![]()  | 
| Multidão "invade" Shopping 
RioMar,  no dia de sua inauguração, no Recife (PE) Foto: Diario de Pernambuco  | 
A 
biologia nos oferece uma resposta: os seres humanos evoluiram em pequenos grupos 
sociais em que a imagem e o status têm importância primordial, não somente para 
a sobrevivência, mas também para atrair parceiros,impressionar 
amigos e criar filhos. Hoje, em dia, ornamentamo-nos com bens e serviços mais 
para impressionar os outros do que por curtirmos ter um pedaço de matéria - que 
torna 'materialismo' uma expressão profundamente enganosa no que diz respeito a 
grande parte do consumo. 
Muitos produtos são, primeiramente, sinais, e só em segundo plano assumem o aspecto de objetos materiais. Nosso vasto cérebro socioprimata evoluiu rumo a uma meta social predominante: fazer bonito para os outros. E comprar produtos impressionantes, numa economia baseada em dinheiro, é apenas a maneira mais recente de alcançar esse objetivo."
("Darwin vai às Compras - Sexo, evolução e consumo" Miller, Joffrey. BestSeller, 2ª ed., RJ, 2012)

Nenhum comentário:
Postar um comentário