sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Partido de homem só


Julieta Brontée*
Os sanguessugas viventes aquáticos com ventosas com que sugam sangue dos animais vertebrados. Na sociedade, são elementos que sobrevivem de subtrair de outras pessoas dinheiro e benefícios pessoais. No Brasil, conforme feliz conclusão de alguns analistas da política, um exemplo perfeito de sanguessuga é o grosso dos dirigentes, militantes e portadores de mandatos do PT da Estrela Vermelha. Para eles, essa vocação sugadora da maioria dos petistas não é direcionada especificamente à população nacional, mas, nos últimos tempos a um personagem do qual depende a sua sobrevivência – Luiz Inácio Lula da Silva. Tal ilação, hoje sem argumentos em contrário, tem a ver com a maneira como os que ainda insistem em crer no PT, o ex-maior e mais poderoso partido do país a caminho de se tornar nanico, permanecem apegados, a um Lula politicamente e fisicamente esgotado e às vésperas de um julgamento que pode destruí-lo politicamente.
O aspecto cruel dessa situação é que, na verdade, a maioria desses petistas e seus aliados, tem consciência dessa situação de Lula, mas continua dependurada ao antigo prestígio dele reduzido hoje a um nome e nada mais, assim como ocorre em relação a Fidel Castro, em Cuba; Perón, na Argentina, ou a Brizzola, no Brasil. Estes, entretanto, já não mais existem entre os mortais, embora seus nomes ainda inspirem milhões de admiradores. Os petistas, para serem honestos, deveriam lutar para que Lula saia com saúde dessa inglória batalha que hoje trava, e não tentar salvá-lo da condenação para sugar dele o que lhe resta de prestígio, no sentido de fazer disto trampolim para a conquista de cargos que o PT não pode mais ajudar a abocanhar.
CURTO CIRCUITO
SALADA MISTA
 A campanha presidencial deste ano tem tudo para se transformar na mesma salada mista de 1992, quando uma verdadeira cambada de candidatos, do grande Brizolla, ao lixo chamado de Marronzinho, e que, de tão chafurdado, terminou com a desastrosa eleição de Fernando Collor. Se nada mudar, teremos pelo menos uns 15 candidatos que poderão, mais uma vez, levar o eleitorado a perder a cabeça e eleger qualquer um deles, com resultados trágicos para o país.
SISTEMA INDECENTE

 Para o ex-senador gaúcho Pedro Simon, o sistema de dois turnos eleitorais, que já não presta nem em países politicamente bem organizados, termina sendo pior ainda no Brasil, onde partidos viciados, para terem visibilidade em eleger seus membros para o legislativo, terminam endoidando eleitorado com apresentação de tipos incompetentes, caricatos e acanalhados, que fazem de uma campanha que poderia ser séria, um circo mambembe.

UM TRISTE PÓDIO
 Por entender que o Estado do Ceará, a despeito dos esforços dos governantes, continua sendo um dos que ocupam pontos altos no pódio das agressões contra a mulher, deputada Aderlânia Noronha (SD) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto propondo a criação da Semana Cearense pela Não Violência contra a Mulher. Será, segundo ela, uma chance para que a sociedade se conscientize da necessidade de tirar o Estado dessa lamentável e vergonhosa estatística.
MEIO TARDE, MAS…
Nos dias 16 e 17, no Auditório João Frederico, da Assembleia Legislativa, será realizado o Seminário “Água no Interesse do Povo Brasileiro. Será mais uma tentativa de alertar políticos e gestores do Ceará e do Nordeste para a necessidade de se fazer da estão da água uma prioridade, antes que a falta dela se torne um problema insolúvel, e impedindo que a falta dela continue ameaçando de desertificação uma área com ¼ da população do país.
TAVA NA CARA  
Em meio à zorra em que se acha o ambiente político brasileiro, uma “novidade”  já bastante esperada, ou seja, a confirmação de que o atrapalhado e enrolado presidente da Câmara dos Deputados, Ricardo Maia, é mesmo pré-candidato  Palácio do Planalto. É bom não brincar muito com ele que, além do seu DEM, que tem crescido, ainda poderá contar com uma banda do ainda gigantesco PMDB, sem se falar que ele está cercando os partidos centristas como PSC e PR.
MAIS GALHOS

 Os petistas e lulistas em geral, além da “bomba” do TRF-4 pairando sobre a cabeça do seu chefe Lula, têm agora outro motivo de insônia: o retorno do Luciano Huck à cena política. Por isso, o PT denunciou o homem da Globo ao TSE, alegando que ele estaria fazendo propaganda antecipada e ilegal de uma possível candidatura. Não esqueçam que, em 1992, Sílvio Santos, apenas citado como possível candidato, disparou na frente nas pesquisas.
* PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...