quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Promotores suíços realizam busca no HSBC de Zurique

Procurador suíço invade sede do HSBC em Genebra, após denúncias de lavagem de dinheiro
Ministério Público anunciou que está abrindo inquérito contra o banco
DO GLOBO, COM AGÊNCIAS

ZURIQUE - Promotores suíços realizaram buscas nesta quarta-feira nos escritórios do HSBC em Genebra como parte de uma investigação sobre as ações do banco britânico para facilitar a lavagem de dinheiro e sonegação de impostos por parte de seus clientes. Funcionários que atuam para o Ministério Público de Genebra começaram nesta manhã as buscas lideradas pelo procurador-geral de Genebra Olivier Jornot e pelo procurador Yves Bertossa.
O órgão suíço afirmou ainda que abriu um inquérito por lavagem de dinheiro contra a instituição bancária. Um promotor disse que a investigação também afetaria indivíduos suspeitos de terem cometido ou participado de lavagem de dinheiro.
— Estamos olhando para tudo e qualquer coisa que podemos encontrar, documentos e arquivos — disse um promotor. — A decisão de investigar o banco sobre as alegações de "lavagem de dinheiro agravada" foi tomada esta semana.
A invasão às instalações da filial suíça parece ter pego de surpresa os executivos do HSBC. Muitos apenas souberam da operação quando o procurador Olivier Jornot publicou um comunicado de imprensa sobre o início das buscas.
Jornot disse que estava agindo após recentes "revelações públicas." Embora alguns nomes de clientes já tivessem sido revelados, um relatório na semana passada mostrou uma lista mais abrangente das contas associadas a mais de 100 mil pessoas e entidades de mais de 200 nações.
O procurador Yves Bertossa deixou as instalações do banco no bairro de Quai des Bergues, o escritório central da filial suíça, por volta das 10h45m (hora local), após uma hora de buscas. Ele se recusou a comentar, mas confirmou a varredura e partiu em uma caminhonete com meia dúzia de outros funcionários.
"Temos cooperado continuamente com as autoridades suíças desde que soubemos doroubo de dados em 2008 e continuamos a cooperar", disse a filial suíça do HSBC em um comunicado. Patrick Humphris, porta-voz do banco, se recusou a comentar detalhes da ação desta quarta-feira.
A filial suíça do banco HSBC está imersa em um escândalo de fraude fiscal e lavagem de capitais, o chamado SwissLeaks, revelado pela imprensa no dia 9 de fevereiro. Os dados foram retirados do banco pelo ex-técnico de informática do banco Hervé Falciani.
O escândalo mostrou que bilhões de dólares teriam transitado pelo banco para escapar dos impostos ou para a lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada. O maior banco da Europa pediu desculpas a clientes e investidores no domingo.
A investigação foi aberta contra o banco, mas “em função de sua evolução” pode envolver também pessoas físicas “suspeitas de ações de lavagem” ou de participação nas mesmas, segundo a promotoria.
"SINCERAS DESCULPAS"
Em um anúncio de página inteira publicado em vários jornais britânicos no fim de semana, o executivo-chefe do HSBC, Stuart Gulliver, ofereceu "sinceras desculpas". Ele escreveu que o banco foi "completamente remodelado" a partir de 2008 e que 106 dos 140 clientes mencionado nos arquivos e citados por meios de comunicação não estão mais no HSBC.
Até esta quarta-feira, nenhum inquérito criminal sobre lavagem de dinheiro havia sido aberto. Titulares de contas do HSBC incluíam criminosos de cartéis de drogas, traficantes de armas e comerciantes de diamantes.
Jeanette Balmer, porta-voz do procurador federal, afirmou que a investigação concentra-se apenas nos arquivos vazados por Falciani, quando perguntada algum inquérito analisou casos de lavagem de dinheiro desde 2007.
"Nestes casos, o Ministério Público só está interessado na existência, origem e natureza dos dados, e não em seu conteúdo", disse Jeanette em um e-mail. "Qualquer outra abordagem não estaria em conformidade com a lei".
Henri Della Casa, porta-voz do gabinete do procurador de Genebra, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários sobre a investigação.

A Autoridade de Supervisão Financeira da Suíça abriu três inquéritos desde o roubo de dados, dois sobre lavagem de dinheiro e impôs medidas para aceitar pessoas expostas como clientes, o regulador disse na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...