quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Brasil e o mundo indignados com denuncia do JC sobre meninos catando lixo no Canal do Arruda, em Pernambuco





INDIGNAÇÃO MUNDO AFORA
REPERCUSSÃO



 Denúncia do JC sobre meninos que catam lixo no Canal do Arruda foi notícia na imprensa brasileira e estrangeira

Wagner Sarmento
wsarmento@jc.com.br

O mundo, agora, conhece a realidade de Paulinho e de seus dois primos. A imagem do menino quase submerso no rio de lixo do Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife, só a cabeça para o lado de fora, correu o Brasil e atravessou fronteiras. Rodou o planeta. A fotografia, captada pelo fotógrafo Diego Nigro, da agência JC Imagem, foi destaque ontem na capa de grandes jornais brasileiros e em sites e agências internacionais de notícias. É o retrato de um Brasil cotidiano e não mais invisível.

Paulo Henrique Félix da Silveira, ou simplesmente Paulinho, 9 anos, foi citado pela Reuters numa seleção feita pelos editores para as melhores fotos do dia. "Paulo coleta materiais recicláveis enquanto nada com dificuldade no Canal do Arruda, no Recife, no Estado nordestino de Pernambuco. É um dos três filhos de duas famílias da Favela de Saramandaia que ajudam a sustentar suas casas através da coleta de latas de alumínio no poluído canal", afirma a agência de notícias de Londres.

A página internacional do Yahoo publicou a foto numa escolha semelhante a partir das imagens fornecidas pela Reuters. O site australiano The Age também estampou matéria sobre a cena de uma metrópole da nação emergente.

O britânico First Post disponibilizou uma galeria de imagens. A ESPN repercutiu o fato e citou que Pernambuco será uma das sedes da Copa do Mundo em 2014.

A France TV Info reverberou foto e texto relatando o episódio que chocou o planeta. "No Recife, o jovem Paulo Henrique Félix da Silveira tenta recuperar materiais recicláveis no Canal do Arruda", diz o veículo francês, que se refere à imagem como "assustadora". Paulinho trabalhava no Canal do Arruda com os primos Tauã Manoel da Silva Alves, 10, e Geivson Félix de Oliveira, 12. O Paris Match falou sobre "a maré de lixo" e a elegeu a foto do dia.

O material fotográfico registrado duas semanas atrás e publicado com exclusividade na edição do último domingo do Jornal do Commercio foi publicado ainda nas capas da Folha de São Paulo e do Diário do Comércio.

"É dentro da água suja, em meio a latas, pedaços de plástico, móveis, eletrodomésticos e restos de comida e animais mortos que as crianças do bairro, situado a 15 minutos do Centro da capital pernambucana, brincam e ajudam a reforçar o orçamento da família", descreve a Folha.

SANTA CASA

Ainda ontem, um voluntário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em Portugal, procurou os pais de Paulinho para tentar a inclusão da criança em um projeto social desenvolvido pela entidade lusitana. Magno Santos disse que a Santa Casa quer que o garoto vá estudar em Portugal, onde teria acompanhamento psicológico e ficaria até completar maioridade, sob acolhimento de uma família portuguesa. O programa, geralmente, é voltado para crianças órfãs de países lusófonos, mas a história envolvendo Paulinho teria causado comoção. Em torno de 300 meninos e meninas participam do projeto. "É uma chance para este menino mudar de vida", frisou Magno.

FAMÍLIAS AGUARDAM PROMESSAS

Os três meninos de Saramandaia partilham o absurdo com centenas de pessoas que vivem vizinhas ao lixo e à indiferença. Na comunidade de Beira-Rio, entre o Canal de Arruda e o Rio Beberibe, a poucos metros de Saramandaia, são cerca de cem famílias vivendo sob condições precárias, em barracos de madeira e expostas a doenças provocadas pela imundície.
Pobres, esquecidos, mas ainda esperançosos, os moradores aguardam a propalada revitalização do Canal do Arruda, que promete urbanizar o local e dar moradia digna às famílias da região. "Esperança todo mundo tem, né?", afirmou a diarista Sebastiana Maria Ilói, 50 anos, que mora com dois filhos em um casebre de um cômodo. A janela tem vista para o canal, foz de latinhas, garrafas, papelão, móveis velhos, restos de comida, moscas e animais mortos.

"Faz tempo que prometeram mudar nossa vida, tirar a gente daqui, mas ninguém resolve nada. É muito lixo, mau cheiro, doença. Rato aqui é o que mais aparece. Barata e escorpião também. Seria um sonho ter uma casa digna para viver. A situação aqui não é fácil", declarou Sebastiana.

O barraco dela amanheceu ontem com a fachada pintada com uma numeração e as letras CH, iniciais de conjunto habitacional. As casas vizinhas também. O povo ficou sem entender, até porque havia uma marcação anterior, mas foi o suficiente para que a esperança voltasse a bater à porta da comunidade.

"Se Deus quiser, desta vez, a gente sai daqui. Ninguém tem sossego na beira do canal. É bicho, mosquito, às vezes a água suja entra. Todo mundo quer um lugar melhor e eu espero que seja nossa vez", falou o pedreiro Jorge da Silva, 69, que mora no local com o filho. "Estou doido para sair desse inferno", acrescentou.

Residente num barraco vizinho, o biscateiro Renato Porfírio também se animou. Dividem todos as mesmas dificuldades enfrentadas pelos moradores de Saramandaia e de outras comunidades que sobrevivem da sujeira do Canal do Arruda. "Já era para a gente ter saído daqui", disse.

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que iniciou, desde o começo desta semana, uma marcação nos barracos da região. Até ontem, 230 casebres haviam sido cadastrados. Ainda não se sabe quando nem para onde os moradores serão relocados. De acordo com a Cehab, o projeto habitacional está sendo tocado dentro da mesma área de intervenção do programa de revitalização do Canal do Arruda, mas se trata de ações diferentes.


CONTEÚDO MULTIMÍDIA

Videos

[SBT BRASIL] PE: Criancas mergulham em lixao para pegar produtos reciclaveis
Postado em 06/11/2013

[TV JORNAL] MPT entrara com acao contra trabalho infantil no Canal do Arruda
Postado em 06/11/2013

[SBT BRASIL] Joseval fala sobre os meninos que entram no lixao para sobreviver
Postado em 06/11/2013
Texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

ELEIÇÕES 2024

  Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Fortaleza para esta quarta-feira (18)  André Fernandes (PL) 16h30 – Adesivaço no Mondubim Lo...