Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Eusébio ficarão sem água durante todo o dia de amanhã. A interrupção de fornecimento, da zero hora às 20 horas, será consequência de interligações entre tubulações e serviços de manutenção, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião, localizada no município de Pacatuba. Além da falta d’água, haverá interdição de vias na Capital, e o reabastecimento poderá demorar ainda mais em bairros que já apresentem inconstância no fornecimento.
Injetamento
As interligações, que recebem o nome técnico de injetamento, constituem a comunicação entre tubulações antigas e novas. De acordo com informações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), dois injetamentos serão realizados em obras no entorno do Castelão, um deverá deixar pronta a ligação com a adutora, que será construída em Messejana, e mais dois serão executados nas imediações do bairro Jangurussu. Na ETA Gavião, haverá substituição de uma válvula de retenção e o registro de recalque de uma bomba, entre outros reparos.Interdições
Duas interdições serão necessárias. A primeira acontecerá no cruzamento entre as Avenidas Perimetral e Castelo de Castro (continuação da Avenida Pompílio Gomes) e impedirá o trânsito de uma das faixas, no sentido Sertão/Praia. Os demais injetamentos serão realizados na Rua do Contorno, já interditada por obras de mobilidade urbana, nas proximidades do Castelão, e na Avenida Juscelino Kubitchek, esquina com Avenida Paulino Rocha.
Reserva
Para minimizar os transtornos, a Cagece aconselha que a população prepare-se para a parada na estação, reservando água para os afazeres domésticos. Durante a suspensão do abastecimento, a orientação é de que a água seja consumida de forma adequada, ou seja, privilegiando o consumo humano e evitando desperdício. Lembrando que o abastecimento pode demorar a retornar em áreas, que já sofrem com inconstância, áreas de ponta de rede ou que têm uma topografia alta.
Com informações de O ESTADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário