sábado, 8 de agosto de 2020

PRETO NO BRANCO - Coluna da Semana

 

MAL CONTAGIOSO 

Um dos males que sempre atingem os políticos de um modo geral, é o da imitação dos atos condenáveis praticados por políticos que se encontram no poder, pelos seus seguidores e admiradores fanáticos. Os exemplos são incontáveis, mas preferimos destacar um que, bem atual, está acontecendo na Assembleia Legislativa do Ceará. Naquela Casa, a deputada Dra. Silvana (PL), defensora fiel do presidente Jaior Bolsonaro, afirmou que só Jesus cura o coronavírus, que é uma punição divina aos pecados humanos. Até aí, ela está certa. Só que, além dessa demonstração de fé no Salvador, a Dra. Silvana,  pastora de almas e uma conceituada médica de corpos comete um erro lamentável, ao declarar abertamente preferir o uso da cloroquina às máscaras, o maior preventivo contra o COVID-19.

A doutora desrespeita o que representa s segurança contra a pandemia, por um medicamento inútil e prejudicial desmoralizado pela medicina do mundo inteiro, incluindo a OMS. A imitação das patetices do presidente, pelo visto, é contagiosa para os seus adoradores.    

         Diante dessa situação, fica claro que o presidente Bolsonaro, em sua cegueira pela cloroquina, não se encontra solitário. O presidente, como sabemos, continua sendo acusado como o principal culpado pela pandemia do coronavírus no país, com o que nos colocou na “lanterna” dos países no combate a esse mal. Portanto, se a deputada Dra. Silvana vier a sofrer sérias perdas eleitorais em 2022, não poderá atribuir tais prejuízos a azares ou traições da política, mas sim, por ter contribuído de forma perigosa, para ameaças às vidas, imitando um presidente insensato. Enquanto isso, já são cem mil vidas perdidas pelo negacionismo, pelo desprezo à ciência.

 

CURTO – CIRCUITO 

FISCALIZAÇÃO FEROZ

Tosos os partidos políticos, seus dirigentes, candidatos e filiados estão sendo advertidos seriamente pelo TSE, através dos Tribunais Regionais Eleitorais, incluindo o Ceará, no sentido de que será rigorosíssima, na campanha eleitoral e no pleito deste ano a fiscalização em cima de gastos eleitorais em todos os sentidos.

ADVERTÊNCIA  

O TSE alerta que haverá um monitoramento generalizado em cima de despesas que incluam dinheiro não originário do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. Qualquer quantia que não seja com dinheiro oficial poderá resultar em advertência, multa e até suspensão das atividades da sigla flagrada.

LENIÊNCIA OU CLEMÊNCIA?

Enganou-se redondamente quem acreditou que os chamados acordos de leniência, com que a Operação Lava-Jato conseguiu alargar os seus horizontes em termos de investigações de atos de improbidade, corrupção e organização criminosa. Na verdade, esse tipo de colaboração com a Justiça, vinda de indivíduos denunciados e acusados, existe em muitos países. Em Portugal, o acordo de leniência é chamado de acordo de clemência.

 NOVA REGRA

No Brasil, a partir de agora os acordos de leniência poderão ser feitos também com o Tribunal de Contas da União, Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União e até com o Ministério da Justiça. Só que, com essa nova regra, enquanto muitos acusados, que antes tinham suas penas reduzidas, a vantagem que terão é de impedir ampliação de suas penas. Ou o crime continuaria compensando.

 BOA ATUAÇÃO

 A deputada estadual Érika Amorim (PSD), teve destacada atuação como palestrante no evento virtual em que o PSD-CE promoveu os primeiros debates a respeito do pleito de novembro. Coube à representante pessedista desenvolver tema do maior interesse para o mundo feminino, sob o título “Mulher, teu lugar é na política”. O objetivo maior é o de dar mais motivações às mulheres de todo o estado para que se decidam pela participação efetiva na política.

 FIGURANTES

 Para a deputada Erika Amorim, não dá mais para ver as mulheres aparecendo apenas como figurantes a cada pleito realizado. Seria, segundo ela, um grande triunfo para as mulheres, conquistar os 30 das vagas na Assembleia Legislativa. Teríamos, então 14 das 46 cadeiras daquela Casa.

 GRANDE BENEFÍCIO

 A partir de segunda-feira (10), estarão disponibilizados para todos os estudantes da rede pública estadual de ensino básico, programas educativos de excelente qualidade, através da emissora de Televisão da Assembleia Legislativa e da TV Ceará. Trata-se de um projeto de amplitude nacional, de parceria entre a Secretaria Estadual da Educação, União Nacional de Diretores Municipais de Educação, e do Conselho Nacional de Secretários da Educação.

 COMPENSAÇÃO

 Segundo o deputado Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de educação da Assembleia Legislativa, esses programas educativos serão uma das maneiras mais prática para compensar as perdas dos estudantes com a presença do COVID-19.

                                                       

UMAS & OUTRAS

RAÇA CEARENSE

 Segundo recentes levantamentos feitos pela Junta Comercial do Estado do Ceará – JECEC, a recuperação da quantidade de novas empresas fundadas no Ceará, apesar de todos os problemas criados com a pandemia do coronavírus, é extremamente surpreendente, e demonstra a raça dos cearenses, mesmo em relação a um inimigo tão perigoso.

 NOVAS EMPRESAS

 Segundo mostra a presidente da JUCEC, Carolina Monteiro, até o momento deste ano, foram criadas e devidamente registradas nada menos do que 4.300 novas empresas, com ampla predominância daquelas especializadas em serviços. Para ele, crescendo o recuo do COVID-19, será resgatada a pujança das pequenas empresas, as que mais empregam.

BEM-VINDO, DEPUTADO

 Congratulamo-nos com o ex-deputado federal e estadual, e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Pinheiro Landim que, após 30 dias de UTI com COVID - 19, recebeu alta. Landim foi um grande presidente, grande deputado e grande vítima das injustiças da política.

 UMA GRACINHA!

 A empresa cearense LokaTuk, vai implantar, nas cidades de Quixadá, Itapipoca, Boa viagem e Santa Quitéria uma linha de TUK-TUK, de triciclos aplicativos, comprados da China, e que terão taxas módicas. Eles custarão, em média R$ 20 mil e serão montados no Porto de Santos.                                                       

FALTA RIGOR

 Para o deputado Leonardo Araújo (MDB), embora haja motivos de sobra para se saudar os 14 anos da Lei Maria da Penha, há o que se lamentar que, apesar do heroísmo da sua inspiradora, ainda haja muita violência e feminicídios, devido à leniência e lerdeza nas punições.

BOA PROPOSTA     

 Ao assumir cadeira na Assembleia Legislativa, o suplente Tadeu Oliveira (PSB) já entra acertando, ao propor, através de PL, o Programa Educação Empreendedora e Inovadora, para estudantes de tempo integral. A meta é mostrar na escola o valor do empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...