Ministro relator fará tratamento de saúde na Alemanha e o julgamento, que está na fase do cálculo das penas dos réus condenados, fica suspenso por 13 dias
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderá por 13 dias o julgamento do mensalão devido à viagem do ministro relator, Joaquim Barbosa, à Alemanha para um tratamento de saúde.
A sessão desta quinta-feira será a última deste mês. Depois, somente no dia 7 o tema será retomado em plenário.
O presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, consultou o plenário sobre o novo calendário. Além de retirar o tema da próxima semana, a sessão prevista para o dia 5 foi remarcada para a manhã do dia 8. Na próxima semana o tribunal julgará outras matérias.
O julgamento do mensalão entrou nesta semana em sua fase final, quando os ministros fazem a dosimetria, ou seja, o cálculo das penas dos 25 réus condenados por crimes relativos ao escândalo. Resultado parcial: Pena de Valério pode chegar a 40 anos de prisão
Até o momento, eles fixaram as penas atribuídas ao publicitário Marcos Valério, apontado como operador do esquema de corrupção, em mais de 40 anos de prisão. Este número, entretanto, não é definitivo.
Isso porque o Supremo ainda tem que estebelecer as penas referentes aos outros crimes e decidir de que forma aplicará alguns critérios, entre eles o princípio de nexo de causalidade, que, na prática, pode atenuar as penas dos réus em cada condenação.
Com Agência Estado
Com portal IG

Nenhum comentário:
Postar um comentário