segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                                               REDE DE ARRASTO

Julieta Brontée
            O Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva, depois que conseguiu sua legalização junto ao TSE, já está sendo apelidado de Rede de Arrasto, tal a quantidade de políticos dos mais diversos Partidos das mais diferentes ideologias, que têm buscado a legenda para se abrigar. Aqui no Ceará já se sabe que a vereadora Toinha Rocha deixou o PSOL, com quem andava às turras por suas ligações com o prefeito Roberto Cláudio e já debandou para o Rede. Ninguém se surpreenda se o novo Partido já nasça adesista, pois no Recife, por exemplo, os vereadores do PT, Luiz Eustáquio e Sérgio Leite, que não se sentiam confortáveis na oposição ao prefeito Geraldo Júlio, já correram para se deitar na Rede marinista.
            Em vários Estados a vocação governista do Rede tem sido notada. O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, por exemplo, não obteve sucesso ao procurar a legenda na tentativa de se lançar como candidato oposicionista em sua cidade, contra o prefeito Gustavo Fruet. Grega se filiou ao PMN e já se lançou como forte candidato de oposição.
            Ao que parece o Sustentabilidade do Rede nada tem a ver com o Meio Ambiente como eles querem fazer crer, mas com a sustentabilidade dos governos que o Rede pretende sair apoiando pelo Brasil. Portanto, Rede Sustentabilidade de Governos, apenas mais do mesmo.

                        CURTO CIRCUITO
Renitente
              Desmentindo todos os que julgavam que ele retornaria “ao colo” do governo depois de o seu PMDB faturar o “filé” do Ministério da Saúde, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha bate na mesa, e afirma não ter mais condições de deixar de ser oposicionista. Mas assegura que não tomará medidas prejudiciais à população em hora de crise.
Separação
Lideranças políticas e empresariais de Sobral, mostram-se surpresas ante a perspectiva da criação da Região Metropolitana da Ibiapaba, reunindo 08 cidades da serram e mais 08 do entorno.
Apoio
Com esse projeto, que conta com o apoio de três deputados federais e cinco estaduais, Sobral perde metade da sua área de influência.
Posição
                Embora praticamente ingressante no PSB, o deputado Heitor Férrer, cujos laços com o PDT têm mais de 30 anos, tem posições a respeito do comportamento do partido em nível nacional. Para ele, o PDT, ao aceitar ministério, deve fazê-lo para ajudar o país a sair da crise, e não para se participar da base partidária da presidente Dilma.
Sem brincadeira
               Para o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, de volta ao PR, os adversários do prefeito Roberto Cláudio precisam evitar excessos de euforia com pesquisas do IBOPE-PMDB. Na sua visão, é arriscado enfrentar adversários que têm a caneta na mão. Um 2º turno, contra um prefeito, que mesmo com atuação medíocre, exige cautela.
Batalha
                No momento em que completa um ano à frente da FIEC, o presidente da entidade máxima da indústria no Ceará diz que a importância daquela instituição, não se resume apenas a proteger e concatenar o setor industrial. A função da Casa da Indústria, segundo ele, é intermediar, junto aos poderes públicos, os interesses de uma classe empregadora.
Promessa
            A menos de um ano do pleito municipal de 2015, um partido – o Solidariedade, promete o que é para todos os partidos prometerem: uma malha finíssima, para a escolha de seus candidatos a prefeito e vereador em 2016. Em nossa mira, as adesões ao partido da Marina.
E também...

...se esse princípio estivesse sendo realmente respeitado, não teríamos “mensalões”, “petrolões” nem “cuecões” servindo de “cofre”...      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...