quarta-feira, 28 de outubro de 2015

VDP: Desvio de finalidade

MP vai ouvir vereadores sobre desvio de R$ 11 milhões

Os vereadores de Fortaleza serão ouvidos, nos próximos dias, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para prestar esclarecimentos sobre o desvio de Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) da Câmara Municipal. O promotor de Justiça encarregado do caso  informou que além dos atuais vereadores, ex-parlamentares também podem ser convocados a prestar esclarecimentos. Na tarde de ontem, o presidente do Legislativo municipal, Salmito Filho, convocou uma reunião de emergência com os parlamentares fora das dependências da Casa para discutir o assunto.
Também foram notificados seis servidores da Câmara, atualmente afastados das suas funções, e funcionários dos Correios que também serão convocados para prestar depoimento.
A ação é um desdobramento das investigações que culminaram com o oferecimento de denúncia contra os ex-vereadores Antônio Farias de Sousa, o “Aonde É”, e Leonel Alencar Júnior, o “Leonelzinho Alencar”. Nessa fase atual, o órgão investiga esquema de desvio de verba mediante apresentação de recibos falsos dos Correios para justificar as despesas dos gabinetes. O rombo nos cofres públicos do Poder Legislativo é de aproximadamente R$ 11 milhões, segundo informações do MP.

“Sofisticado”
Marcus Amorim afirmou que o órgão está preparado um cronograma de depoimentos, explicando que, desde que se iniciaram as investigações, o MP manteve o caso em sigilo, devido à necessidade de cumprir mandados de busca e apreensão, além da análise das documentações e, agora, não há mais necessidade. “Temos uma documentação que mostra de forma clara que foi montado um esquema sofisticado de simulação de despesa”, salientou Marcus, acrescentando que tal prática se desenvolveu, pelo menos nos últimos sete anos, mediante apresentação de recibos falsos para justificar despesas dos gabinetes dos vereadores.

E ainda
Outras linhas de investigação relacionadas ao desvio da VDP envolvem despesas fictícias de passagens aéreas e terrestres, locação de veículos, material gráfico, dentre outras. O MP quer desvendar a destinação do dinheiro e outros participantes do esquema e não afasta novas prisões e indisponibilidade de bens de investigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...