sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Preto no Branco, coluna publicada no jornal O ESTADO


Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
 
CRISE ÉTICA E IDEOLÓGICA
                                                  
A crise de credibilidade por que passa o PT, mais precisamente com o envolvimento de seu principal porta-voz, o ex-presidente Lula, em denúncias de corrupção não deveria causar surpresas pra ninguém. Afinal de contas, em Política são aplicáveis as leis de várias outras ciências. No caso do PT, o que ocorre é o que se costuma chamar em engenharia de “fadiga de materiais. Após tantos anos comandando a Nação e por meio de governos de coalizão com forças à direita e acostumadas com práticas por assim dizer, não muito republicanas, o PT sente as consequências de sua rendição às práticas herdadas, aprendidas e até aprimoradas a partir de suas alianças com essas forças.
É claro que o PT não inventou a corrupção. Assim como não inventou o aparelhamento do Estado, nem a promiscuidade entre os interesses públicos e os privados, mas ao assumir o poder, em vez de se afastar dessas práticas que tanto criticava quando estava na oposição, tomou gosto por elas e passou a não mais se diferenciar de seus antigos adversários aos quais se aliou.
O que diferencia, afinal, o PT de seus pseudo-arquirrivais tucanos? Rigorosamente, somente as cores, pois até a política econômica é a mesma, onde se prima pelo neoliberalismo, onde se endivida o Estado para financiar o enriquecimento do capital privado por intermédio de grandes obras de infraestrutura, muitas das quais envoltas em graves denúncias de superfaturamento. A privataria petista hoje está evidente em portos e aeroportos. Ontem mesmo, o governo federal confirmou que mais aeroportos serão entregues à gestão majoritária do capital privado, em detrimento da Infraero. A crise, portanto, de credibilidade, do Partido dos Trabalhadores, não é apenas do ponto de vista ético, mas também ideológico.


CURTO CIRCUITO
• Decadência - O ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, homem de reconhecido saber jurídico, entra em queda vertical; depois de assumir (às custas de muitos milhões de reais) o triste papel de “anjo da guarda” de notórios mensaleiros, faz o mesmo agora, em relação e ex-toda poderosa Rosemary Noronha...

• Abafa - A reimosa Rose, cujas peripécias são a insônia do ex-presidente Lula e de grandes lideranças do PT, é a tal ponto ameaçadora, pelas revelações que tem “amufumbadas” na sua “caixa preta”, que o comando petista arma estratégia para fazê-la calar, e que tem como cérebro o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto.

• Repeteco - O ex-presidente Figueiredo teria dito à empresária Myriam Abicair, sua amante, em 1984: “Se souberem que você tem um caso com o presidente da República, os meus próprios amigos começarão a te bajular, para que você consiga, na cama, coisas que não conseguem no meu gabinete”. “Casos” que se repetem, com outros atores...

UMAS & OUTRAS
Renúncias caras - O ministro Valmir Campelo, responsável pela Copa-2014 no âmbito do TCU, começa a jogar duro em relação às crescentes perdas com “bondades” para os envolvidos no torneio. Isso porque, segundo levantamento recente, o Tesouro já “dançou” com mais de R$ 1 bilhão, com renúncias fiscais inclusive para a Fifa e suas subsidiárias.

• Repercussão - Deverá ter muitos desdobramentos os fortes pronunciamentos feitos por representantes da OAB-CE e MPE, na solenidade que a AL homenageou os 70 anos do Ministério Público no Ceará. O alvo é a imoral PEC que retira do MP o direito de fiscalizar e investigar crimes, papel que seria reservado apenas às polícias.

• Importância - O deputado Ariosto Holanda (PSB), deverá ser procurado por lideranças da Ibiapaba, no sentido de que dê apoio a vários projetos de interesse para os 20 municípios da região ibiapabana. Coordena esse movimento o presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba – CONDERI, Gláuber Lira.

• Ingrato - O ministro Luiz Fux, do STF, que teria sido protegido pelo mensaleiro José Dirceu, pode estar preparado para ser alvo de pesado fogo; o ex-ministro está ameaçando escrever, na prisão, um livro sobre as suas peripécias. Vai faturar muito, pois, apesar de toda a sujeira por ele gerada, ainda tem um imenso fã-clube no PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...