sexta-feira, 17 de abril de 2020

COLUNA PRETO NO BRANCO




                PSICOPATIA OU IRRESPONSABILIDADE

        Ninguém se engane, muda o ministro da Saúde, más o problema continua. A saída de Luiz Henrique Mandetta só satisfaz a insana vaidade do presidente Jair Messias Bolsonaro, que tem uma séria mania de perseguição e não admite ninguém ofuscar seu “brilho”. O novo Ministro, o médico/empresário, Nelson Teich, ainda é uma incógnita, tem pregado uma determinada postura sobre o coronavírus, más prometeu seguir outra no discurso de apresentação.
        Na verdade, o Brasil, em consequência dos efeitos do devastador coronavírus passou a viver uma situação há poucos anos inimaginável. Enquanto o mortal e invisível inimigo avança como se estivéssemos enfrentando uma das dez pragas de Deus sobre o povo do Egito, constante no Antigo Testamento, ainda temos que conviver e suportar um presidente da República prepotente, arrogante e incompetente, total desrespeitador das regras de combate à pandemia, e que fez do seu competente ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta o seu mais odiado inimigo. Não sem razões, o país  está angustiado. Muda o ministro, mas tem que mudar é a postura.
        São tantos os pecados mortais cometidos por Bolsonaro no que concerne á batalha contra o COVID-19, que estes já escandalizam a imprensa internacional. O caso mais recente é o do jornal londrino “The Guardian”, de quem parte uma das mais sérias advertências oriundas de publicações estrangeiras. Para aquele diário, “o presidente brasileiro, com suas atitudes desastrosas em relação à pandemia, está arrastando o Brasil para uma calamidade”. Lembra ainda que líderes de apenas quatro dos 197 países da ONU – Brasil, Turcomenistão, Venezuela e Bielorússia têm o mesmo pensamento desastroso.
        Ante a situação, ameaçadora para toda a nação brasileira, os mais destacados profissionais da imprensa política brasileira, como Ricardo Noblat, Augusto Nunes, e outros, começam a admitir a possibilidade da entrada em cena dos membros do Estado Maior das Forças Armadas para devolver ao país a serenidade para encarar a COVID-19 e a governabilidade. Cabe, no caso, ao general Braga Neto, que é líder e que dá moral à Casa Civil, cuidar dessa mobilização, para um ultimado a Bolsonaro: ou governa como estadista sereno, ou renuncia. Em 1945, Getúlio, infinitamente superior a ele, assim teve de agir.
CURTO-CIRCUITO
250 MORTES POR DIA

Repercutiu nacionalmente as declarações do secretário de Saúde do Ceará,  o Dr. Cabeto, em live, com o Sinduscon, de que, em meados de maio, o Estado teria 250 mortes por dia em razão da pandemia. Se no Ceará será assim, nos demais não será diferente.

COVAS I

O secretário ainda revelou, durante a live, que o Estado adquiriu 11 mil covas para as mortes que estão por vir, mas que acredita que serão insuficientes.

COVAS II

Não é só o Estado do Ceará que já se prepara para as milhares de mortes que virão com a pandemia de coronavírus. O Exército tem enviado ofícios a Prefeitos para que informem o número de cemitérios, covas disponíveis e capacidade diária de sepultamentos em cada Município. A razão? A pandemia.

UTI SEM VAGAS

A superlotação de UTIs para pacientes Covid-19 já é uma realidade no Ceará. Ontem, a Secretaria de Saúde informou a existência de um fila de 48 pessoas esperando vagas em Unidades de Tratamento Intensivo no Estado.

ELEIÇÕES

Permanecem uma incógnita as eleições deste ano. Diante de um cenário incerto em que não se sabe até quando o isolamento social será necessário, falar e campanha política e gastos milionários parece imoral.

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

 No último dia 13,  a cidade de Fortaleza completou mais um aniversário. Só que, dessa vez, a “loira desposada do Sol” com a sua população quase toda encurralada por conta de um vírus tenebroso, nem pôde comemorar. Oficialmente, foram 293 anos de idade, embora o pesquisador Adauto Leitão insista em que são 351 anos.

VAI ENDURECER

Para o governador Camilo Santana, todas as evidências provocam no Governo do Estado à urgência e a necessidade do endurecimento das medidas destinadas a impedir qualquer tipo de afrouxamento da quarentena. Isso, diante das mais recentes advertências vindas do ministério  da Saúde.

ISOLAMENTO

O Ceará, diz Camilo, com 52%, é o terceiro estado em termos de isolamento. Mas, promete que o Palácio da Abolição e todos os seus instrumentos lutarão, sem tréguas, para que esse percentual seja elevado para 70%, o que torna possível impedir o colapso hospitalar do sistema de saúde do estado.

ANGÚSTIA NORTE-MERICANA

Nos Estados Unidos, a mais poderosa não do Planeta, por conta da incúria do seu presidente Donald Trump, as medidas preventivas contra o coronavírus foram retardadas, e agora o país é campeão em infecções e mortes. Mas, nas últimas horas, o fato mais estapafúrdio mesmo foi noticiado início da semana pela imprensa internacional: Trump toma Bolsonaro como “conselheiro de Saúde” e o consulta sobre a “eficiência” da cloroquina...

                                   UMAS & OUTRAS

AJUDA ESPECÍFICA

Mesmo com a Assembleia Legislativa trabalhando somente em regime virtual, alguns deputados se esforçam para defender medidas capazes de evitar que os efeitos do coronavirus se agravem cada vez mais, principalmente, em relação aos municípios menores, mais pobres e indefesos.

COBRANÇA

Para Salmito Filho, por exemplo, é preciso cobrar, não só do Governo do Estado, mas, principalmente, do Palácio do Planalto mais ajuda para os municípios. O parlamentar lembra que em sua quase totalidade, essas municipalidades, que mal possuem modestos postos de saúde e nenhum hospital encontram-se com as suas populações totalmente expostas.

DEFESA DOS POBRES I

Em mais uma de suas declarações no Vaticano, o Papa Francisco, uma voz poderosa e respeitada por governantes de todo o Planeta, tem feito alguns dos pronunciamentos mais importantes em relação aos aspectos gerais da crise gerada pelo COVID-19.

DEFESA DOS POBRES II

O Sumo Pontífice, dirigindo-se aos países ricos, Banco Mundial, FMI e outras instituições financeiras , advertiu q necessidades de estas, em vez de reduzirem ou mesmo adiar os pagamentos das dívidas de países pequenos e pobres atingidos pela pandemia anulem essas contas de uma vez, já que estas nações se encontram em condições de miséria a um período de guerra. Na sua concepção, se houver esse tipo de cobrança será mais um ato de extrema desumanidade em quem já se acha na penúria.

REGIME DE GUERRA

Em Sobral acontece uma das sérias polêmicas relacionadas com a batalha contra a expansão do coronavírus. Na Princesa do Norte o prefeito Ivo Gomes, preocupado com a fabricação de 300 mil máscaras para a defesa da população, diz ter requisitado, para esse fim a fábrica Diamante Lingerie.

PERSEGUIÇÃO?

Só que alguns juristas intrometidos acusam Ivo é de ter promovido uma intervenção indevida naquela empresa, cujos funcionários não poderiam ser obrigados a trabalhar para esse fim.

‘REGIME DE GUERRA’

Ocorre que Ivo insiste em que houve requisição, e que estamos vivendo em regime de guerra. E quem pode, em sã consciência, dizer o contrário?  Estamos mesmo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...