sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


                    Viaduto da morte
Julieta Brontée
         O acidente que causou a morte de dois operários e deixou cinco outros trabalhadores feridos, em obras viárias contratadas pela Prefeitura de Fortaleza à uma construtora de grande porte como a Ferreira Guedes, chama nossa atenção para as condições de trabalho dos operários da construção civil em nosso país. Como é que numa obra desse porte pode ter ocorrido um acidente dessa natureza que levou a óbito pais de família, deixando outros gravemente feridos? Que cuidados não foram tomados e por quem, para que tal acidente possa ter ocorrido? Será que houve falha na fiscalização? Indispensável que tais questionamentos sejam respondidos o quanto antes para que os demais trabalhadores possam ter segurança de que estarão seguros ao continuarem a prestação do serviço seja nessa obra, seja para esse empregador.
         Uma vida perdida é um bem que não se tem como repor ou reparar. Nenhuma indenização é capaz de sanar a dor de quem perde um pai, um filho, um irmão ou um marido, um ente querido. Não se trata de mera perda material, mas da vida, de dano irreparável e que, por isso, deve ser evitado a qualquer custo.
         A sociedade cearense aguarda ansiosa pelos esclarecimentos prometidos, seja pela prefeitura, que contratou o serviço, seja pelo Ministério Público, que investiga o caso. E as famílias enlutadas merecem que essas mortes não tenham sido em vão.  Estamos atentos, e também queremos respostas para que esse viaduto, que ainda nem nasceu, não passe a ser conhecido como o viaduto da morte.

          CURTO CIRCUITO
Emenda providencial
Os grandes atos dos nossos homens públicos, deveriam ser acompanhados com mais atenção, para fazer-lhes justiça. É o caso de parecer do senador Tasso (PSDB), sobre a venda de imóveis caros.
Era assim:
 O governo queria alíquotas mais altas para imóveis mais  baratos, e mais baixas para os mais caros. Com seu parecer, Tasso inverteu essa situação.
Troca-troca
O Governo aceita o pedido de demissão de Guilherme Sampaio na cultura e engatilha Bruno Pedrosa pro lugar. A licença de Pedrosa abre espaço na AL para outro aliado de Camilo na.

Não sou baú
Devagarinho estão voltando a procurar as coisas da Coelce de antigamente. Os questionamentos chegam ao ponto que querem muitos políticos, a Coelce de volta ao Governo. Alegam que a empresa só cuida dos seus lucros, de atender ao cliente, nada.
Em boas mãos 
O governador Camilo reuniu-se no Palácio da Abolição com Socorro França para se atualizar a respeito do andamento das investigações sobre a terrível “chacina de Messejana”, que resultou em 11 mortes e muitos feridos. Socorro França  é chefe da Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos  de Segurança Pública e Sistema Penitenciário.
Hospital Regional
Há motivos para as populações do Sertão Central festejarem. Segundo informa o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o Hospital Regional daquela região entrará em pleno funcionamento a partir de março.
 Acredite se quiser
O problema maior da imobilidade do Hospital nem era verbas, mas sim, falta de água, agora garantida pelo Governo do Estado.
Troca oportuna
A política é cheia de lances sérios, mas há alguns bem jocosos. É o caso do Partido Social Democrático e do Partido da Mulher Brasileira, no Ceará. O primeiro, presidido por uma mulher, Patrícia Aguiar; o segundo, dirigido por um homem, o deputado Domingos Neto, filho dela. Finalmente, eles trocaram de posições. Coisas da “janela”
Salve-se quem puder!
São imensas as preocupações de deputados federais e estaduais, em relação ao pleito municipal deste ano. Conta-se, na AL, que, a cada vez que um deles “cochila”, os colegas “mergulham” em cima de suas lideranças, aproveitando-se da “janela”. Hoje, diz um deles, ninguém tem total controle sobre os seus aliados, alvos de assédios permanentes.
Começo do fim
Os políticos deveriam estar mais atentos ao que diz o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto sobre a situação dos partidos, hoje. Para ele, a onda de corrupção atingiu de cheio os partidos em ação, alguns devendo sumir. Isso, diz ele, poderá ajudar a inflar pequenos partidos e, para festa dos políticos oportunistas, a criação de novas siglas.
Convidado
Luiz Gastão, presidente da Fecomercio no Ceará, foi o convidado especial para a inauguração do Espaço Criança que  governador Camilo e dona Oneida inauguraram esta semana na Praça Luiza Távora.
Encouraçado

Quanto mais se mexe no lamaçal da política na Câmara, mais se constata que o atual presidente daquela Casa se parece com um navio “encouraçado”.  Haja vista algumas declarações reservadas de ministros do STF sobre as possibilidades de cassação de Cunha por aquela corte. “São bastante remotas essas chances”, afirma um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...