sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


                                               Eles têm a força!
Julieta Brontée
Os irmãos Ferreira Gomes conseguiram repetir o feito das eleições para prefeito de Fortaleza, ao derrotarem o senador Eunício Oliveira, emplacando seu candidato, o petista Camilo Santana como o novo governador do Estado.
Mesmo desconhecido de grande parte do eleitorado e sem poder contar com o apoio presencial nem de Lula, nem de Dilma, em razão do duplo palanque da presidenta reeleita, aqui no Ceará e ainda sem contar com o apoio de parte do próprio Partido dos Trabalhadores que, alinhada à ex-prefeita Luizianne Lins, recusou-se a pedir votos para o companheiro de Partido, Camilo conseguiu derrotar um candidato que além de bastante conhecido no Estado, por já ter vencido – e bem – uma eleição para o senado, vinha fazendo campanha de longas datas e que, portanto, mantinha-se muito à frente nas pesquisas de intenção de votos.
Pode-se dizer, portanto, que a vitória de Camilo, no Ceará, bem como a votação esmagadora recebida pela presidenta reeleita, Dilma Rousseff, devem-se, em grande dose, ao esforço e prestígio dos Ferreira Gomes e em especial ao próprio governador Cid Gomes que, embora cotado para assumir uma pasta tradicionalmente ocupada apenas por petistas desde o primeiro governo Lula, que é o Ministério da Educação, o que bem demonstra seu prestígio junto à presidenta, após as vitórias consagradoras, ainda pode se dar ao luxo de optar por uma das diretorias do Banco Mundial.
                    CURTO CIRCUITO
Haja obstáculos
   A tarefa da presidenta Dilma, no sentido de ampliar entendimentos com todos os setores do país, para poder governar, tem muitos obstáculos a serem superados. Só para se ter idéia do que vem por aí para a presidenta, enquanto o seu partido vai governar apenas 32,6% do PIB nacional, o PSDB vai mandar em 45%, e o oportunista PMDB, 22,4%. 
Ferozes e perigosos
Aliás, a Dilma que se prepare, pois a turma do PMDB já tá botando o maior boneco contra as mensagens presidenciais lá pras bandas do Congresso Nacional. Partido que não sabe viver sem a sombra do poder, já faz pressão pra conseguir se dar bem no novo governo de Dilma. Os “meninos” são ferozes e perigosos.
Santos de casa”
    Em política, estão sendo confirmados o refrão popular “santo de casa não obra milagre”, ou a frase de Cristo: “Ninguém é profeta em sua terra”. Em 1955, os cearenses rejeitaram o cearense Juarez Távora, que disputava a presidência com JK. Este ano, os mineiros, que sufragaram JK naquele ano, deram as costas e ajudaram a derrotar o mineiro Aécio.
FHC
            Lulistas-petistas-dilmistas  insistem em “crucificar” e “satanizar” o ex-presidente FHC, devido a este, afirmar que “não é defeito ser pobre, mas sim, ser mal-informado”, pelo fato de nordestinos e nortistas, em sua maioria, votarem na reeleição de Dilma para presidente, ignorando todas as informações e denúncias sobre corrupção no PT. Ele, no mínimo, nos chamou de ignorantes.
Barba rejeitada
   A monstruosa barba, usada pelo “bispo” Edir Macedo, dono da “Igreja Universal S/A”, para se parecer com o profeta na inauguração do Templo de Salomão, que custou uma fábula, dos “sócios”, está prometendo retirá-la em breve. Motivo: segundo seus “acólitos” a tal barba estaria causando rejeição a ele, e muitos “fiéis” o comparam a um “bode velho”.
Homem de fé
    Se há, no mundo um homem de muita fé, este é o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. Confirmada a reeleição de Dilma, ele enviou-lhe mensagem de congratulações, e de esperança de que os dois países, parceiros de longas eras, restabeleçam colaborações bilaterais. Mas para isso, Dilma precisa se livrar de parcerias tipo Evo, Maduro, Correa, Mujica, etc.
Será`?
   Os problemas relacionados com a saúde pública brasileira, segundo representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará, crescerão, se o governo federal insistir em “abarrotar” os estados com médicos estrangeiros. Isso porque, segundo eles, as escolas de medicina do Brasil, estarão produzindo, no próximo ano, profissionais suficientes para o programa “Mais Médicos”.
Denúncia séria
  Na Câmara Municipal de Fortaleza, cresce a tendência para o retorno das Sessões Itinerantes. Só que, ao contrário do que ocorria antes, essas sessões, em vez de serem realizadas em dezenas de bairros, deverão ter lugar nas sedes das Secretarias Executivas Regionais. Com isso, seriam melhores as condições para se debater os problemas de vários bairros de cada vez.
“Cordas” prejudiciais

  Nas campanhas eleitorais, donos de mandatos, têm sido prejudicados por conta de “cordas” que recebem de partidários e aliados “muy amigos”. Na última eleição, dois exemplos: Eliane Novais (PSB) e Paulo Facó (PTdoB), que sonhavam com o Abolição e a Câmara dos Deputados, respectivamente, foram derrotados nas urnas e vão deixar a AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...