sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Gestão do Porto do Mucuripe não será privatizada, assegura ministro

 A gestão do Porto de Fortaleza (Mucuripe), assim como dos demais portos públicos no Brasil, vai continuar sob a tutela do Governo Federal. Foi o que garantiu, em entrevista ao O POVO, por telefone, o ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Leônidas Cristino.
Privatização
 A interpretação de uma possível privatização da atividade portuária tem a ver com a Medida Provisória (MP) nº 595/2012, que institui o novo marco regulatório do setor no País e autoriza arrendamentos de espaços públicos à iniciativa privada. A MP é resultado da pressão do mercado e operadores portuários, sob o argumento de que o sistema brasileiro é ineficiente e restrito. Conforme o ministro, trata-se da resposta do Governo. 
Mudança
Com a mudança, a expectativa é de que o sistema portuário nacional passe das atuais cerca de 900 milhões de toneladas (t) movimentadas para cerca de 2,2 bilhões de t em 2030. Por isso, deverá duplicar a quantidade de trabalhadores, chegando 23 mil funcionários avulsos até lá, afirmou o ministro.
Menor preço
 A contrapartida das empresas, que já terão suporte de infraestrutura pública, será oferecer a maior movimentação de carga pelo menor preço, além de apresentar um plano de investimento para os próximos anos. A concessão será por 25 anos, podendo ser renovada pelo mesmo período.

(Com informações do O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...