sexta-feira, 3 de julho de 2020

SEM SALAMALEQUES

           Mesmo com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e seu séquito, a  tão sonhada e aguardada chegada das águas do São Francisco ao Ceará veio sem direito a pompas nem circunstâncias. Foi uma inauguração pífia, sem maiores salamaleques, não contando nem com a presença do Governador do Ceará Camilo Santana. O momento não permitia. O Coronavírus  não permitia. 

O não comparecimento do governador Camilo Santana ao Aeroporto de Juazeiro do Norte, que ainda é comentado, para recepcionar o presidente da República, Jair Bolsonaro, assim como em relação aos locais onde ele “inaugurou” a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco para o Ceará terminou sendo motivo de algumas críticas, não só da parte de membros da caravana presidencial, como até de políticos bolsonaristas cearenses. Muitos não entenderam que não estamos em época de “ôba-ôbas políticos” nem de festejos sem justificativas. Além do mais, conforme têm lembrado alguns jornalistas, se Camilo tivesse ido àquela solenidade, estaria desobedecendo ao seu próprio decreto contra a formação de aglomerados. Inclusive de políticos.        

         É bem verdade que a chagada do precioso líquido lá do “Velho Chico” em um estado de invernos incertos e de longas estiagens tem que ser recebido como uma bênção dos Céus e que, em situação normal seria motivo para um monumental carnaval fora de época, sufocando até mesmo as belezas e alegrias das Festas Juninas.

 Lembramos que, quando da chagada da energia elétrica de Paulo Afonso ao Ceará, houve gigantescas comemorações não só na capital como até mesmo em pequenos e pobres municípios que viviam ainda à luz das lamparinas, lâmpadas petromax, faróis a querosene, e até mesmo luzernas de carbureto. Só que tal abençoado benefício, quando aqui chegou, se encontrou uma população sem luz, e até mesmo com pouca chuva, não ocorria nenhuma pandemia de coronavírus ameaçando dizimar milhares de vidas.            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...