou cenas de pacificação. E o melhor é que sem muitos óbices. No primeiro caso, que envolvia trocas de farpas por causa do Projeto Anticrime, de autoria de Moro, a matéria tramitará primeiro, no Senado e Maia garante que ocorrerá o mesmo na Câmara, sem problemas. Para abençoar essa paz, bastou um café da manhã, onde Moro presenteou Maia com uma imagenzinha religiosa. Em se tratando dos arrufos Maia X Bolsonaro, que punham em perigo a tramitação da Reforma da Previdência, ambos ensarilharam as armas, e este último já deixou claro que tudo não passou de “chuva de verão”.

CAMILO E ROBERTO CLÁUDIO ENTRAM EM AÇÃO PARA 2020



Finalmente, para alívio dos políticos governistas, o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio tiveram a primeira reunião efetiva, a respeito do projeto “Unidos por Fortaleza”. Entre os muitos objetivos, sabe-se que foram destaques a situação da Saúde em todo o estado, assim como os grandes problemas de infraestrutura, mormente os que se relacionam com os grandes estragos trazidos principalmente aos bairros da capital cearense. Entretanto, apesar de todas essas metas de cunho eminentemente administrativo, não dá para disfarçar que, no fundo o grande objetivo mesmo é a sucessão para a Prefeitura de Fortaleza, que vai exigir muito de Camilo e RC, ante candidatos que despontam como o deputado federal Capitão Wagner (Pros) e o sempre ameaçador Heitor Férrer (SD).   

ORGANIZANDO OS MOVIMENTOS



No tarde de terça-feira (26), no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos daquela Casa coordenou importante audiência pública, através da qual foram traçadas as diretrizes no sentido da reorganização dos atos relacionados com a defesa dos menos favorecidos, assim como dos que pertencem às minorias. Isso porque, segundo ele, esses atos que vêm sendo realizados na AL-CE têm ocorrido de forma um tanto desordenada, o que prejudica os objetivos e seus resultados finais. Desse modo, os eventos relacionados com negros, LGBTs, indígenas, moradores de rua entre outros deverão seguir programações que não privilegiem nem marginalizem ninguém.

ENCURTANDO OS ESPAÇOS PARA A DEFESA DO POVO



A notícia não é das mais alvissareiras para uma população que ainda tem na Procuradoria-Geral da Justiça uma de suas mais poderosas armas. Lá de cima, os responsáveis pela Justiça, alegando redução de despesas simplesmente fecham mais uma das seis sedes da Procuradoria da República, ou seja, a de Itapipoca, sabendo-se que, há alguns meses havia sido fechada também a representação de Crateús. Sendo assim, a partir de agora, todos os problemas e processos relacionados à Justiça Federal, no interior do estado estarão sendo limitadas Às cidades de Juazeiro do Norte, Sobral e Limoeiro do Norte que, desse modo, passam a ser sobre carregadas de processos, quando eles já se acumulam, a partir da Capital. NA AL-CE, nada se comentou.

APLAUSOS PARA A UECE



A nossa Universidade Estadual do Ceará – UECE, que já ganhou tantos aplausos por fazer da sua Faculdade de Medicina uma das melhores do país, merece maiores encômios por outro motivo dos mais elogiáveis. Trata-se da abertura do Curso Pré Universitário UECE VEST, através do qual disponibiliza mini-cursos de Matemática e Português para estudantes de baixa renda, de Segundo Grau. Trata-se de mais uma jogada de mestre do reitor José Jackson Coelho Sampaio que, assim, não só coloca a UECE a serviço dos menos favorecidos, assim como consegue encurtar o caminho para jovens que sonham fazer um curso superior. Para quem tiver interesse em informações sobre o importante curso, pode usar os fones 3101 9658 e 98725 2127 –Whats App. É assim que se utiliza uma universidade em benefício da população pobre.

CDL – Fortaleza:



OS CLIENTES DAS LOJAS DO CENTRO
TERÃO GRANDES PRÊMIOS EM MAIO

O mês de maio deste ano, seja como mês das Noivas, ou seja, como mês das Mães vai trazer muitos prêmios para clientes que realizarem as suas compras entre os dias 03 e 13, nas lojas do Centro de Fortaleza. Trata-se de iniciativa do empresário Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL – Fortaleza, dono das Óticas Visão e presidente do movimento Ação Novo Centro. Nesse caso, ele pretende, através de mais essa estratégia, fortalecer o movimento das lojas do Centro, que empregam dezenas de milhares de pessoas. A coordenação da promoção está a cargo da gerente de Negociações e Relacionamentos, Ana Isabel Martins. Para as pessoas que fizerem compras a partir de R$ 30,00, serão sorteados, entre outros, com uma casa inteiramente decorada, além de dois caminhões repletos de brindes para o lar, no valor de R$ 200 mil.

