Globo aumenta valor por Brasileiro,
mas oferece um quinto da Turner
Pressionada
pela concorrência, a Globo aumentou a sua proposta aos clubes pelos direitos de
transmissão do Brasileiro de 2019 em diante, principalmente para a TV Fechada.
Ainda assim, a nova oferta da emissora carioca representa um quinto do valor
oferecido pelo grupo Esporte Interativo/Turner na TV Fechada. Agora, são R$ 100
milhões da Globo contra R$ 550 milhões do EI considerados todos os times em
ambos os casos.
A Globo não comenta os valores das propostas feitas alegando
que as negociações estão em andamento. A emissora carioca confirmou ao blog, no
entanto, que apresentou ofertas com novas condições. “Mas podemos afirmar que
não fizemos proposta para pacote global, e sim uma proposta com valores para
todas as janelas: TV Aberta, TV Paga, PPV, Internet, Direitos Internacionais e
Placas, seguindo o modelo vigente onde temos contratos separados por janelas'',
afirmou Pedro Garcia, diretor da Globo Esportes.
A diferença de valores dentro da faixa da TV Fechada tem
sido explorada pela Turner para tentar convencer os clubes a aceitar sua
proposta. Em contrapartida, a Globo tenta acenar com o valor global superior,
embora fatiado em cada contrato. Até porque o Cade (Conselho Administrativo de
Defesa Econômica), órgão de regulação, proibiu a venda de todos os direitos em
pacote por ferir a livre concorrência.
Entre os clubes que estão em disputa, está o São Paulo, cujo
Conselho Deliberativo votará o contrato de tv nesta terça-feira. A Turner
enviou por e.mail sua proposta detalhada para evitar que o clube se acerte com
a emissora carioca.
De início, a Globo oferecera para os clubes um contrato com
redução de 25% na TV Aberta, e a manutenção de R$ 60 milhões para os direitos
de TV Fechada incluídos todos os clubes. Equipes como Corinthians, Vasco,
Botafogo, Atlético-MG e Cruzeiro aceitaram. Então, o Esporte Interativo
apresentou uma proposta nove vezes superior apenas para a TV Fechada.
Atraiu nove clubes para a mesa de negociação e conseguiu se
acertar com cinco, entre eles o Santos e o Internacional. Neste processo, a
Globo reagiu e aumentou o valor da TV Fechada para atingir os R$ 100 milhões no
total. A emissora entende que sua proposta é mais vantajosa apesar do valor
inferior.
Aqui, cabe uma explicação: os contratos são individuais com
valores diferentes na TV Aberta, mas no acordo da fechada consta o montante
global pago a todos. Isso se repete tanto no caso da Globo quanto do Esporte
Interativo. No caso da emissora carioca, a oferta total vale caso feche com
todos os 20 times da Série A.
A arma da Globo é a sua proposta que inclui a TV Aberta,
Fechada, internet e outros direitos. No total, a emissora acena com R$ 1,1
bilhão para todos os clubes, sendo R$ 1 bilhão pela Aberta. Isso representa um
aumento de 19% sobre R$ 840 milhões atuais, isto é, repõem a inflação nos
próximos dois anos. A emissora abriu o número global para todos os clubes que
ainda negociam com ela para mostrar que está reajustando, e não reduzindo o
total como antes.
Outra promessa da Globo é mudar a divisão de cotas de
televisão e torná-la mais igualitária: 40% igual, 30% por posições no
campeonato, e 30% por audiência. É uma forma de combater o Esporte Interativo
que ofereceu divisão de cotas no modelo inglês, com 50% igual, 25% por posição
e 25% por audiência. A questão é que há empecilhos para a Globo mudar seu
formato como o acerto já feito com o Corinthians que prevê uma cota maior.
E o Flamengo ainda está com negociação aberta e não quer
igualdade. Outros clubes que ainda não se acertaram com nenhuma emissora são o
Palmeiras e o Grêmio.
Ambas as redes de televisão fazem
ofertas de adiantamentos, que chamam de luvas. No caso da Globo, a oferta é de
R$ 60 milhões, e do Esporte Interativo é de R$ 40 milhões. Outros fatores como
medo de retaliação e necessidade de agradar patrocinadores influem em favor da
Globo. A emissora nega que vá retaliar clubes.
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