sábado, 19 de janeiro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

 
Resmungo dos derrotados
A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, após oito anos à frente do Paço Municipal e mesmo sabendo que esse é o tempo máximo permitido pela Constituição para que um gestor se mantenha no cargo de prefeito de uma cidade brasileira, em mandatos sucessivos, ao que tudo indica, não se preparou para o retorno à planície.
Talvez a Loura pensasse mesmo que fazendo o sucessor continuaria no comando da Prefeitura. Daí porque todas aquelas declarações, algo prepotentes de que elegeria até postes e postes sem luz, o que seria realmente muito ruim mesmo para uma cidade como Fortaleza, conhecida internacionalmente como a Cidade do Sol.
Primeiro, a ex-prefeita assinou um decreto aumentando as passagens de ônibus, mas cujos efeitos só seriam sentidos na gestão do sucessor. Ou seja, quis governar mesmo depois de ter deixado o governo. Depois, saiu dando pitacos sobre a decretação ou não de lutos oficiais pelo novo prefeito. Luizianne é hoje oposição ao atual prefeito e oposição é sempre salutar, pois como dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra.
Entretanto, é preciso ter equilíbrio nas críticas e mais que isso saber o momento e escolher aquelas batalhas que realmente merecem ser abraçadas, sob pena de parecer apenas o resmungo ressentido dos derrotados.
Até aqui o que fica parecendo é que Luizianne saiu da Prefeitura, mas a Prefeitura ainda não saiu dela.

CURTO CIRCUITO
• Péssimo exemplo -  E o PT, hein? Depois de crescer às custas de um discurso falsamente moralista, no pior estilo da velha UDN, e não tendo outra coisa a fazer, resolve “desencaminhar” a sua jovem militância. Em vez de mostrar a sujeira dos mensaleiros petistas, o partido os mobiliza, cobrando deles ajuda para pagar as multas daqueles réus.

• Impunidade - Segundo o deputado José Arnon (PTB), o tempo corre contra os parlamentares e demais lideranças que tenham a intenção de impedir a aprovação da PEC que retira do Ministério Público o direito de fazer investigações sobre crimes. Deixar essa tarefa apenas para a Polícia é consagrar a impunidade que já corre solta no Brasil.

• Descalabro - Com a proximidade da saída do conselheiro Manoel Veras da presidência do TCM, vale a pena destacar uma das suas declarações mais importantes no que se refere aos resultados do trabalho do Tribunal. Para ele, “por mais que tenha havido empenho nas investigações e indiciamentos, não foi possível conter muitos improbos.

• “Mistério” -     Segundo o deputado Ariosto Holanda (PSB), torna-se cada vez mais difícil responder a uma indagação que deixa pasmos os brasileiros: por que a gasolina brasileira, que caminha para R$ 3,00 o litro, custa metade em outros países da América Latina:”  De que vale a decantada autossuficiência nossa em combustíveis?

UMAS & OUTRAS
• Abrindo o baú - O ex-BBB, agora deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) gay confesso, assume a defesa da regulamentação da profissão de prostituta no Brasil. Para “sensibilizar” os colegas que votarão a matéria, ele vem com uma argumentação que deixa a categoria numa saia justa: 60% dos homens da Casa, usam serviços de prostitutas...

• Cadeira elétrica! - O Tribunal de Contas da União (TCU), está às voltas com uma verdadeira avalanche de denúncias sobre o crime que exige pena de morte para os seus autores: o desvio de material escolar destinado pelo MEC às escolas públicas, um dos programas mais propalados pelo Governo Federal. Uma vergonha para todo o País.

• Inflação - Na visão do deputado Chico Lopes (PCdoB), há uma premente e urgente necessidade de um grande e redobrado esforço do Governo Federal para conter a inflação em dois setores fundamentais, e que já alcançou níveis preocupantes:  Educação e alimentação. “Com esses dois setores inflacionados, perde o País e sociedade”, diz Lopes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...