POLICIA FEDERAL COMPLETA 75 ANOS

Nosso blog parabeniza à Polícia Federal pelos seus 75 anos de existência e de bons serviços prestados à coletividade, onde o combate à corrupção tem sido destaque nos últimos tempos. É bom que se enfatize que nossa PF é uma das poucas instituições de maior credibilidade na República Federativa do Brasil, merecendo todo o nosso aplauso, respeito e admiração. De parabéns, todos os seus integrantes.  

VEM MAIS LAMA POR AÍ


Resultado de imagem para deputado rodrigo maiaOfuscada por dezenas de notícias de desencontros antes que a discussão sobre a Reforma da Previdência seja iniciada para valer, uma delas deveria estar chamando mais atenção. Trata-se da instalação da CPI do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico  e Social – BNDES, a respeito do que o presidente da Câmara dos Deputados, Ricardo Maia (foto), já conversou nesta quarta-feira (27), com os deputados que comporão a referida Comissão, para o início dos trabalhos, o que ocorrerá após a escolha do relator da matéria. Um detalhe: a CPI vai tratar exclusivamente de tramoias na internacionalização de empreendimentos da Odebrecht, principalmente, entre alguns países da África. Mas, os principais “nós” estarão nas negociatas com países como a Venezuela e Cuba.

GRIPE: PREVENIR, MELHOR QUE REMEDIAR


Infectologistas orientam sobre prevenção contra gripe


A partir do dia 10 de abril, a vacina contra a influenza estará disponível em todos os postos de saúde. Gestantes e crianças com idade de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias serão os primeiros grupos a serem imunizados. Os demais grupos prioritários serão vacinados a partir do dia 22 de abril. “Essa priorização acontece porque é nesse público onde há risco de maior gravidade da doença”, explica Gláucia Ferreira, infectologista pediátrica do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará.
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorrerá até o dia 31 de maio. O Dia D da campanha será em 4 de maio. De acordo com Edson Buhamra, infectologista e diretor geral do HSJ, a influenza pode apresentar um quadro gripal como qualquer outro. Mas em alguns grupos, o risco de evoluir para um quadro grave é maior. “O paciente pode ter uma evolução mais grave, não justificando uma vacinação em massa, mas somente na população com maiores riscos de complicações”, afirma.
Além das gestantes e crianças menores de seis anos, também devem se vacinar as mulheres com até 45 dias pós-parto; idosos a partir de 60 anos; profissionais de saúde; portadores de doenças crônicas, como diabetes e asma, por exemplo; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; população indígena, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; população carcerária; funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A vacina da influenza é trivalente, protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017.
Sintomas e atendimento médico
A gripe A é uma doença respiratória aguda e é diferente de uma gripe comum, por ser causada por um subtipo distinto do vírus influenza, o H1N1. A transmissão acontece de pessoa a pessoa pelo contato com secreções respiratórias. Causa febre alta, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça. “Se ocorrer falta de ar, respiração rápida, vômito e recusa alimentar, a procura ao serviço básico de saúde deve ser imediata”, reforça Gláucia Ferreira.
As Unidades Básicas são a porta de entrada na assistência aos pacientes com quadro gripal, pois nem toda gripe é H1N1. Após a avaliação médica do posto de saúde e em se tratando de um quadro mais grave é que o paciente deve ser encaminhado ao hospital mais próximo.

Outras medidas de prevenção

Além da vacinação, são recomendadas também ações como higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos ou depois de espirrar ou tossir; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal como talheres e copos.
Segundo a infectologista pediátrica Gláucia Ferreira, se a criança apresentar os sintomas, não deve ir à escola ou creche, pois a fase de eliminação do vírus nas crianças é em torno de 15 dias, então durante esse período a transmissão pode acontecer. É importante também evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Fique atento!

• Crianças que serão vacinadas pela primeira vez, devem tomar uma dose a partir de 10 de abril e outra dose trinta dias depois.
• A vacina da gripe também não provoca gripe. Ela é produzida com vírus mortos, incapazes de causar a doença.
• Se houver febre por conta de uma gripe, a pessoa deve aguardar a melhora do quadro para tomar a vacina.
• A proteção se dá entre 3 a 4 semanas após a vacinação.
Fonte: Ascom do HSJ

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...