Equipe do Grupo de Robótica Educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará conquistou o terceiro lugar, no voto popular, no Arduino Day. A competição de robótica foi realizada no último sábado (16), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza.
O Arduino Day ocorre anualmente em várias partes do mundo para celebrar a criação do Arduino, placa fabricada na Itália e utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica acessível a todos. O grupo da FACED se destacou por seu trabalho com a "temática da robótica educacional, de baixo custo, sustentável".
Sob a coordenação do Prof. José Rogério Santana, que também coordena o Laboratório de Práticas Educativas Digitais e Imagéticas (LAPEDI), da FACED, o grupo de Robótica Educacional vem, segundo ele, "desenvolvendo há três anos uma linha de materiais didáticos (kits robóticos) e sequências didáticas de ensino para auxiliar na formação de docentes no trabalho com a robótica educacional".
O coordenador destaca que "um dos principais fundamentos desse projeto é o alinhamento da tecnologia com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente". Conforme José Rogério, os robôs e kits robóticos são criados pelo grupo com material reciclado ou de baixo custo.
Exemplifica que o custo de cada kit é inferior a R$ 350,00 contra kits encontrados no mercado, superiores a R$ 2 mil. Acrescenta ainda que "o insumo gerado no fim de vida do material representa o mínimo de impacto possível ao meio ambiente".
O Prof. José Rogério revela outro fato sobre a participação do grupo da FACED no Arduino Day. "Normalmente os grupos que desenvolvem trabalhos ligados a esse tipo de tecnologia educacional têm sido representados por estudantes das ciências e das engenharias; entretanto, cada vez mais a Faculdade de Educação da UFC, através desse grupo, busca avançar na geração de tecnologias educacionais, apesar das dificuldades inerentes ao quadro sociocultural atual".
Ele comenta que "com poucos recursos, mas com organização, apoio e integração, estamos indo rumo à consolidação na formação docente de pedagogia e licenciados em diversas áreas, em busca dos conceitos fundamentais para o trabalho com a robótica educacional que, até então, por conta da tradição, permaneceu à parte da formação desses profissionais".
Eles já estão trabalhando no próximo desafio: a criação de uma impressora 3-D para imprimir com qualquer tipo de plástico, preferencialmente os de garrafas PET, reforçando a ideia da sustentabilidade.
EQUIPE – Alunos e profissionais compõem o Grupo de Estudos de Robótica Educacional da Faculdade de Educação da UFC.
São eles: Fernando Barros da Silva Filho, mestrando em Educação Brasileira, bolsista da FUNCAP e professor da rede estadual: Jacqueline Soares Vieira, estudante do Curso de Letras da UFC e bolsista de Iniciação Científica Voluntária; Jefferson Gomes Brito e Nahieny Gomes Prudente, ambos alunos do Curso de Pedagogia da UFC e bolsistas do PIBIC/CNPq; Daniela de Morais Silva, também aluna de Pedagogia da UFC e bolsista de extensão; Arthur Petrone, aluno do Curso de Matemática da UFC e bolsista voluntário de Iniciação Científica; José César Pontes Moreira, servidor técnico-administrativo da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e apoiador e participante do Grupo de Estudos de Robótica Educacional.
Além deles, também integraram a equipe os profissionais voluntários Paulo Ricardo Alves Lourenço, desenvolvedor de softwares e aplicativos e ex-aluno da rede estadual de educação; Mateus Neres Carvalho, designer gráfico, também ex-aluno da rede estadual de educação; Hiagatan Matos Barros da Silva, especialista em gestão e coordenação escolar da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor da rede municipal de educação de Fortaleza; e Rodrigo Silva de Melo, especialista em comércio e vendas.
Fonte: Prof. José Rogério Santana, coordenador do LAPEDI – e-mail: rogerio@virtual.ufc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário