sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
 
A SERVIÇO DE QUEM ESTÁ YOANE SANCHES?

Na falta de coisa mais produtiva para fazer, alguns militantes de algumas agremiações partidárias com formação estalinista resolveram praticar bullying contra a blogueira cubana Yoane Sanches, liberada pelo governo de seu país, Cuba, para viajar ao exterior.
Yoane ganhou projeção internacional após criar uma conta no Twitter, pela qual passou a postar mensagens onde criticava e denunciava os desrespeitos praticados pelo regime castrista aos direitos humanos. Evidentemente, tal atitude, corajosa, sem dúvida, serviu para atrair a atenção mundial, passando a ser admirada pelos críticos e inimigos do regime, ao mesmo tempo que também virou alvo de ataques dos simpatizantes e defensores da Ilha.
Para os defensores do regime castristas, Yoane não passa de uma agente da CIA, uma infiltrada do governo americano e traidora da pátria caribenha. Já os que vêm os excessos cometidos na Ilha de Fidel, em nome da Revolução, a blogueira seria uma espécie de porta-voz dos oprimidos do regime e defensora dos direitos humanos, sabidamente desrespeitados pelo castrismo.

Só mesmo pessoas muito obtusas ou de má-fé para verem uma agente da CIA naquela moça. Ora, quem em sã consciência poderia acreditar que um regime como o de Fidel Castro permitiria que uma agente da CIA, sabidamente da CIA, vivesse postando denúncias pelo Twitter? A verdade verdadeira é que a existência de uma pessoa como Yoane é conveniente para o regime antidemocrático que impera na Ilha dos irmãos Castro, pois, afinal, se existe alguém como Yoane que lá vive e que é tolerada com sua conta no Twitter, onde faz críticas e denúncias contra o regime e a quem é, inclusive, permitido viajar para expor essas denúncias à comunidade internacional, em palestras até no Parlamento, como ocorreu no Brasil, esta semana, é porque não se trata de um regime tão antidemocrático assim. Ou se foi um dia, talvez não o seja mais...Ah, as mensagens subliminares, sempre elas...

Cuba há muito tempo se abriu para o capital estrangeiro. Até a Odebrecht tem negócios em Cuba, por meio de sua subsidiária cubana, sim, a Odebrecht tem uma subsidiária em Cuba, a Companhia de Obras em Infraestrutura (COI), realiza as obras de construção do Porto de Muriel, a 50 km de Havana, com previsão de geração de aproximadamente 8.000 empregos direitos e indiretos. A empreiteira também, assinou com o Grupo de Administração Empresarial de Açúcar (Azcuba), do governo cubano, um contrato para administrar a usina 5 de Septimbre, em Cienfuegos, pelos próximos dez anos.

O objetivo? Abrir o setor de produção de etanol ao capital estrangeiro, uma vez que esse braço da Odebrecht é um dos maiores produtores de etanol do Brasil. Caso o negócio da produção de etanol prospere, Cuba teria r essuscitada a indústria açucareira, convertendo-se no terceiro maior produtor de biocombustível do planeta, atrás, apenas do seu arquirrival Estados Unidos e do aliado Brasil.

Quem assistiu a fala da blogueira no Congresso viu o que ela defendeu: o fim do embargo econÃ?mico americano a seu país, alegando que esse embargo era utilizado pelo governo cubano para se autovitimizar.

Como vemos, é bem mais possível que a blogueira seja uma agente do próprio governo de Raul Castro do que da CIA, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...