MP vai ouvir vereadores sobre desvio de R$ 11 milhões
Também foram notificados seis servidores da Câmara, atualmente afastados das suas funções, e funcionários dos Correios que também serão convocados para prestar depoimento.
A ação é um desdobramento das investigações que culminaram com o oferecimento de denúncia contra os ex-vereadores Antônio Farias de Sousa, o “Aonde É”, e Leonel Alencar Júnior, o “Leonelzinho Alencar”. Nessa fase atual, o órgão investiga esquema de desvio de verba mediante apresentação de recibos falsos dos Correios para justificar as despesas dos gabinetes. O rombo nos cofres públicos do Poder Legislativo é de aproximadamente R$ 11 milhões, segundo informações do MP.
“Sofisticado”
Marcus Amorim afirmou que o órgão está preparado um cronograma de depoimentos, explicando que, desde que se iniciaram as investigações, o MP manteve o caso em sigilo, devido à necessidade de cumprir mandados de busca e apreensão, além da análise das documentações e, agora, não há mais necessidade. “Temos uma documentação que mostra de forma clara que foi montado um esquema sofisticado de simulação de despesa”, salientou Marcus, acrescentando que tal prática se desenvolveu, pelo menos nos últimos sete anos, mediante apresentação de recibos falsos para justificar despesas dos gabinetes dos vereadores.
E ainda
Outras linhas de investigação relacionadas ao desvio da VDP envolvem despesas fictícias de passagens aéreas e terrestres, locação de veículos, material gráfico, dentre outras. O MP quer desvendar a destinação do dinheiro e outros participantes do esquema e não afasta novas prisões e indisponibilidade de bens de investigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário