sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PRETO NO BRANCO

(coluna publicada no jornal O ESTADO)

Xadrez político
Julieta Brontée

Passado o Carnaval os atores do cenário político devem definir, já nos próximos dias, posições visando o pleito municipal. Com certeza a sucessão da prefeita Luizianne Lins deve ser o prato principal a ser servido em todas as conversas e articulações desses atores, inclusive porque definirá, também, as conjunções de forças que deverão estar presentes na sucessão do Palácio da Abolição e até do Planalto, uma vez que o ex-deputado Ciro Gomes, já se manifestou, com toda a modéstia que lhe é peculiar, no sentido de que o único cargo público que lhe interessa é o de presidente da República.
O futuro político da atual Prefeita com certeza estará em jogo. Isso porque, serão dois anos sem cargo político, portanto sem visibilidade, sendo fundamental a manutenção da máquina municipal nas mãos de aliados de sua confiança, de modo a garantir apoio de peso nas disputas que pretende para 2014, em especial se tiver em mente cargos majoritários, como o Governo do Estado ou uma senatoria.
Os próximos dias, portanto, serão de grande movimentação no chamado xadrez político e qualquer jogada em falso poderá significar um cheque-mate contra quem não fizer as jogadas certas.

UMAS & OUTRAS

• URBANISMO - Deputados da Comissão de Transportes preparam-se para uma discussão, que promete, com representantes do comércio de Fortaleza. Trata-se da cobrança de novas ruas e de duplicações destas, por conta do temor de que, com mais 70% de veículos, nos próximos meses, a cidade enfrente grave estrangulamento.

Irresponsabilidade - Deverá ser debatida, nos próximos dias, uma séria denúncia de produtores agrícolas de quase todo o Estado: trata-se da falta de estradas vicinais para o escoamento da produção de frutas e de verduras. Por conta desse problema, da responsabilidade das prefeituras, ameaçando os produtores de perdas incalculáveis.

FALSETE - O deputado Raimundo Matos (PSDB), alerta sobre um problema que vem se repetindo a cada ano eleitoral no Brasil: trata-se dos cortes de recursos do Orçamento, feitos no início do ano, mas que, com a proximidade das eleições, deixam de existir, com o Governo Federal escancarando as “burras” para ajudar aliados.

Sujo & mal lavado - Para o ex-governador de SP, José Serra, é um erro criticar-se o PT pelas privatizações dos grandes aeroportos do país. O PT, que demonizou as vendas de estatais por FHC, faz outras privatizações gigantescas, como a do setor de petróleo para o mega-empresário Aike Batista, que, graças a Deus, é brasileiro e limpo.

CURTO CIRCUITO
DICIONÁRIO - Para o senador Agripino Maia, o PT tem força até para mudar o dicionário: consultor em outros países é uma coisa, aqui pode ser: traficante de influência (Palocci); facilitador de negócios escusos (Zé Dirceu), e recebedor de “mesadas” e “indenizações” de empresas favorecidas (Fernando Pimentel).

É POUCO - Na CMF, o vereador Marcelo Mendes (PTC) trabalha junto aos colegas, inclusive adversários, no sentido de cobrar da prefeita Luizianne Lins a construção de avenida paralela à Washington Soares. Há reconhecimento de que as medidas tomadas até agora não impedirão o estrangulamento daquela área.
SINAL AMARELO - Mais de uma empresa, inclusive de grande porte, instaladas no Complexo Portuário do Pecém, reclamam do Governo do Estado estradas de acesso às suas indústrias. Sem esse tipo de equipamento, torna-se cada vez mais difícil a condução de matérias primas, e depois de produtos acabados para o porto.

DESCONTROLE - Quanto mais se denuncia a falta de controle e de organização em relação ao serviço de táxis em Fortaleza, mais a situação piora. A cidade, como se sabe, tem mais de 4.000 táxis em ação, sendo grande parte arrendados ou de “laranja”, prejudicando milhares de profissionais credenciados para essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...