segunda-feira, 24 de outubro de 2022

PRETO NO BANCO - Coluna da Semana

                                       SEMANA DECISIVA

         Andamos, viramos e mexemos por conta de mais uma campanha eleitoral presidencial e chegamos, finalmente, à semana decisiva em que mais de 120 milhões de eleitores estarão dando os números finais para a campanha mais dramática da nossa História Política. E, segundo especialistas mais preocupados, chegamos a um final de campanha de cujo resultado vai depender o presente e o futuro do nosso país, sabendo-se que a única e grande realidade do momento, é a de que se errarmos, estaremos mantendo o Brasil no mais profundo abismo.

         A bem da verdade, o Brasil não é a única Nação que sofre as amarguras de uma crise econômica, financeira e social, já que até mesmo gigantes como o Reino Unido, França, Itália, Alemanha e até Estados Unidos sofrem as consequências dessa difícil situação. Vale lembrar que, neste meio se encontra até a Rússia cujo objetivo maior é se recuperar, mesmo que tendo de invadir países vizinhos. Como o problema do Brasil é nosso, teremos uma das semanas mais agitadas nas últimas décadas, e os brasileiros responsáveis sabem muito bem dessa verdade.

         Consciente dessa situação, a competente e respeitada senadora Simone Tebet, do MDB – MS, que teve surpreendente e brilhante atuação como candidata a presidente, em vez de se recolher para descansar da dureza de sua campanha, resolveu entrar pessoalmente em cena, não só para colaborar com a candidatura de Lula da Silva, como também para mobilizar as mulheres do país, que são maioria no eleitorado para que mostrem sua garra, na batalha para livrar o país das ameaças do bolsonarismo. É hora de elas ajudarem a varrer os males do governo que ai está.

                                   CURTO CIRCUITO

TRANSPONDO LIMITES

O destemperado ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), amigo íntimo do presidente Bolsonaro, em depoimento hoje à PF, disse ter disparado 50 tiros de fuzil contra policiais federais. Confessou ainda ter jogar três granadas contra os policiais. Disse ainda ter entre 20 e 25 armas e que, se quisesse, “matava os policiais”. A Polícia Federal indiciou o ex-parlamentar em quatro tentativas de homicídio.

 MELHOR ASSIM

 Pelo que se comenta nas últimas horas, o senador eleito Camilo Santana e o senador Cid Gomes, lideranças maiores da política do Ceará no momento, caminham para remontar, se não a antiga coligação PDT-PT, desfeita de forma atabalhoada, mas uma sólida bancada governista na Assembleia Legislativa.

BENEFICIADO

Se Lula retornar ao Palácio do Planalto, o senador eleito, Camilo Santana, entende que o Estado do Ceará poderá ser um dos mais beneficiados pelo próximo chefe da Nação. Isso justifica a batalha dos cearenses até o dia 30.

ESTÕMAGO EMBRULHADO

 Segundo o resultado de uma série de consultas feitas ao eleitorado em geral por uma cadeia de emissoras de Rádio a respeito do nível da campanha eleitoral, em matéria de debates, mas, principalmente, da qualidade das publicações nas propagandas, a situação é de deixar a população com o “estômago embrulhado”, entre os horrores trazidos a público, as cenas em que o presidente Bolsonaro faz galhofas e gozações com as pessoas torturadas pela falta de ar com a COVID-19.

AFROUXAMENTO

 No Brasil, torna-se risco, em qualquer circunstância, facilitar a vida da nossa sociedade. Exemplo mais do que claro é o que está sendo registrado no momento, em consequência das ameaças de mais uma grande abstenção do eleitorado, o que seria grande prejuízo para o candidato Lula da Silva. Resta agora saber se as medidas adotadas para proporcionar transporte gratuito poderão levar mais eleitores para as secções eleitorais. O pior de tudo são as artimanhas dos bolsonaristas para prenderem em casa os lulistas,

PARTIDO “PARTIDO”

 A expressão do título da nota é esta mesma. Estamos falando do PDT, há pouco tempo a sigla política mais compacta e sólida do Estado do Ceará, mas que, de repente, passou a ser, no momento, uma agremiação política realmente partida em banda, como se diz na linguagem popular.

