domingo, 7 de janeiro de 2018

Presidente americano quer diálogo com ditador norte-coreano

Trump diz que estaria disposto a conversar com ditador norte-coreano


Saul Loeb/AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de entrevista coletiva em Camp David
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de entrevista coletiva em Camp David

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado (6) que ele "com certeza" estaria disposto a conversar por telefone com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e que ele espera um resultado positivo da negociação entre Pyongyang e a Coreia do Sul. 
Em entrevista coletiva em Camp David, residência oficial de veraneio da Presidência, o republicano expressou sua vontade de falar com Kim, mas não sem incluir pré-requisitos. "Não tenho nenhum problema com isso", disse, sem mencionar as condições. 
Trump declarou esperar que o diálogo possa levar à diminuição das tensões e atribuiu a si a disposição do país comunista de negociar, devido à pressão por sanções contra o regime. 

"Olha, agora eles estão falando das Olimpíadas. É um começo, um grande começo. Se eu não estivesse envolvido eles não estariam conversando agora", disse, considerando que "seria uma ótima coisa para toda a humanidade" se houver algum resultado. 
A declaração é feita depois da série de ataques verbais. Na segunda (1º), Kim disse que "todo o território dos EUA está ao alcance de nossas armas nucleares, sempre tenho um botão nuclear na mesa do meu escritório". 
resposta de Trump a quem ele chama de "o homem do foguete" veio pelo Twitter. "Alguém que pertença a esse regime decrépito e causador de fome por favor avise a ele que eu também tenho um botão nuclear, mas é muito maior e mais poderoso que o dele, e o meu funciona!" 
Ele voltou a se referir ao ditador na entrevista deste sábado. "[Kim] sabe que não estou brincando. Eu não estou brincando. Nem um pouco, nem um por cento. Ele entende isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...