quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publica no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2013
Esquerdas facilitam reeleição de Dilma
O ano vai chegando ao seu final e o que percebemos é que a oposição do governo da presidenta Dilma não conseguiu, pelo menos até esse momento, ganhar fôlego suficiente para despertar o interesse no eleitorado para uma eventual mudança de comando. As pesquisas apontam para uma vontade que é natural e inerente ao próprio ser humano que é a necessidade de mudanças, entretanto, ao que tudo indica, o brasileiro continua confiando que essas mudanças almejadas podem vir pelas mesmas mãos que vem conduzindo o País, nos últimos 11 anos.
Não há realmente como convencer a população com meros discursos de trazer o novo, quando toda a sua prática política sempre foi arraigada ao modelo mais atrasado de se fazer política, como são os exemplos de Aécio Neves e Eduardo Campos. Marina Silva, mesmo sendo uma figura que se mostrava disposta a apresentar esse novo modelo de fazer política, comprovou que não tinha mais do que discurso eleitoreiro ao se render ao pragmatismo político-eleitoral com o partido de Eduardo Campos, onde pretende eleger o maior número possível de parlamentares para sua Rede, mesmo ciente de que o modo de fazer política de Eduardo Campos vai de encontro a tudo que seu discurso de Nova Política sempre alardeou. Já o PSOL, vive um momento de divisão onde se tem posta uma candidatura, a do senador Randolfe Rodrigues, incapaz de unificar sequer o próprio partido, muito menos de agregar as demais legendas de esquerda em torno de um projeto de oposição nesse campo. Sem falar que contra o senador pesam as mesmas deficiências apontadas contra os demais candidatos, qual seja o modo ultraconservador de fazer política, por meio de alianças que vão desde políticos do DEM até do próprio PT, sendo certo que pelo menos metade do PSOL já declarou que não fará campanha para Randolfe se ele for mesmo confirmado como candidato na Convenção Nacional que deverá ser realizada ano que vem.
Com essas candidaturas aí postas, o PT estaria vivendo momento de tranquilidade com relação às eleições presidenciais do ano que vem não fossem as dificuldades em acalmar os egos de alguns de seus caciques que visualizam mais os projetos pessoais que a reeleição da Dilma, já apontada como prioridade máxima por Lula. E isso, por motivos mais que óbvios, pois nem a prisão dos chamados mensaleiros foi capaz de abalar a retomada da presidenta rumo à subida de seus índices de aprovação e preferência do eleitorado.
CURTO CIRCUITO

• Multa errada.
 Na França, informa-se que  a Câmara Baixa do Parlamento tomou estapafúrdia e gaiata medida, ou seja, deliberando que serão multados os clientes de prostitutas flagrados recebendo os “favores” dessas profissionais. Mas a Associação da categoria já “deu o grito”, ou seja, quem deve ser multado são os “xeixeiros”, ou seja, os acusados de dar calote nas meninas do ramo...
    
• Menos violência
 O titular da SSPDS, Servilho Paiva, que já exerceu essa mesma função em Pernambuco, onde a violência no campo foi reduzida pela metade, deu a “receita”, durante reunião do Agropacto para tratar desse grave problema. É preciso haver a mobilização de todos os poderes, do empresariado, da sociedade, e, principalmente, a divisão das tarefas com as prefeituras.
• Nacional. Para o deputado Danilo Forte (PMDB), a crescente onda de ataques a agências bancárias no Ceará, precisa ser tratada como um problema de amplitude nacional, e que, como tal, exige uma parceria entre os poderes em todos os níveis. Isso, ante a constatação de que se trata de ações de profissionais, em sua maioria, originários de outros estados, inclusive do Sul-Sudeste.
UMAS & OUTRAS
• Festival de erros
A ocupação da Assembleia Legislativa por grevistas da UECE, é marcada por muitas contradições. Eles têm razão quando cobram a contratação de professores, mas erram com essa estratégia de “invadir”, mesmo que pacificamente a sede do Legislativo em busca do apoio dos deputados, o que torna-se bastante difícil, numa Casa onde praticamente inexiste oposição.

• Defensora. 
Tomou posse, terça-feira, para mais um mandato na Defensoria-Geral do Ceará, a advogada Andréa Coelho, cujo trabalho à frente daquela instituição, tem sido alvo de merecidos elogios de todos os setores da sociedade. Entre outros aspectos da atuação de Andréa, destaca-se a sua persistente luta em defesa da autonomia financeira e administrativa da DGE.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...