ESFACELAMENTO

Segundo insistem em afirmar os analistas da nossa política, o atual esfacelamento da sigla brizolista foi culpa do ex-ministro Ciro Gomes e do presidente regional André Figueiredo, com a “colaboração” do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi.

RELATORIA

Pelo que foi noticiado neste final de semana, o deputado federal André Figueiredo, presidente regional do PDT-CE, depois de algumas barbeiragens na condução do PDT que colocou o Governo do Ceará “no colo” do PT acerta na relatoria de Projeto de Lei que revoga vários trechos da Lei que criou a malfadada Reforma Administrativa. Trechos esses      que  só serviriam para prejudicar trabalhadores e funcionários demitidos, contra os quais havia propostas de perdas incalculáveis, geradas no Palácio do Planalto.

ATRAÇÃO MAIOR

 Segundo o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, que assumiu o poder por alguns dias, a Praia de Iracema será mesmo transformada no ponto mais atrativo do litoral de Fortaleza. Para isso, serão fechadas parcerias com importantes empresários daquela área, e atraídas outras empresas regionais e internacionais. Para início, ele assinou a decisão de que para a revitalização e modernização total da importante está decretada a isenção de IPTU e de ITBI para todos os que ali estão, ou serão instalados.

VOTAÇÃO DE PESO

 Antes da chegada de novas pesquisas eleitorais, especialistas se antecipam em avaliar a importância que terá para uma vitória final de Lula da Silva o volume da votação a ser conseguida por ele no Estado do Ceará. Entre outros cálculos, eles antecipam que, com apenas mais 6% da votação do primeiro turno, o volume de votos poderá compensar, sozinha as diferenças no Norte, Sul e Sudeste. Diante disso, explica-se o afã com Bolsonaro mandou para cá seus principais apoiadores, mesmo sabendo ser bastante tarde.

RAZÕES DO APELO

 A governadora Izolda Cela, ao esclarecer os motivos da sua entrada em cena para valer na campanha de Lula da Silva, esclarece a todos os cearenses que, diante da avalanche de votos que ele recebeu e ainda vai receber no Estado do Ceará, o nosso estado, mais do que nunca, necessita de um presidente que, no poder, venha a dar ao Ceará.

ADVERTINDO

 Por ocasião de conversas com imprensa do Sudeste e Distrito Federal, coordenadores de vários Institutos de Pesquisa vê advertindo a quem interessar possa a respeito do que poderá ocorrer na reta final e na apuração da votação para presidente da República. Para eles, pelo menos até o moimento, não funcionou o esforço da campanha de Jair Bolsonaro no sentido de neutralizar a grande maioria de Lula nos estados do Nordeste. Ao ponto de, em momentos de ironia, chegarem a referirem-se o NE como “o país de Lula”.

ATITUDE

O prefeito Cirilo Pimenta, do município de Quixeramobim, em vez de esperar que o Estado ou a União construísse o prédio da Faculdade de Medicina daquela Cidade, ele mesmo assumiu   reconstrução e adaptou nos mínimos detalhes uma escola estadual. Agora, só falta a governadora Izolda escolher a data para a inauguração daquele grande benefício para aquela Região.

SEM COICES

 Ontem, por ocasião de mais um debate político organizado pela Rede Record de TV, o presidente Bolsonaro teve, pela segunda vez, de “debater” sozinho, tendo já que o ex-presidente Lula, alegando “ter mais o que fazer” deixou de comparecer. De qualquer modo, Lula está certo, já que tais “debates” não têm passado de chances para Bolsonaro disparar seus “coices” verbais, ao passo em que Lula ocupa o final da campanha para expor, principalmente ,aos indecisos e os que pretendem abster-se de votar, o que não é nada bom para eles e o Brasil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Milhares de pessoas aproveitam serviços gratuitos na 2ª edição do Vem pra Alece

Foto: José Leomar/Alece   A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã deste domingo (28/04), a 2ª edição do Vem pra Alece...