quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Embaixador da França visita a UFC e discute reforço da cooperação com a Universidade

Com a intenção de reforçar as relações de cooperação entre as instituições de ensino francesas e a Universidade Federal do Ceará, o Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, reuniu-se na tarde dessa terça-feira (23) com o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos. Como resultado do encontro, abriu-se a possibilidade de uma maior presença do país europeu na Casa de Cultura Francesa e na criação de novos projetos de cooperação em áreas como Engenharia e Medicina.

No encontro – que também contou com a presença do Cônsul-Geral da França, residente em Recife, Bruno Bisson –, o Reitor apresentou as atividades que a UFC já realiza em parceria com instituições francesas. Participaram da reunião o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Prof. Jorge Lira, e o Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior. A Coordenadora da Casa de Cultura Francesa, Profª Elisandra Magalhães, apresentou a atuação da Instituição no ensino da língua.

Veja outras imagens da visita do embaixador no Flickr da UFC: https://goo.gl/7pkrVP

"É uma deferência para a Universidade a visita do embaixador, recém-chegado ao País, que vê nossa Instituição como prioridade, pelo protagonismo que ela tem nessas relações com a França e pela quantidade e variedade de projetos de cooperação em curso", destacou o Reitor Henry Campos. Atualmente, a UFC possui 29 acordos vigentes com 22 instituições francesas de ensino, o que faz da França o país com maior parceria com a Universidade.

Um dos principais resultados do encontro, conforme avalia o Reitor, foi a abertura de perspectiva de parcerias mais efetivas entre o governo francês e a Casa de Cultura Francesa. “Isso é muito bom. Há, por exemplo, a possibilidade da presença de um leitor, que é um nativo que fica participando das atividades da casa. Nós já temos isso na Casa de Cultura Alemã, por exemplo”, destaca.

"É muito importante a presença de um leitor francês, para que os professores e estudantes possam interagir. O leitor, que é um professor que viria por um período de um ano, ajudaria na interação com outras instituições de cultura francesa", assinala o embaixador. A Casa de Cultura Francesa possuía 855 alunos no último semestre e está com vagas abertas para novos 170 alunos neste semestre.

PROJETOS – Laurent Bili reforça que já existem vários projetos de cotutela e de duplo diploma entre a UFC e instituições francesas e que sua intenção é reforçar essa relação com o Ceará. "Há a sorte de a UFC possuir um reitor francófono e que fez parte de seus estudos em Medicina na França. Isso facilita o desenvolvimento, a dinâmica dessa cooperação", ressalta.

Os cursos de Engenharia e de Medicina, assim como os de Ciências Exatas foram apontados como destaques para a realização de projetos conjuntos. "Vimos a possibilidade de estreitar ainda mais relações nessas áreas, que já são bastante próximas, com o duplo diploma, através do programa chamado Brafitec (Brasil/France Ingénieur Technologie). Enfim, a reunião permitiu muita coisa que possa nos ajudar na consolidação e no fortalecimento da política de internacionalização, que é uma das principais metas de nossa gestão", avalia o Reitor Henry Campos.

Fonte: Coordenaria de Comunicação Social e Marketing Instituciona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...