sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

MOSTRA BIENAL CAIXA DE NOVOS ARTISTAS ACONTECE EM FORTALEZA



Exposição itinerante aporta na CAIXA Cultural Fortaleza com obras de 30 artistas de todas as regiões do país 



Depois do sucesso da edição de 2015/2016, a CAIXA Econômica Federal apresenta a segunda Mostra bienal CAIXA de novos artistas. A exposição, que reúne trabalhos de novos talentos das artes visuais de todo o Brasil, aporta na CAIXA Cultural Fortaleza, onde fica em cartaz de 10 de janeiro a 11 de março de 2018. 
Durante quase dois meses, o público terá a oportunidade de apreciar, em primeira mão, 37 obras de 30 artistas provenientes de estados de todas as regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os trabalhos contemplam diversos suportes, de desenhos a esculturas, passando por fotografias, gravuras, instalações, intervenções, pinturas, vídeo e instalações.
O conceito desta edição gira em torno da configuração das relações urbanas no momento atual. De modo a concretizar essa abordagem, a curadoria priorizou trabalhos que apresentassem qualidades artísticas resultantes da experimentação e da força poética visual. Assim, não só a potência do assunto de cada trabalho, mas também a contundência da abordagem dos diferentes artistas determinou a escolha dos nomes presentes na exposição.
“As obras expostas têm um potente diálogo contemporâneo e revelam um panorama das linguagens e propostas de uma emergente geração das artes visuais. Suas narrativas revelam o artista como um ator social crítico, pleno de cidadania, que se expõe e nos projeta para as complexas relações que se dão nas grandes cidades”, explica a curadora Liliana Magalhães. “As questões de gênero, raça, consumo, política, ética, meio ambiente e afirmação de direitos humanos e civis aparecem como uma síntese do agudo momento de transformação que vivemos”, enumera.

Seleção
Os participantes da coletiva tiveram seus trabalhos selecionados por duas etapas; primeiro por uma comissão de seleção e finalmente pela curadora dentre 1.414 obras inscritas por 616 concorrentes. Seguindo o regulamento, foram escolhidos nomes que ainda não exibiram trabalhos em exposição individual, colocando em prática mais uma iniciativa da instituição em divulgar artistas com formação nas artes e no início de suas carreiras. 
Dentre os artistas que participam da mostra, destaque para Cátia Lantyer, que traz para a CAIXA Cultural Fortaleza o trabalho Cidades Provisórias, feito nas ruas e das janelas de Salvador, onde e de onde a cidade é surpreendida, interpretada e ressignificada. “A obra busca olhar a cidade como lugar de identidades múltiplas, em constante processo de transformação”, explica. Já a gravura Nuvem, de Denise Silveira, do Rio de Janeiro, utiliza um tecido amassado para experimentar o resultado da sobreposição das transparências, resultando em “uma nuvem caótica de planos irregulares.    
De São Paulo, Felipe Seixas apresenta ao público a escultura Expansão, que busca explorar a construção da forma. “O trabalho exposto traz essa questão na tensão entre a solidez do concreto e a fragilidade do carvão”, explica o artista. Jefferson Medeiros, do Rio de Janeiro, também leva para a exposição uma escultura, Íyá, obra que “abraça sentidos, dando forma à saudade, à memória, às dores... é a busca pela estética dos sentimentos”, como faz questão de ressaltar. Ele leva ainda para a mostra a obra Gêneses, assemblage que “pretende atribuir responsabilidades, expondo o resultado da legitimação da escravização negra pelo cristianismo, através do sequestro e tortura com trabalho forçado”. 

Após a temporada em Fortaleza, ao longo de 2018, a Mostra bienal CAIXA de novos artistas cobrirá todas as outras unidades do espaço: Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre. A Exposição também já passou pela CAIXA Cultural Brasília em 2017, com encerramento no dia 22 de dezembro.

Serviço:
Exposição: Mostra bienal CAIXA de novos artistas
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Abertura da exposição: 09 de janeiro de 2018, a partir das 19h
Período: 10 de janeiro a 11 de março de 2018  
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Paraciclo disponível no pátio interno
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...