terça-feira, 18 de agosto de 2020

ESTUPRO DE MENOR DE 10 ANOS

 

Aborto: cearenses comentam caso de menina estuprada

Autoridades cearenses repercutiram, ao longo do dia de ontem (17), o caso da menina de 10 anos que engravidou após ter sido estuprada de forma recorrente pelo tio, no Espírito Santo, tendo sido levada, após o ocorrido, para fazer o procedimento de aborto legal neste fim de semana. A repercussão do caso em todo o País tratou principalmente da movimentação que grupos cristãos liderados por parlamentares conservadores fizeram para protestar contra o aborto, em frente à maternidade pública onde ocorreu o procedimento.

Ciro Gomes:

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) publicou em suas redes sociais uma nota rechaçando os protestos. “Se não bastasse a brutal violência sofrida por uma criança, ainda fazem de seu nome, sua privacidade, sua dor, campanha política. Não comigo. Em casos como esse, sigo exigindo as punições necessárias ao estuprador e aos urubus que infestam o País, e a devida atenção e proteção à vítima e sua família. Que os fanáticos religiosos se submetam à lei. É assim em uma democracia.”

Renato Roseno:

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza Renato Roseno (Psol) pontuou que o que ocorreu com a criança é “inominável”. “Vítima de estupro, tem que atravessar um martírio para acessar um direito previsto em lei porque hipócritas expuseram seus dados individuais e quiseram invadir o hospital. Nenhuma palavra da Ministra de Direitos Humanos sobre a responsabilização do agressor. É medieval.”

Larissa Gaspar:

A vereadora Larissa Gaspar (PT) também rechaçou a ação dos religiosos: “É repugnante que grupos e pessoas se utilizem dessa tragédia, de crimes de pedofilia e estupro para fazer proselitismo e atacar a vítima. Respeitem a criança, seus pais e a Lei!!” Ela também lamentou a violência sofrida pela criança e sublinhou, ainda, que a legislação brasileira prevê o direito ao aborto em determinados casos, incluindo o da menina capixaba. No Brasil, a gravidez pode ser interrompida legalmente quando a gestação decorre de estupro e quando há risco de morte para a mãe (o episódio atual se insere em ambos os casos), além de nas ocorrências de anencefalia do feto.

Heitor Férrer:

Já o deputado federal Heitor Freire (PSL), além de lamentar o caso, defendeu que se institua uma punição mais rígida nos casos de estupro. “Por causa de um criminoso sem escrúpulos, duas vidas foram destruídas. Por isso que continuo a favor da castração química para estupradores, pois crimes como este não podem jamais ficar impunes.”

O caso
A violência contra a menina de São Mateus, cidade a 218 km de Vitória, ganhou repercussão nacional. Ela foi abusada sexualmente ao longo de quatro anos pelo marido de uma tia. O homem, de 33 anos, foi indiciado pelos crimes de ameaça e estupro de vulnerável e está foragido desde que o caso veio à tona. A viagem, realizada em um avião comercial, deveria ter ocorrido de forma sigilosa, mas foi divulgada nas redes sociais de conservadores.

A ativista extremista Sara Giromini, conhecida nas redes como Sara Winter, chegou a publicar o nome da vítima, contrariando o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Justiça do Espírito Santo determinou o apagamento de posts que identifiquem a criança direta ou indiretamente.

Em Recife, grupos cristãos foram para a porta da maternidade na tarde de ontem para protestar contra a realização do aborto legal. Liderados pelos parlamentares Joel da Harpa (PP), Clarisa Tércio (PSC) e Cleiton Collins (PP), os ativistas cristãos fizeram rodas de oração, e médicos do hospital foram chamados de “assassinos”. Feministas também estiveram no local para defender o direito à realização do procedimento legal. O tumulto só terminou por volta das 20h30 de domingo.

Com informações de O ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...