quinta-feira, 25 de abril de 2019

"FOGUEIRA DAS VAIDADES"


Para reflexão, texto do varzealegrense Nilo Sergio Viana Bezerra,  ex-deputado pelo Ceará que copiei de sua página no Facebook e intitulei de "Fogueira das Vaidades"
São incontáveis os registros na história, de intrigas no seio daqueles que dividem o poder ou revoluteiam em torno dele. Nos anos 1600, por exemplo, no reinado de Luis XIII na corte francesa, o Cardeal Richelieu foi pivô de deslealdades e traições pela sua forte influência junto ao Rei. Se por um lado tinha a antipatia da Rainha Ana de Áustria (muito bem retratada no clássico de Alexandre Dumas,"Os três mosqueteiros"), era protegido da Rainha Mãe num primeiro momento e em seguida do próprio Rei, chegando a ser Primeiro Ministro da Monarquia Parlamentarista francesa.
No início dos anos 1900, pontificou na corte Russa do Czar Nicolau II e sua esposa, Alexandra Feodorovna, a polêmica figura do monge Rasputin. A forte influência que o monge exercia sobre o Czar e principalmente sobre a Czarina, atrairam para si o ódio da quase unanimidade da Corte e seus nobres. Sua forte presença no palácio terminou provocando seu assassinato pouco antes da queda da Rússia Czarista.
Onde há poder sempre existirão ciúmes, intrigas, deslealdades, traições etc. É inerente à raça humana. Desde que se formou o novo governo brasileiro, numa eleição inusitada e por isso mesmo sem espaço delimitado anteriormente para a acomodação dos diversos grupos de interesse, temos acompanhado a movimentação autofágica dos seus componentes. E o que é mais reprovável, essa movimentação tem acontecido de forma pública, através das redes sociais, exibindo a cisânia entre partes.
De todos os desencontros acontecidos no coração do Governo, o mais lamentável é a troca de "amabilidades" entre o Vereador Carlos Bolsonaro e o Vice-Presidente General Mourão. Aquele protege-se sob o manto da filiação para destilar grosserias sobre o General. Este, por sua vez, parece-me propositadamente assume posições conflitantes com as que defende o Presidente. É uma pena! No momento em que o país atravessa talvez sua maior crise em todos os tempos, fruto da irresponsabilidade fiscal e desonestidade de Governos recentes, essa composição vitoriosa de centro direita não está conseguindo refrear suas vaidades e ambições pessoais. E sofre o país.
Talvez Jair Bolsonaro devesse utilizar sua autoridade de pai com o "garoto" e de Presidente com o seu Vice. E dizer a ambos: ¿Por qué no te callas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...