sábado, 26 de janeiro de 2013

Tumulto e fuga no Anibal Bruno começaram durante revista íntima de mulheres de presos

Por Noelia Brito, especial para o Blog da Brontée


Segundo familiares de detentos do Anibal Bruno, os tumultos, que resultaram nas fugas, tiveram início durante as revistas íntimas às mulheres dos presidiários, pois hoje é dia de visita íntima que se estenderia até amanhã, domingo (27). De acordo com a Polícia Militar, pelo menos 10 detentos fugiram do local, mas 5 já teriam sido recapturados. Familiares, porém, falam em pelo menos 40 fugitivos, pela porta dianteira, inclusive com troca de tiros com a polícia.


Ainda segundo familiares, há mortos, inclusive um agente penitenciário. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirma o tumulto, mais ainda não tem um balanço sobre quantidade de presos que fugiram, reconhecendo apenas um agente penitenciário ferido e que está em atendimento no Hospital Otávio de Freitas, onde passa por cirurgia.

O presídio Anibal Bruno é um dos grandes calos da administração Eduardo Campos e uma pedra em seus planos de alçar vôos mais altos rumo ao Palácio do Planalto.
Por causa do Anibal Bruno, o Brasil poderá, inclusive, sentar no banco dos réus na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), já que o presídio administrado pelo governo de Pernambuco é hoje o maior presídio do país  e tem sido alvo de acusações de violação de direitos humanos, em especial pela organização não governamental Justiça Global pela Clínica de Direitos Humanos da Universidade de Harvard, através de seu advogado Fernando Delgado.

Segundo as denúncias encaminhadas pelas entidades internacionais, o Anibal Bruno abriga cerca 5 mil homens para 1.448 vagas. Além disso, segundo a Justiça Global, desde agosto de 2011, ocorreram pelo menos 14 homicídios no Presídio Aníbal Bruno, além de casos de tortura e de morte por falta de atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...