terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Adeus à dengue

Vacina contra dengue deve ser vendida em três meses

 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira vacina contra a dengue no País. A decisão, publicada no “Diário Oficial da União” ontem, é o passo inicial para a comercialização do produto no Brasil. A vacina da multinacional francesa Sanofi Pasteur já recebeu o aval de agências reguladoras no México e nas Filipinas. Aqui, a expectativa é que ela esteja disponível para o mercado privado no prazo de três meses. Com três doses, a vacina é destinada ao público entre nove e 45 anos e tem taxa de proteção de 60% para pessoas dessa faixa etária.

A eficácia foi considerada “baixa” pelo presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa-especialistas ainda têm ressalvas quanto ao prazo das doses, aplicadas a cada seis meses. Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur, destaca que a vacina tem eficácia de 93% em casos graves e diminui em até 80% os casos de internação.

Ela ainda pondera que 70% dos casos de dengue no país ocorrem entre a população contemplada na vacina. O que ocorre é que crianças e adultos acima de 60 anos são grupos mais vulneráveis, com maior número de casos graves. “Quando uma pessoa é picada, nem sempre ela tem sintomas, mas está com o vírus circulando no sangue. Quando um mosquito pica de novo, pega o vírus e transmite pra outra pessoa.

Proteção

Quando a gente vacina 20% da população, a proteção se estende para 50% da população. São modelos matemáticos de transmissão, já comprovados. E essa é uma faixa [etária] que viaja muito. Se a gente vacinar esse grupo, vamos proteger os pequenos e maiores de 60 anos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...