segunda-feira, 7 de outubro de 2019

SANTA DULCE DOS POBRES


Fiéis embarcam para acompanhar canonização de

Irmã Dulce no Vaticano: 'Coração batendo acelerado'

Celebração será realizada no dia 13 de outubro. Na noite da quinta-feira (3), dezenas de fiéis embarcaram no Aeroporto Internacional de Salvador para Roma.


Por Vanderson Nascimento, TV Bahia

devotos de Irmã Dulce já começaram a viajar para o Vaticano para acompanhar a cerimônia de canonização da freira, que será realizada no dia 13 de outubro. Na noite da quinta-feira (3), a 10 dias do evento, dezenas de fiéis embarcaram no Aeroporto Internacional de Salvador com destino a Roma.
Cerca de 15 mil brasileiros devem acompanhar a cerimônia no Vaticano. Só em uma das empresas que oferecem a viagem estão previstas três comitivas.
"Primeiro grupo embarcando. São 30 passageiros. No total, nós somos 100. Vamos embarcar ainda no dia 9 e no dia 10 deste mês", contou Suzana Mamede, responsável pela agência de viagem.
A reportagem da TV Bahia esteve no terminal aéreo e conversou com alguns devotos. Entre os fiéis que decidiram antecipar a ida para Roma, estava dona Rejane Lins. Ela saiu de Pernambuco pra encontrar amigos na Bahia e seguir viagem.
"Tudo isso para acompanhar a canonização de Irmã Dulce. Uma pessoa que foi muito especial para os pobres. A mãe dos pobres. E eu me sinto muito lisonjeada em poder assistir", contou.
Já as irmãs Luiza e Selma Santana saíram do interior do estado para embarcar em Salvador. Elas contaram que estão contando os segundos para chegar o dia da cerimônia.
A dez dias da canonização de Irmã Dulce, devotos começaram a viajar para acompanhar cerimônia no Vaticano — Foto: Reprodução/TV Bahia A dez dias da canonização de Irmã Dulce, devotos começaram a viajar para acompanhar cerimônia no Vaticano — Foto: Reprodução/TV Bahia A dez dias da canonização de Irmã Dulce, devotos começaram a viajar para acompanhar cerimônia no Vaticano — Foto: Reprodução/TV Bahia
"O coração batendo acelerado. É um momento muito importante. Nós estamos vivendo uma expectativa, muita felicidade", falou Selma.
O padre Ivan Dias, da paróquia de santo Antônio da Barra, em Salvador, também estava embarcando com o grupo.
"É um momento da graça de Deus, de alegria para o nosso Brasil, para nossa Salvador e, ao mesmo tempo, pedir a ela que nós, peregrinos neste mundo, possamos seguir o seu modelo de santidade, que é de fato o modelo de Jesus Cristo", disse.
Quem também preferiu chegar mais cedo foi Lucimar Castro. Muito devota, ela marcou o amor por Irmã Dulce na pele, com uma tatuagem, após uma promessa.
"Eu fiz essa tatuagem bem antes dela se tornar santa, pelo amor e carinho que eu tenho por ela. Com o maior prazer, eu vou a Roma especificamente para ver nossa santa Irmã Dulce", disse Lucimar.
Dona Sandra e seu Nelson estavam de malas prontas antes mesmo do dia da viagem. O casal é devoto de irmã Dulce há muitos anos. Em toda casa, tem imagens da futura santa. Já no passaporte de seu Nelson, a imagem de Santo Antônio, santo de devoção de irmã Dulce.
"Estou muito feliz porque vamos ver realmente virar santa, porque ela já era santa e agora vai ter o nome de santa mesmo: Santa Dulce dos Pobres. E nós vamos estar lá, cedinho, para poder acompanhar todo o procedimento", disse dona Sandra.
Dona Marivanda também já estava preparada para viajar bem antes da hora. À reportagem, ela revelou uma mistura de ansiedade e emoção.
"Muito ansiosa, muita alegria, uma emoção muito grande, porque eu participo do Santuário de Irmã Dulce desde 2016. Hoje eu sou coordenadora da Pastoral da Liturgia e sou coordenadora da Sociedade de Santo Antônio. Então, para quem vive lá dentro, a gente vive esse momento. É um momento de graça.

Canonização

irmã Dulce  — Foto:  Reprodução/Site da Osidirmã Dulce  — Foto:  Reprodução/Site da Osidirmã Dulce — Foto: Reprodução/Site da Osid
A canonização de Irmã Dulce será realizada no dia 13 de outubro, em Roma. Regida pelo Papa Francisco, a cerimônia ocorre durante o Sínodo da Amazônia. Além de Irmã Dulce, no mesmo dia, serão canonizados outros quatro beatos.
Durante a cerimônia, o Papa Francisco será presenteado com uma parte do corpo da freira. Os restos mortais serão entregues em um relicário acompanhado de uma pedra ametista, que terá formato de coração.
Irmã Dulce teve a canonização marcada após o Vaticano reconhecer dois milagres atribuídos a ela. O primeiro foi reconhecido em outubro de 2010, quando ela foi beatificada. O segundo foi reconhecido em maio deste ano.
Os dois casos estão entre os três que eram analisados no Vaticano. Os relatos de milagre foram enviados pelas Obras Sociais Irmã Dulce, em 2014, após avaliação de profissionais da própria instituição, reunindo mais de 10 mil casos na sede da instituição, em Salvador.
CANONIZAÇÃO IRMÃ DULCE

A canonização da freira será a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas da santificação de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa) e do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte).
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Irmã Dulce é uma das religiosas baianas mais populares do Brasil e se tornará santa — Foto: Divulgação/Obras Sociais Irmã DulceIrmã Dulce é uma das religiosas baianas mais populares do Brasil e se tornará santa — Foto: Divulgação/Obras Sociais Irmã DulceIrmã Dulce é uma das religiosas baianas mais populares do Brasil e se tornará santa — Foto: Divulgação/Obras Sociais Irmã Dulce

CANONIZAÇÃO IRMÃ DULCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...