sexta-feira, 6 de março de 2015

FORTALEZA PEDE SOCORRO

Coluna publicada no jornal O ESTADO
Julieta Brontée 
           
            Não é de hoje que Fortaleza tem se caracterizado como uma das cidades mais violentas do País. Porém, o que causa mais indignação é vermos que nenhuma medida eficaz é tomada para que esse quadro seja revertido.
            A violência que tomou conta das cidades brasileiras não é apenas um caso de polícia, mas decorre das deficientes políticas públicas insuficientes para impedirem que jovens ingressem no mundo do crime, mesmo com anúncios de períodos de pleno emprego e de incentivo à formação técnica para preenchimento desses postos de trabalho que precederam o momento atual. O que, então, está faltando para que a juventude não veja na criminalidade um caminho? Por outro lado, a situação de nossa Capital atingiu níveis críticos tais que já justificaria que, a exemplo de Maceió, o governador solicitasse a intervenção da Força Nacional para conter a onda de assassinatos, latrocínios e assaltos a mão armada que campeiam por todas as áreas da cidade e do Estado, sem que se veja luz ao final do túnel, pelo menos a curto e médio prazo.
            A nomeação de um secretário de Segurança pelo governo anterior, que importou um modelo fracassado, como o que foi implantado pelo então governador Eduardo Campos em Pernambuco, que também já apresenta índices alarmantes de aumento da criminalidade, também se mostrou um fiasco. Nesse novo governo, com menos de  dois meses de Camilo no Cargo, já houve mudança do secretário. Então algo está errado e muito errado.
            O tal "Pacto pela Vida" tem muito mais de marketing do que de efetividade, quando trata a questão da segurança como um assunto para meritocratas e burocratas ocupados com números e estatísticas e não com causas e efeitos.
            O caos na segurança pública foi sem sombra de dúvidas a pior das heranças recebidas por Camilo Santana de seu padrinho e predecessor, o ex-governador Cid Gomes. E Camilo precisará de muito pulso e assessoria de primeira grandeza se realmente pretender equacionar esse problema. Que comece aproveitando a proximidade com a presidenta e seu Ministro da Justiça pra pedir auxílio federal, pois já passa da hora de os cearenses terem um pouco de tranquilidade nessa Fortaleza  maravilhosamente bela, mas completamente apavorada em que se transformou nossa Capital. O cearense, especialmente o fortalezense, não merecem essa inércia, essa impunidade, essa falta de respeito com a vida. Segurança pública já!

                                   CURTO CIRCUITO

Insegurança
Há  bem pouco tempo, educação e saúde eram os problemas mais cruciais do brasileiro. Atualmente, os dois  estão em segundo plano, perdendo para  a péssima segurança pública.

Sem controle
A coisa está tão fora de controle que até os policiais são assaltados, baleados e até assassinados. O que esperar, então, contar com quem, se o Estado continua inerte em relação ao problema?

Corrupção I
O que esperar de um País onde os presidentes do Senado e  da Câmara dos deputados estão envolvidos no esquema de desvio de recursos públicos? Pelo menos os nomes deles estão na lista que o Procurador-Geral da República enviou ao STF, como envolvidos nos desvios de recursos da Petrobrás.

Corrupção II
Nas ruas, somos assaltados em plena luz do dia, nos órgãos públicos somos sorrateiramente assaltados ladrões de colarinho branco. No caso da Petrobrás, tem nomes do PT, PP, PMDB e PSDB.
Que maravilha!
            O alentado “listão” de implicados no escândalo da Petrobras, elaborado pelo Procurador-Geral da República, Janot, traz detalhes que envergonham. Imagine qual a repercussão, em países respeitadores da democracia e das leis, ante a inclusão, nesse rol de corruptos, dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal! Êta Congresso Nacional!!!
Fora com o “bode!”
             Novo episódio marcado pela gaiatice, o já notório presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, recuou sobre as passagens aéreas para cônjuges de deputados “de todos os sexos”. Ou seja, acabou com a “verba da saudade” e “tirou o bode mal-cheiroso da carrada”, mas manteve outras “bondades” para quem o elegeu presidente.
Malvadeza
             Só por sofrer de “mania de limpeza”, o vereador de Juazeiro do Norte, Ronas Motos, foi afastado da Câmara. E tudo isso por que ele foi o responsável pela aquisição de “apenas” 4,2 mil vassouras; 2,5 toneladas de sabão; 33 mil palhas de aço e 3l2 garrafas de óleo de peroba. Se tivesse feito mo contrário, seria tachado de “sujismundo”...
Esquisitice
             Há muitas coisas esquisitas na relação Prefeitura de Fortaleza e seus próprios aliados da Câmara Municipal. Todo mundo tem conhecimento da maneira como vândalos destroem o patrimônio público, inclusive ,equipamentos esportivos. Pois o executivo vetou projeto do vereador Iraguassu (PDT), propondo mais defesa de estádios e quadras esportivas.
Teste

            Quando a má qualidade das obras públicas chega a condições extremas, é preciso atitudes extremas. Para o deputado Heitor Férrer (PDT), poucas vezes se viu um projeto tão mal executado quanto o Metrofor. Por isso, ele anuncia que vai convidar a Comissão de Transportes da AL para “usar por um dia” aquele equipamento.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...