quarta-feira, 25 de março de 2015

Ceará comemora abolição da escravatura

Feriado comemora libertação dos escravos

Camila Vasconcelos - O ESTADO
Hoje, comemora-se 131 anos da libertação dos escravos no Ceará. Para quem não sabe, na época, província do Império do Brasil, o Estado foi o pioneiro a decretar oficialmente o fim da escravidão, no dia 25 de março de 1884, através da Data Magna. Neste viés, o Ceará ficou conhecido como “Terra da Luz”. O fato aconteceu quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, sancionada pela princesa Isabel.
Mesmo sendo este um acontecimento antigo, o feriado é relativamente novo no calendário cearense. A inciativa foi do ex-deputado Lula Morais, que propôs o feriado na Emenda Constitucional nº 73, aprovada em 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. O feriado, então, passou a valer no ano de 2012. Este ano, então, é o quarto ano em que o dia 25 de março é feriado no Ceará.
No entanto, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, distante 55km de Fortaleza, em um ato marcado pela entrega das cartas de alforria às 116 pessoas escravizadas ali existentes.
Para o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e historiador Sebastião Rogério Ponte, a primeira vila a abolir a escravidão, de fato, foi a de Redenção. “Depois dela, as outras seguiram o exemplo. Mas foi em março de 1884 que a abolição foi geral, abrangendo todo o Estado do Ceará. Por isso, é considerada a mais significativa e marcante. A que aconteceu na Vila do Acarape tem sua importância, sim, por ter sido a primeira vila do Brasil, mas, ao mesmo tempo, não tira o peso da Data Magna que aboliu a escravidão em todo o Estado”, disse.
 Sem preconceito
Sobre a importância da data para o Ceará, o professor destaca que a reflexão sobre preconceito deve ser latente na sociedade. “É necessário refletir sobre a questão do negro não só no passado, mas também nos dias de hoje. O preconceito e a discriminação, por exemplo, ainda existem. Tivemos mais de três séculos de escravidão, e esse histórico reflete nos dias de hoje”, afirma, acrescentando que uma importante ferramenta de combate ao preconceito é incluir a discussão do assunto em âmbito familiar e nas escolas. “É importante essa discussão dentro das escolas, logo nos primeiros anos do ensino fundamental. Alguns colégios adotam livros didáticos sobre a História de Fortaleza e do Ceará, que tratam deste assunto. Assim saberão respeitar as diferenças não só relacionadas a raças, mas também ao credo. É importante os pequenos conhecerem a história para valorizarem o presente”, finalizou.
Símbolo de luta
Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nasceu em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, em 1839. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta contra o tráfico de escravos no Ceará.
Uma de suas atitudes heroicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações para a recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O Dragão do Mar ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no País. “No porto do Ceará não se embarcam mais escravos” é a frase atribuída ao Dragão do Mar. José do Nascimento faleceu em Fortaleza, em 1914.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um complexo cultural e artístico de todo o Brasil, presta homenagem a um dos maiores personagens envolvidos na luta contra a escravidão no Ceará. O jangadeiro também é homenageado em uma estátua localizada no piso térreo do Centro. Diariamente, centenas de cearenses e de turistas se aproximam para registrar uma foto com a estátua, conhecendo também um pouco mais sobre a história de Chico da Matilde.
 Dia do Maracatu
Além da Data Magna, hoje também se comemora o Dia do Maracatu. A data foi criada oficialmente pela Lei Municipal nº 5.927 de 1984. Assim como em todos os anos, a Secretaria Municipal de Cultura preparou programação especial para a data. As ruas do Centro de Fortaleza vão receber o tradicional cortejo, que terá concentração, a partir das 14 horas, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança). O dia contará também com lavagem da entrada da Igreja do Rosário na Praça General Tibúrcio pelos afoxés às 15 horas.
Na sequência, a partir das 16 horas, os afoxés seguirão em cortejo da Praça General Tibúrcio até a Praça do Ferreira. Logo em seguida, será a vez do tradicional cortejo dos maracatus, que sairá do Parque da Liberdade, seguindo pelas ruas Pedro Pereira e Floriano Peixoto e chegando à Praça do Ferreira. Às 19 horas, haverá a coroação das rainhas. Na programação, também será realizada a lavagem da entrada da Igreja do Rosário na Praça General Tibúrcio pelos Afoxés, às 19 horas.
O que funciona no feriado
No feriado estadual, segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), o comércio não funcionará. Nas lojas dos shoppings, por exemplo, as lojas estarão fechadas. Apenas os cinemas e praças de alimentação estarão abertos. As lojas do Centro também não funcionarão. Já as padarias e supermercados da cidade estão funcionando normalmente, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).
Os bancos não funcionarão hoje, mas, amanhã, o atendimento volta ao normal, a partir das 10 horas. As agências do Correios estarão fechadas.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), localizado na Av. José Bastos, 3390, no Rodolfo Teófilo, funciona normalmente no dia de hoje (de 8h às 13h) e no Posto de Coleta do Instituto Doutor José Frota (IJF),  no Centro, funciona das 13h às 17h30min. No entanto, os postos instalados no Shopping Via Sul e os hemocentros regionais(Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral) estarão fechados e retornarão às atividades normais amanhã.
Coelce e Cagece
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) irá manter equipes de plantão em todo o Estado. A área de atendimento ao cliente vai funcionar com a Central de Relacionamento (0800.2850196), 24 horas, oferecendo todos os serviços da companhia.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão, pelo telefone 0800 2750 195 (24 horas) e pelo sitewww.cagece.com.br. As lojas de atendimento da companhia estarão fechadas, reabrindo somente no dia 26.
 Metrofor
Neste feriado, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que vai do Centro até a Pacatuba; a Linha Oeste, que segue do Centro ao município de Caucaia; o metrô do Cariri; e o Metrô de Sobral não circulam neste feriado. As linhas retornarão ao horário de funcionamento regular amanhã.
 Postos de gasolina
Após a polêmica do fechamento dos postos de gasolina no último feriado do Dia de São José, 19 de março, devido ao não acordo entre sindicato patronal e o dos empregados, para este feriado, os estabelecimentos funcionarão. Isto porque um novo acordo foi fechado a partir de propostas de reajuste no piso salarial, no vale-refeição e no valor da cesta básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...