sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Concerto da Amizade na Série Oficial é reeditado pela Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho


No repertório, o concerto para violino e orquestra de Piotr Tchaikovsky que, de tão complexo, foi considerado intocável por violinistas consagrados, e a ópera Carmen, de Georges Bizet. O solista é Emmanuele Baldini, spalla da Osesp.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, pela segunda vez em 2013, vai reeditar uma pauta de sucesso em respeito a seu público. A Série Oficial de novembro apresenta novamente o Concerto da Amizade, uma formação sinfônica na qual a Orcec recebe de forma voluntária músicos de sopros e percussão para, somados às cordas, mostrarem todo o esplendor da música erudita desenvolvida no Ceará. O Palco Principal do Theatro José de Alencar acolhe o concerto sinfônico no próximo dia 28 de novembro, às 19h30, sob a regência do maestro Arthur Barbosa. A entrada é franca.

O programa, preparado especialmente para o momento, traz peças marcantes da história da música, como a ópera Carmen, Suíte Nº 1 e Suíte Nº 2, de Georges Bizet. O ponto alto, no entanto, promete ser o Concerto para violino e orquestra Op. 35 in D Maior de Piotr Tchaikovsky. Composto na primavera de 1.878, a obra foi inicialmente dedicada ao violinista Leopold Auer, considerado por Tchaikovsky um dos mais virtuosos professores e violinistas da época. Entretanto, Auer recusou-se a tocar a peça por considerá-la intocável. O compositor, então, mudou a dedicatória para Aldolf Brodski, que a interpretou na estreia, em 4 de dezembro de 1.881, na cidade de Viena, na Áustria.

Para interpretar o solo da peça de Tchaikovsky no Concerto da Amizade, a Orcec traz a Fortaleza, pela terceira vez, o violinista Emmanuelle Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp). O músico italiano, premiado internacionalmente, é um dos fundadores do Quarteto Osesp, no qual desempenha a função de 1º violino.

O concerto mantém perene o debate sobre a importância da criação de uma orquestra sinfônica profissional no Ceará, no que tange ao estímulo para o surgimento de novos grupos orquestrais, à formação de novos músicos e o constante desenvolvimento dos atuais profissionais, bem como no fomento à economia criativa, dentre outros benefícios. Sua reedição, além de reforçar essa discussão, vem no intuito de atender à demanda do público que lotou as dependências do Theatro José de Alencar na Série Oficial de maio e também das pessoas que não puderam assistir por falta de espaço na sala.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

Mais informações
AACC: 85 3252.3378
Roberto César Lima: 85 8828.6405

Emmanuele Baldini
Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de “Virtuositè” de Corrado Romano, no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo, com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais, e deu início à carreira solo após vencer o “Virtuositè” de Genebra, e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia.
Tanto como solista como em recitais para violino e piano, apresentou-se por toda Itália e pelas principais cidades europeias: Viena (Konzerthaus), Linz (Brucknersaal), Genebra (Victoria Hall), Munique (Gasteig), Berlim, Colônia, Frankfurt, Salzburg, Ljubljana, Bruxelas, Budapeste (Academia Liszt), Luxemburgo, Paris e Copenhague. Também se apresentou nos EUA (Nova York, Miami e Phoenix), Albânia (Tirana), Turquia (Istambul), Argentina (Buenos Aires, Rosário, Mar del Plata, Córdoba), Brasil (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba), Austrália (Sidney, Melbourne, Adelaide), Chile, além de ter feito quatro longas turnês pelo Japão.
Interpretou os principais concertos do repertório para violino acompanhado das orquestras Wiener Kammerorchester (Mozart), Rundfunk Sinfonieorchester Berlin (Schumann), Orchestre de la Suisse Romande (Schostakovich), Sinfônica do Estado de São Paulo (Beethoven, Schumann, Casella), Flanders Youth Philharmonic Orchestra (Bruch), Sinfônica da Moldávia (Brahms e Mendelssohn), Sinfônica de Trieste (Mozart e Dvorák), Orquestra de Câmara de Mântua (Mozart), entre outras.
Estabeleceu-se como um dos grandes talentos de seu país, tendo sido elogiado pelo Trio di Trieste e por músicos como Claudio Abbado, Riccardo Muti, Daniele Gatti, Aldo Ciccolini, Franco Gulli, Ruggiero Ricci e Franco Rossi.
No repertório camerístico, apresentou-se com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Jean-Philippe Collard, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Lilya Zilberstein.
Sua discografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix, destacando-se o CD Sonatas de Franck e Magnard – muito elogiado pela crítica internacional – Viotti (duetos de violinos e sonatas para violino e violoncelo), Paganini e Tartini (peças virtuosas), Weber e Mendelssohn (sonatas para violino e piano) e Martucci (obras completas para violino e piano) – “Um dos maiores tributos a Martucci”, segundo Giancarlo Cerisola da Classic Voice. Lançamentos futuros incluem o CD Fantasias de Óperas Italianas, para violino e piano, Quintetos Para Piano de Schumann e Dvorák (com o Quarteto Osesp e Ricardo Castro), e, em seis volumes, os três grandes ciclos de Vivaldi: L’Estro ArmonicoLa Stravaganza Il Cimento dell’Armonia e dell’Invenzione.
Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro Allá Scala de Milão. Desde 2005, é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.

Programa

1.         GEORGES BIZET
Carmen Suite Nº 1
Nº 1 – Prélude (Prelude to Act I)
Nº 1ª – Aragonaise (Prelude to Act IV)
Nº 2 – Intermezzo (Prelude to Act III)
Nº 3  – Seguedille (Act I)
Nº 4  – Les dragons d’Alcala (Prelude to Act II)
Nº 5  – Les Toréadors (Introduction to Act I)

2.         GEORGES BIZET
Carmen Suite Nº 2
Nº 6 – Marche des contrebandiers (Introduction to Act III)
Nº 7 – Habañera (Act I)
Nº 8  – Nocturne (Michaela’s Ária, Act III)
Nº 9  – Chanson du Toréador (Act II)
Nº 10  – La Garde Montante (Children’s Chorus, Act I)
Nº 11  – Danse Bohême (Chanson Bohème, Act II)

3.         PYOTR TCHAIKOVSKY
Violin Concerto Op. 35 in D Maior
I – Allegro moderato – Moderato assai (D major)
II – Canzonetta – Andante (G minor)
III – Finale – Allegro vivacissimo (D major)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...