quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia do Idoso: Programação

Ações de conscientização no Dia do Idoso

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer aumentou 12,3 anos, entre 1980 e 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando de 62,6 para 74,9 anos. Cada vez mais homens e mulheres de todas as idades precisam aprender a envelhecer de forma saudável. Com o objetivo de orientar a população, a Secretaria da Saúde do Estado promove, hoje,  das 14 às 18 horas, no Shopping Benfica, ações de conscientização, serviços gratuitos e orientação sobre alimentação saudável, prevenção de quedas, Mal de Alzheimer e disfagia. A iniciativa marca o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.
Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), as pessoas vivem mais em razão de melhorias na nutrição, das condições sanitárias, dos avanços da medicina, dos cuidados com a saúde, do ensino e do bem-estar econômico. No Brasil, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem entre suas diretrizes o envelhecimento ativo e saudável e a atenção integral e integrada à saúde dos idosos.
 Programação
O Shopping RioMar também realizará uma programação especial para esse público, incluindo aulas de ginástica, oficinas de memória e pintura, dança de salão, massoterapia e exposições, entre outros. Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estará presente, para fazer o credenciamento de vagas para os idosos, entre os dias 2 a 4 de outubro. Já o Sindiônibus, será responsável pelo credenciamento para carteira de transporte e cultural e estará todos os dias com um stand no shopping. A vacinação contra Influenza A também será oferecida pelo Distrito de Saúde da Secretaria Regional II, no sábado (3), das 14 às 17 horas.
A Semana da Melhor Idade RioMar será de  1º a 4 de outubro, começando a partir das 10 horas. Todos os serviços são gratuitos e acontecem no Piso L1 próximo à Le Biscuit.
Os idosos que vivem em abrigos e asilos de Fortaleza poderão participar das atividades. O shopping oferecerá um ônibus, que fará diariamente o traslado deles para que possam usufruir das ações e terem um dia diferente da realidade deles.
“A Semana da Melhor Idade é uma oportunidade de promovermos a saúde e o bem-estar dos idosos, um público cada vez mais presente em nossa sociedade e que precisa de toda nossa atenção e cuidado”, afirma a gerente de marketing do RioMar, Michele Ribeiro.
Decon
No Dia Internacional do Idoso, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Cosumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), divulga junto aos consumidores um guia elaborado pelo órgão com informações importantes que devem ser de conhecimento dos idosos. De acordo com o Sistema Nacional de Informações e Defesa do Consumidor (Sindec), os idosos ocupam 20,59% das reclamações instauradas no Decon, no período de 1º de janeiro de 2015 a 29 de setembro de 2015.  
A Lei nº 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso, define medidas de proteção às pessoas com mais de 60 anos. Mesmo estando há 12 anos em vigor e representando um avanço, ainda não é uma ferramenta integralmente eficiente. Isso se deve, na avaliação de especialistas, ao fato de que muita gente desconhece os direitos que são assegurados por lei. Com o objetivo de contribuir para mudar essa situação, o Decon elaborou um pequeno guia com informações direcionadas aos idosos e para toda sociedade, para que conheçam o direito desse público. “Se a pessoa não sabe, por exemplo, que o Estatuto do Idoso garante que medicamentos de uso contínuo sejam adquiridos de graça nas farmácias populares, ela vai deixar de se beneficiar de um direito”, destaca a secretária Executiva do Decon, Ann Celly Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...