terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mensalão: OAB e entidades representativas do Judiciário reagem a afastamento de juiz

Da Agência Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e entidades representativas de juízes reagiram à notícia de que o juiz titular da Vara de Execuções Penais de Brasília, Ademar de Vasconcelos, teria sido afastado do processo do mensalão.

No lugar de Vasconcelos, o juiz Bruno André Silva Ribeiro teria passado a comandar a execução das penas dos mensaleiros. Relator do processo do mensalão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, estava insatisfeito com Vasconcelos.

Numa nota divulgada nesta segunda-feira, 25, a OAB afirmou que seu conselho pleno aprovou o envio de um ofício pedindo que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analise a regularidade da substituição do magistrado responsável pela execução das penas dos condenados por envolvimento com o mensalão. O CNJ é o órgão que exerce o controle externo do Judiciário. Mas também é presidido por Joaquim Barbosa.

A Associação dos Juízes para a Democracia divulgou uma nota forte na qual fala até em "coronelismo judiciário". "Inaceitável a subtração de jurisdição depositada em um magistrado ou a realização de qualquer manobra para que um processo seja julgado por este ou aquele juiz. O povo não aceita mais o coronelismo no Judiciário", afirmou a entidad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...