sexta-feira, 1 de março de 2019

COLUNA PRETO NO BRANCO

Julieta Brontée 

                               CORRUPÇÃO, UM MAL GENERALIZADO

         O depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, em mais uma apresentação sua perante o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal, na visão do deputado Evandro Leitão, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa do Ceará, constituiu-se num dos espetáculos mais deprimentes e vergonhosos da História da Política e da Justiça do nosso país.  Na tribuna da AL-CE, o deputado pedetista afirmou que o procedimento de Cabral é mais uma prova de que o país está a necessitar de uma total limpeza em seus costumes políticos, enquanto ainda é tempo.
         Em seu pronunciamento, que foi cercado de muitos apartes sobre o triste episódio, o deputado Leitão fez questão de salientar que o “vício” por dinheiro sujo confessado pelo ex-gestor do RJ é prova cabal de que o país vive uma sequência de episódios destrutivos da nossa democracia. Tudo começou, diz ele, “quando bandos de políticos e de empresários corruptos envolveram-se em crimes desmascarados como das “sanguessugas”, “anões do Orçamento”, “mensalão”, assim como de ataques à Petrobras e outros, todos investigados pela Operação Lava-Jato. Essa é uma guerra que o Brasil não pode perder.
         Ante esse patético episódio, parlamentares apressam-se em afirmar que, embora a classe política seja uma das mais envolvidas em atos de corrupção, não é aceitável afirmar que são os políticos responsáveis pela maioria desses atos, que hoje se espraiam por outras categorias. Para eles, há corrupção até classes como dos médicos, advogados e engenheiros e outros. Deputados, em seus apartes defendem que cada legislativo, a começar pelo nosso, trate de formar uma ampla cadeia de combate à corrupção. Se a moralização política for assumida por esse poder em todo o país, já será um bom presságio.
                  CURTO-CIRCUITO

NOJEIRA E RISCO
Na quarta-feira, já no final dos trabalhos de Plenário da AL-CE, lideranças residentes nas proximidades do Instituto Médico Legal – IML, procuravam parlamentares para uma denúncia das mais graves, e que exige posicionamento rigoroso daquela Casa junto Às autoridades governistas. Segundo eles, os procedimentos do IML, nos exames cadavéricos estão sendo feitos a céu aberto, provocando uma fedentina insuportável, sentida à distância. O pior, segundo os denunciantes, é que toda essa nojeira ocorre nas proximidades de uma Escola de Gastronomia. Urgem providências para tal problema.
MATÉRIA OPORTUNA

 No mais recente número do jornal A Notícia do Ceará, saiu uma reportagem das mais oportunas, em relação às condições de algumas barragens públicas do Ceará. Aproveitando a repercussão das tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, aquele jornal adverte para os riscos que ocorrem nos açudes do Jaburu, em Ubajara, e Lima Campos, em Icó. São pelo menos dez dessas barragens que exigem medidas urgentes. Mas, o pior é que a instituição que poderia realizar esse trabalho, ou seja, o DNOCS se encontra de mãos atadas, sem equipamentos e sem recursos para esse fim.
WAGNER E O TRÁFICO

 Encontra-se em poder, e tramitando nas Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, das Finanças e Tributação e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Projeto de Lei de autoria do deputado Capitão Wagner (Pros), criando o serviço de telefonia exclusivo para denúncias sobre tráfico de drogas. Aos que quiserem denunciar esse crime, Wagner adverte que, além de total sigilo, eles terão gratuidade. Para ele, essa é uma das mais eficientes armas com que a sociedade pode se livrar das drogas, colaborando com as forças que batalham contra o crime.

ENTROSAMENTO NECESSÁRIO
O titular da Secretaria das Cidades, José Albuquerque, agora À frente de uma pasta que tem tudo a ver com cada município, participou, em Mauriti, de reunião da APRECE para a região do Cariri. Naquele evento, ele já teve o ensejo de ouvir de prefeitos, vereadores, secretários e lideranças todas as demandas mais urgentes das comunas daquela área, incluindo pontos que serão levados á Brasília na próxima “Marcha” para cobrar projetos e recursos, muitas delas que também já foram discutidas com os deputados que constituem a bancada federal do Ceará.

ORIENTAÇÕES QUE SALVAM
Nesta quinta, 28 e sexta, 01 de março, o comandante da Seção do Corpo de Bombeiros sediada na Assembléia Legislativa, Cel. BM William Borges coordena campanha de orientação destinada à época do Carnaval. Usando o Hall de Entrada da AL-CE, os bombeiros estarão distribuindo folders contendo advertências sobre os riscos do uso do vasto litoral cearense, onde muitas vidas têm sido ceifadas nos festejos mominos. Para os profissionais dessa importante corporação, embora haja salva-vidas em algumas das praias, é preciso cautela por todos os que ali se banharem.

PROTEGENDO OS ANIMAIS
 Toínha Rocha, filha do falecido grande radialista e deputado Paulinho Rocha, deixou a Câmara Municipal de Fortaleza para assumir a defesa dos animais. Nesta quinta-feira, ela esteve à frente de uma força-tarefa da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal, com um grupo de veterinários e com a presença do Vetmóvel, unidade de atendimento aos pets, e que é o único do Nordeste e um dos raros do país. Nessa ocasião, os atendimentos deverão acontecer no CUCA do Jangurussu. Sem dúvida uma nobre missão de quem respeita e ama os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

CONTRASTES

  Em vídeo, menino de 11 anos mostra orgulho do esforço do pai que foi a pé e na chuva buscar cesta básica e produtos de limpeza doados pelo...