Ferramenta facilita pesquisa de temas em discursos de deputados
Desenvolvida pela Câmara, plataforma Parla será útil tanto para cidadão comum como para acadêmicos
A Câmara lança, nesta terça-feira (2), a ferramenta Parla. Desenvolvida pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação e pelo Laboratório Hacker, o Parla vai mostrar quais são os temas mais debatidos pelos deputados no plenário da Câmara.
"Reforma da Previdência" foi o tema mais presente nos discursos em Plenário durante o mês de março
Juliana Baldoni é servidora do Departamento de Taquigrafia e participou do desenvolvimento do Parla. Ela explica que o discurso parlamentar é importante não só para a transparência do processo legislativo como também para a pesquisa e análise de conteúdo.
Simplificação
"O Parla surge para facilitar essa pesquisa. Vai simplificar para o público interno, como secretários parlamentares e técnicos de lideranças, mas principalmente para o público externo, para o cidadão acompanhar o que está sendo debatido, o que mais se tem falado, quais deputados têm falado sobre determinado assunto. Facilita também para os jornalistas e para os acadêmicos que utilizam o discurso parlamentar para pesquisa", explica.
Pesquisas
Os discursos podem ser pesquisados por mês, ano ou legislatura. A ferramenta computa os discursos de 2015 até agora. Também é possível utilizar filtros e separar os discursos por estados, partidos, gênero e fases da sessão plenária.
Funcionamento
O Parla utiliza a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para funcionar. O usuário pode optar por um entre dois métodos de análise de discursos: o "decision tree", que identifica qual foi o tema mais debatido dentro de um conjunto pré-estabelecido de 31 temas, e o "saco de palavras", que mede a frequência de expressões com duas ou três palavras no discurso do parlamentar.
A ferramenta já está disponível online. Para utilizar, basta acessar o site parla.camara.leg.br.
O lançamento da nova plataforma está marcado para esta terça-feira, às 16h, no Café do Salão Verde.
Reportagem – Nicole Mattiello
Edição – Ana Chalub
Edição – Ana Chalub
Com informações da Agência Câmara Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário