domingo, 22 de dezembro de 2013

Vaticano: Papa adverte cúria contra ‘mediocridade’ e ‘fofocas’

FRANCISCO FEZ AS CRÍTICAS DURANTE DISCURSO DE NATAL NO VATICANO NESTE SÁBADO

O papa Francisco, durante seu discurso de Natal para a cúria do Vaticano neste sábado (21), alertou que o trabalho deles pode acabar na mediocridade, em fofocas e disputas burocráticas, caso esqueçam da vocação de servir à Igreja.
“Quando falta profissionalismo, há uma lenta caminhada em direção à mediocridade. Quando a atitude não é mais aquela de servir às suas igrejas específicas e seus bispos, a estrutura da Cúria se torna uma administração pesada e burocrática, constantemente inspecionando e questionando, dificultando o trabalho do Espírito Santo e o crescimento do povo de Deus”, afirmou.
Segundo o pontífice, as autoridades da Igreja precisam se opor conscientemente à fofoca. “Sejamos todos opositores conscientes, e lembrem-se que eu não estou simplesmente moralizando. A fofoca é prejudicial para as pessoas, nosso trabalho e nosso ambiente.”
O papa Francisco foi eleito em março para reformular a administração da Igreja Católica. Na semana passada, ele mudou o conselho consultivo da Congregação dos Bispos, responsável por analisar nomeações de bispos no mundo. O pontífice removeu o ultraconservador cardeal norte-americano Raymond Burke e o cardeal italiano também linha-dura Mauro Piacenza.

Nas próximas semanas, Francisco deverá nomear sua primeira leva de cardeais e, em fevereiro, vai presidir o terceiro encontro do seu chamado “Grupo dos Oito”, encarregado de apresentar propostas para reformular a administração da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...