quinta-feira, 26 de março de 2015

Comissão Mista de Mudanças Climáticas elege presidente e relator

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas elegeu nesta quarta-feira (25) o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) como presidente, e o deputado Sarney Filho (PV-MA) como vice-presidente. O deputado Sergio Souza (PMDB-PR) foi designado relator da comissão. As escolhas resultaram de acordo entre os líderes.

Parlamentares presentes na reunião afirmaram que o ano de 2015 exigirá muito da comissão, já que o País passa por uma crise hídrica e energética. Além disso, a comissão discutirá a preparação do Brasil para a conferência sobre o clima (COP 21), que será realizada a partir de 30 de novembro, em Paris (França).
Fernando Bezerra Coelho ressaltou a importância de o colegiado se debruçar sobre um plano de trabalho específico, a ser apresentado pelo relator na próxima quarta-feira (1º), para preparar o Brasil para a COP 21 e fazer um diagnóstico dos motivos que levaram o País a vivenciar essas crises.
O presidente da comissão também sugeriu a realização de visitas às diversas regiões do País que sofrem com a crise hídrica.
Atribuições
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas foi criada pela Resolução 4/08, do Congresso Nacional, e não tem caráter deliberativo. O objetivo da comissão é acompanhar as ações do governo para combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas globais, como as metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa e dos índices de desmatamento da Amazônia.
A comissão tem ainda a finalidade de monitorar e fiscalizar as ações adotadas pelo Brasil para amenizar os impactos do aquecimento global, bem como as ações de ampliação das fontes renováveis de energia e as medidas de incentivo à ocupação ordenada do solo.
Da Redação – PT
Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...