Agenda única
Em pronunciamento no Plenário, Wellington Dias ressaltou a agenda única da reunião com sugestões que possam permitir a viabilidade econômica de estados e municípios, com maior capacidade de investimento, geração de emprego e renda e garantia de competitividade.
Propostas
O senador destacou algumas propostas apresentadas pelos governadores: a alíquota zero para o Pasep; o estabelecimento de um teto máximo para as dívidas públicas; a soma das contribuições sociais na composição dos fundos de participação de estados e municípios; sugestões relacionadas às regras do petróleo; além de prioridade para a proposta de emenda à Constituição (PEC) 172/2012, segundo a qual a lei não imporá nem transferirá qualquer encargo ou a prestação de serviços aos estados, Distrito Federal ou aos municípios sem a previsão de repasses financeiros necessários ao seu custeio.
Falta oposição de consenso
No entanto, o parlamentar disse porém ter sentido falta de uma posição de consenso dos governadores sobre as novas regras do ICMS. Ele ressaltou que a proposta do governo federal apresenta uma regra unificada e simplificada que acaba com a guerra fiscal e reduz a carga tributária.
Wellington Dias reiterou que este primeiro diálogo foi um "passo importante" que abre condições para a negociação.
- Eu acho que esse é o papel do Senado Federal: discutir alternativas para todo o Brasil.
Com informações da Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário