Multidão "invade" Shopping
RioMar, no dia de sua inauguração, no Recife (PE) Foto: Diario de Pernambuco |
A
biologia nos oferece uma resposta: os seres humanos evoluiram em pequenos grupos
sociais em que a imagem e o status têm importância primordial, não somente para
a sobrevivência, mas também para atrair parceiros,impressionar
amigos e criar filhos. Hoje, em dia, ornamentamo-nos com bens e serviços mais
para impressionar os outros do que por curtirmos ter um pedaço de matéria - que
torna 'materialismo' uma expressão profundamente enganosa no que diz respeito a
grande parte do consumo.
Muitos produtos são, primeiramente, sinais, e só em segundo plano assumem o aspecto de objetos materiais. Nosso vasto cérebro socioprimata evoluiu rumo a uma meta social predominante: fazer bonito para os outros. E comprar produtos impressionantes, numa economia baseada em dinheiro, é apenas a maneira mais recente de alcançar esse objetivo."
("Darwin vai às Compras - Sexo, evolução e consumo" Miller, Joffrey. BestSeller, 2ª ed., RJ, 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário