O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, deputado Renato Roseno (PSOL), defendeu ontem (19), em audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, o avanço de discussões com vistas à implantação de uma renda básica no Estado. Sob a presidência de Roseno, essa audiência pública contou com participação de políticos de projeção nacional, como o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) e o deputado Marcelo Freixo (Psol).
Desigualdade
Em sua fala, Freixo destacou que no Brasil – que historicamente já é muito desigual – no últimos anos tem havido um recrudescimento dessa desigualdade e da precarização do trabalho nos últimos anos, o que reafirma a urgência de uma medida do tipo para amparar a população mais carente. O parlamentar carioca defendeu ainda que seja implantada uma politica tomando como base o que já existe hoje em termos de capilaridade dentro do Bolsa Família.
Para o ex-Senador e atual vereador por São Paulo, Eduardo Suplicy, antigo defensor da medida, a maior vantagem da implantação da renda básica seria “elevar o grau de dignidade real para cada ser humano”.
Já o deputado Renato Roseno ponderou que a aplicação dessa medida não teria necessariamente que significar uma redução de outros direitos na esfera pública. “Não queremos renda básica pra diminuir política social, queremos com política social. Não estamos trocando o SUS [Sistema Único de Saúde] e o Suas [Sistema Único de Assistência Social]”, enfatizou afirmando que isso é possível a partir do momento em que se tributa os mais ricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário