segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Homens, cuidado com o câncer!

CE: Câncer de próstata mata mais que o de mama

No próximo mês de novembro, os urologistas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) reforçam orientações aos pacientes sobre a importância da prevenção para os casos de câncer de próstata e outras doenças comuns à população masculina na campanha “Novembro Azul”. Segundo o urologista Lúcio Flávio Gonzaga Silva, do HUWC, mais morrem homens com câncer de próstata do que mulheres com câncer de mama. Dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) comprovam isso, aponta o médico. De acordo com a Sesa, o câncer de próstata matou 622 homens contra 529 vítimas do câncer de mama feminina em 2013.
A proporção de óbitos em idosos (60 anos ou mais) foi, em ordem decrescente, por próstata (95,3%), estômago (75,5%), pulmões (73,1%), colo de útero (49,2%) e mama feminina (47,6%). Em 2014, foram estimados 10.480 casos novos de câncer para o sexo feminino, sendo 2.060 de mama. Entre os homens, estimaram-se 9.600 novos casos de neoplasia, com 2.350 deles de próstata.
Ao analisar as taxas de mortalidade por neoplasia maligna de 2009 até 2013, observa-se uma crescente cada vez mais preocupante. Pesquisas ratificam a negligência do homem com a própria saúde. Levantamento feito pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) aponta que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...