terça-feira, 23 de abril de 2019

PRETO NO BRANCO - Coluna publicada no jornal "O ESTADO"

RETORNO DE VELHOS PARTIDOS


Julieta Brontée

Nos últimos dias, na cidade de Fortaleza, o ex-vereador José do Carmo, ao lado de amigos políticos, tem realizado reuniões, tendo como objetivo a refundação da antiga União Democrática Nacional – UDN, o segundo entre o maior partido da República, e criado logo após o fim do período ditatorial do presidente Getúlio Vargas, no meio dos anos 40. Em seu empenho pela “ressurreição” do velho partido da “eterna vigilância”, o veterano ex-parlamentar tem mobilizado vereadores, ex-vereadores, lideranças de bairros e muitos jovens a quem é pregada a necessidade de partidos sérios.
A maneira como lideranças do estado buscam trazer de volta antigas siglas, criadas por políticos de peso nacional, funciona como se os seus refundadores não demonstrem confiança nos atuais partidos. E isso, mesmo diante da avalanche de gaiatices, simulacros de partido, que só servem para sobrecarregar o TSE e os TREs de trabalheira, e que não passam de arranjos destinados a melhorar a vida e as contas bancárias dos seus dirigentes. Há 20 anos, o ex-governador César Cals de Oliveira Filho, seguindo o caminho do seu pai, dr. César Cals, tentou reeditar o PSD, de tantas glórias e triunfos.
Apesar do seu nome e de outras lideranças de valor, a segunda edição do PSD não funcionou. Foi depois novamente levantada, estando agora em mãos da família Aguiar, dos Inhamuns. O Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, o terceiro partido em importância, criado por Getúlio Vargas, foi “varrido” do mapa pelo AI-5. Foi reerguido, mas sem a força do trabalhismo getulista. Estamos diante da seguinte situação: se o País está “afogado” em siglas inúteis, “minas” de arrecadações de fundos partidários, por que não adotar esses velhos partidos sob a inspiração dos grandes nomes que os fundaram?

CURTO CIRCUITO
ESCOLAS DE CIVISMO
O presidente Jair Messias Bolsonaro, ao participar de solenidade no Dia do Exército, reafirmou a confiança da população brasileira nas Forças Armadas, como sendo a instituição mais confiável do País. Para ele, o Exército tem sido uma escola de civismo e uma garantia de que, enquanto existir, a democracia estará assegurada.
COLÉGIOS MILITARES
Entre outras declarações, Bolsonaro reafirmou a sua intenção de implantar um Colégio Militar do Exército em cada uma das capitais brasileiras. É nesses colégios que se pratica o melhor ensino do País.
POSITIVO I
As reuniões dos deputados estaduais do Nordeste com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, deixaram os nossos representantes apenas parcialmente satisfeitos. Segundo eles, o encontro com o presidente do Senado foi altamente positivo.
POSITIVO II
Alcolumbre, que é do Amapá, no Norte, até sugeriu que a Frente Parlamentar em defesa do BNB e de outras entidades, inclua também a Região Norte, igualmente carente de ajuda para o seu desenvolvimento e combate à pobreza.
NEGATIVO I
Enquanto o presidente do Senado encheu de esperanças os deputados nordestinos, o presidente da Câmara Rodrigo Maia, “unha e carne” com o ministro da Economia, Paulo Guedes, não deu um único sinal de estar a favor da manutenção do BNB.
NEGATIVO II
Sobre esse banco, que é o sustentáculo financeiro do Nordeste, ele veio com o seguinte “consolo”: mesmo que o BNB seja extinto ou fundido com o Bndes, ele mudará apenas de nome e não os seus objetivos. Depois dessa, resta é uma mobilização total dos nordestinos, antes que BNB, ­Sudene, Codevasf, Dnocs e outros fiquem apenas na saudade.
PARCERIA
Na AL-CE, o deputado Salmito Filho (PDT) encabeça movimento no sentido de total apoio daquela Casa a uma parceria com a Fundação Edson Queiroz, que planeja a construção de importante Complexo Artístico-Cultural no terreno onde havia sido construído o antigo Centro de Convenções.
ATRAÇÃO
Possuidora de vasto e valioso acervo artístico, a Fundação já assegura a construção de Museu, Teatro e Salas Multifuncionais. Para Salmito, esse Complexo engrandecerá a Arte e a Cultura, assim como passará a ser a grande atração para o turismo artístico e cultural nacional e internacional.
BABAÇÃO
Na Câmara Municipal de Fortaleza, nada menos do que 30 vereadores assinaram e aprovaram a concessão do título de Cidadã de Fortaleza para a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, segundo eles, por seu trabalho pelo social. Tô aqui procurando saber o que essa Senhora fez pelo social ou seja lá pelo que for aqui em Fortaleza para merecer essa honraria.
ADOÇÃO DE ESCOLAS
NA AL-CE, o deputado Audic Mota (PSB) defende com firmeza projeto no sentido da adoção de escolas da rede pública por pessoas jurídicas ou entidades religiosas. Tal medida seria da maior importância, tendo em vista vários aspectos, com destaque para a melhora da qualidade do ensino, assim como a questão da gestão, que é fundamental em qualquer instituição. Nessa última questão, há exemplos como o que tem ocorrido com muitos hospitais públicos em todos os estados do Brasil, e que são hoje administrados com reconhecida eficiência pela Irmandade Camiliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...