Caminho da normalidade
• A aparente preferência do eleitorado por Marina Silva (PSB) na disputa presidencial, que vinha sendo apontada pelas pesquisas, logo após a morte de Eduardo Campos (PSB), estava difícil de engolir por uma razão muito simples: não faz sentido escolher presidente por complacência, misericórdia, pena ou comiseração. Isso de que o eleitorado estava emotivo com a morte trágica de Eduardo Campos e por tal razão elegeria sua viúva política para dirigir os destinos da quarta economia mundial, soa tão tolo que só poderia mesmo passar pela cabeça de pessoas extremamente desequilibradas ou de sabotadores antipatrióticos da pior espécie.
Acreditamos mesmo que jamais Marina Silva esteve à frente das pesquisas de opinião. Não é da natureza, nem mesmo da natureza humana escolher líderes que passem uma imagem de fragilidade e é isso que Marina Silva transmite: fraqueza. O coitado é aquele que você vota pra ganhar o Big Brother, mas jamais será a pessoa eleita pra comandar os destinos da Nação brasileira, pra ser o comandante do meu do seu ou do nosso futuro. Isso posto, passado o susto, as coisas voltam a trilhar o caminho da normalidade.
CURTO CIRCUITO
• Bicicletas compartilhadas - O vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder do prefeito Roberto Cláudio na Câmara Municipal de Fortaleza, utilizou, ontem, o tempo destinado a liderança do Governo para destacar a abertura de licitação para a implantação do sistema compartilhado de bicicletas em Fortaleza. O parlamentar apontou que a “ideia é que o sistema de bicicletas compartilhadas esteja em pleno funcionamento ainda em 2014”.
• Bicicletas compartilhadas II - Evaldo ressaltou que, com o sistema, nossa Capital deverá contar com uma média de 40 estações de bicicletas e, no mínimo, 400 bicicletas que ficarão a disposição aos cidadãos. Ele explicou, também, que a empresa que ganhar a licitação terá responsabilidade pela implantação e operação do projeto, significando custo zero para a Prefeitura de Fortaleza. Resta saber se o fortalezense está preparado para esse serviço que de há muito é adotado em países desenvolvidos.
• Tudo como antes - É desanimador ver-se que, quanto mais políticos demagogos falam de renovação nos costumes políticos, mais estes, não só emperram-se, como se degeneram. Tomando como exemplo o Ceará, é de tal gravidade o “leilão” de votos, que os moradores das cidades já temem até por guerras armadas entre cabos eleitorais e atravessadores de votos.
• Só piora - Pelo visto, de nada adiantou tanto empenho do Ministério Público Eleitoral, que promoveu tantas reuniões para orientação de prefeitos, vereadores, chefes políticos e eleitores, sobre a necessidade de uma eleição limpa. A desgraça, diz o deputado Fernando Hugo, é que muitos agenciadores de votos querem descontar os prejuízos da seca...
• Falhas deles - O aumento da violência que assola entre os jovens, tem vários culpados. Segundo a escritora Lya Luft, em sua coluna na “Veja”, o primeiro local para se prevenir contra as drogas e a violência no lar; o segundo é nas escolas. “O problema é que muitos políticos e psicólogos acham uma violência combater esses males logo nas salas de aula”, diz ela.
• Dará em (mais uma vez) em nada? - Depois de afastado por alguns dias do Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador e ex-entregador de pizza Aonde É, hoje acusado de fazer “estripulias” com a VDP, retorna, “de fininho” à Casa. O MP investiga o problema, que poderia dar em “pizza”, se fosse depender de alguns dos seus colegas de Câmara...
• Farsa que se repete - É deprimente, principalmente, para jovens eleitores de primeiro voto, assistir o que ocorre na nossa política. Há dois anos, o PMDB e o Pros, “unidos para sempre”, eram um “casal perfeito”, na disputa pela PMF. Hoje se encontram em campos opostos trocando acusações, ameaças e todos os tipos de “farpas”... Vá brigar por eles!
• Numa boa... Vejam só que incrível coincidência. No mesmo dia em que o “polonês” Ricardo Lewandowski, que se pudesse teria inocentado todos os mensaleiros, assume a presidência do STF, a imprensa noticia que o ex-manipulador da grana do PT, Ricardo Berzoíni, vai deixar a prisão da Papuda, em Brasília, para “curtir, numa boa”, em casa, o resto da sua pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário