sexta-feira, 25 de outubro de 2019

COLUNA PRETO NO BRANCO


VISITA PRESIDENCIAL

            Finalmente, um presidente da República se dispôs a se deslocar para o Nordeste, com o objetivo de tomar conhecimento “in loco” da calamidade ambiental que e abateu sobre quase todas as regiões litorâneas nordestinas. Mas, não estamos nos referindo ao senhor Jair Messias Bolsonaro. Nem tampouco do seu vice, Hamilton Mourão. O presidente em questão, é o senador Davi Alcolumbre, que assume provisoriamente a chefia da Nação pela ausência da dupla em questão.  Ontem, ele visitou dois locais que servem de amostra dessa poluição, em Aagoas e Sergipe.

            O presidente provisório, que esteve acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, um neófito no assunto, totalmente perdido em meio a essa calamidade. Alcolumbre diz que a equipe do governo demorou a assumir posições mais objetivas para o combate ao grande desastre ecológico. Entretanto, para ele, o que se pode esperar é que a Marinha de Guerra do Brasil, com a sua experiência, competência e responsabilidade, consiga assumir o controle da situação para que se possa impedir o agravamento da situação.

Enquanto isso, o estrago continua. Para quem não sabe, o óleo primeiro apareceu no litoral da Paraíba e se espalhou todo o nordeste, atingindo as praias de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e, mais recentemente, na Bahia. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 72 municípios de nove estados tiveram suas praias afetadas pelo material.

Só para se ter uma ideia do desastre, 230 localidades já foram atingidas por manchas de óleo. Quem é o culpado ou quem são os culpados desse grande desastre ambiental, ninguém sabe, ninguém viu. E a vida marinha continua em perigo, consequentemente, a população também.

                   CURTO CIRCUITO


ANTES TARDE...
Representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE) e da Prefeitura de Fortaleza finalmente se reuniram, no início da semana, para traçar um planejamento de fiscalização e vistoria nos prédios de Fortaleza. A medida chega após nove pessoas morrerem soterradas em um desabamento na Capital, causando comoção em todo o país.
ANTES TARDE...II
Na reunião, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho para fazer um diagnóstico da situação na cidade, com a participação do Ministério Público do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Corpo de Bombeiros, CREA, Sinduscon, Secovi e UFC. A ideia é colher as informações por meio dos canais já existentes de denúncias, oferecidos pela Defesa Civil, Agefis, CREA, Corpo de Bombeiros e MPCE.
ANTES TARDE III
A lista dos prédios abandonados também será usada nesse diagnóstico. Com o levantamento dos dados, equipes da Prefeitura de Fortaleza farão o monitoramento dos imóveis e produzirão uma espécie de ranking dos prédios em situação mais grave, de acordo com o nível de risco. A partir daí, serão cobrados a regularização da inspeção predial e as correções estruturais necessárias.  
VOLUNTARIADO
A inércia do poder público que demorou quase dois meses para tomar medidas contra as manchas misteriosas de óleo que tomam conta o litoral nordestino, atingindo mais de 200 praias, muitas delas paraísos ecológicos levou uma legião de pessoas a fazer o trabalho com as próprias mãos, de forma voluntária. Mas é preciso atenção para os cuidados com a saúde dessas pessoas. Já há registros de vários casos de intoxicações, problemas de pele e alergias nesses voluntários que tiveram contato com o óleo sem o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e botas.
SEGUNDA INSTÂNCIA

O voto da ministra Rosa Weber era o mais esperado na votação das ações declaratórias de constitucionalidade do art. do Código de Processo Civil que , seguindo o texto constitucional, proíbe as chamadas prisões em segunda instância que implicam no cumprimento antecipado da pena. É que pelos cálculos dos entendidos no assunto a tese abraçada por Weber deve vencer a "disputa" por um voto. Após Weber votar pela constitucionalidade do artigo do CPC e pela inconstitucionalidade do cumprimento antecipado da pena, Dias Toffoli, o mais político dos ministros e ex-advogado do PT, ironicamente passou a insinuar que poderá votar a favor da prisão antes do trânsito em julgado.

ASSINATURA

Nesta sexta-feira (25), como presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre assinará um decreto para regulamentar a transferência de terras da União para o estado do Amapá, determinada pela Medida Provisória (MP) 901/2019. O ato  terá como palco a Fortaleza de São José, em Macapá  capital do Amapá, sua terra natal.

OBRA CONSTRUTIVA

Em Fortaleza, o governador Camilo Santana, ao lado do prefeito da capital Roberto Cláudio, promoveram a reinauguração de uma das obras mais importantes de Fortaleza para aperfeiçoar as condições técnicas, pedagógicas e humanas de todos os professores municipais da cidade. Trata-se do Centro de Formação e Assistência aos Professores da Rede Municipal, também conhecido como Academia Professor Darcy Ribeiro. O equipamento, da maior importância, é reconhecido como um dos mais bem aparelhados do país.

IMPORTÂNCIA

Para se ter ideia da importância da Academia Professor Darcy Ribeiro, ela oferece condições para dar completa assistência a mais de 13 mil professores primários e secundários de Fortaleza. Da solenidade de reinauguração, participaram também professores de outras capitais brasileiras, tendo em vista tratar-se de um projeto que passará a ser referência. O estado do Ceará, que é dono de um dos sistemas educacionais mais adiantados do país, passará a ter sua capital como modelo no campo do melhoramento do seu sistema escolar.
                                              
POLUIÇÃO CONTINUA

Enquanto os nordestinos tentam minimizar o problema da poluição de suas praias, o presidente Jair Bolsonaro se manda para o outro lado do mundo. Só para se ter uma ideia, segunda-feira, a Marinha informou que já foram recolhidas cerca mil toneladas de resíduos de óleo cru nas praias do Nordeste — as autoridades não têm a menor ideia até onde o volume pode chegar.

POLUIÇÃO CONTINUA II

E as consequências, com certeza, serão nefastas para a vida marinha e até para a população, em especial, aquelas pessoas que abraçaram a causa e tentam de todas as maneiras, limpar as áreas afetadas, correndo riscos que ainda não se sabe quais são.


                UMAS & OUTRAS

IMPRESSO INDESEJADO

No domingo passado o vereador Dummar Ribeiro (PPS), não achando outra coisa a fazer, mandou distribuir pelo bairro Jardim das Oliveiras, inclusive no portão da Capela de Nossa Senhora Aparecida, com fiéis que chegavam para a Missa, um folhetim mostrando “benefícios” para a região, chegando a alegar ajudas para aquela Capela, o que levou os fiéis a jogarem fora o impresso, além de um justificado protesto do sacerdote celebrante.

MOVIMENTO VIDA I

O projeto Movimento Vidas receberá Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira, para uma roda de conversa com jovens.  O evento acontecerá neste sábado (26/10), no Polo de Lazer do Conjunto Esperança, a partir das 9 horas. O objetivo é mostrar exemplos de vidas vencedoras que possam inspirar novos caminhos para a juventude, sem passar pelo uso do uso de álcool e outras drogas.

MOVIMENTO VIDA II

Ao todo, serão cinco encontros realizados em diferentes bairros de Fortaleza até o fim deste ano. Realizado aos sábados, o evento encerra as ações de mobilização promovidas pelo projeto a partir de rodas de conversa e oficinas de DJ e grafitagem, realizadas em escolas, igrejas e equipamentos públicos com foco na prevenção ao uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...