quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Avon pode ser multada em mais de R$ 6 milhões por omissão em notificar recall de produto

Fabricante faz recall de 588 xampus por conta de bactéria no produto.

A Avon foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), por omissão de informações no comunicado de recall protocolado no dia 23 de novembro, segundo nota do órgão.

A fabricante de cosméticos está retirando do mercado 558 frascos de xampu da linha Avon Care Hidratante, em embalagem de um litro, fabricados no último dia 13 de novembro. O xampu teria a bactéria Pseudomonas aeruginosa – que, uma vez em contato com a pele e/ou olhos de consumidores com sistema imunológico debilitado e/ou que já possuam qualquer ferida e/ou inflamação em sua pele e/ou olhos, tem o potencial de causar e/ou agravar qualquer eventual quadro infeccioso.

O DPDC diz que pediu à empresa "que informasse como estariam os produtos que sofreram recall distribuídos por todo o Brasil, além de encaminhar um plano de mídia" do recall, o que está previsto no artigo 3º da portaria MJ n. 487/2012.

A empresa tem o prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, feita na segunda-feira (10), para esclarecer os procedimentos em relação aos consumidores. Caso seja constatada infração, a Avon pode vir a ser multada em mais de R$ 6 milhões.
A Avon diz, no entanto, que não foi notificada. "Não registramos o recebimento de notificação do Ministério da Justiça. Estamos à disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional aos órgãos governamentais", diz a empresa por meio da assessoria de imprensa. A fabricante diz ainda que continua coletando os xampus "via equipe de campo e call center" e que não registrou reclamações formalizadas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...